Bem Estar

Como o aroma contagia a sua vida

A sedução dos aromas rompeu as fronteiras do ambiente doméstico e chegou até às empresas, que buscam fidelizar seus clientes através da sensação de bem estar

Exclusivo Portal aromatologia+goodsmell_

Os aromas sempre tiveram o poder de contagiar a vida das pessoas, despertando bons fluídos. Sua sedução faz parte da vida humana há milhares de ano. Isso porque eles influenciam de forma positiva nosso estado de espírito, trazendo maior disposição física e mental, provocando sensações de prazer, harmonia, alegria e bem estar.

Não é à toa que a sua sedução rompeu as fronteiras do ambiente doméstico e chegou até às empresas dos mais diversos segmentos. É que elas descobriram o quanto o cheiro é importante na fidelização dos clientes e por isso estão investindo pesado no chamado Marketing Olfativo.

A aromatizadora e especialista em Marketing Olfativo, Janice Zanatta, diretora da GoodSmell, explica que o cheiro tem grande influência na tomada de decisão das pessoas uma vez querecordamos 1% do que tocamos, 2% do que ouvimos, 5% do que vemos e 35% do que cheiramos. “Assim, ao associar sua marca à memória olfativa do cliente, através de uma fragrância única e personalizada, a empresa está criando uma eficiente, diferente e prazerosa forma de atrair o consumidor, e transmitindo a ela o DNA da sua marca”, observa.

O cheiro do sucesso

Adepta dos aromas antes mesmo de abrir o seu próprio salão, Adriana Orozco investiu na aromatização para oferecer um ambiente mais aconchegante. Deu certo, ela já recebeu diversos elogios de clientes sobre o cheiro diferenciado do salão e do quanto ele estimula o seu retorno. “Uma de minhas clientes relatou a sensação de liberdade que ela tinha ao entrar no salão, e do quanto o cheiro influenciava na hora de procurar o estabelecimento novamente”, comenta ela.

Mas, para acertar no aroma e na sensação que desejava transmitir Adriana tomou vários cuidados. O primeiro deles foi procurar um profissional.  “Eu queria um aroma cítrico, mas, nada muito forte, ainda mais que no salão ele poderia se misturar a outros cheiros”.  Com a ajuda de uma aromatizadora Adriana conseguiu a fragrância que queria, fazendo três combinações. Segredo que ela não revela.

Para todos os gostos

Assim como aquelas destinadas ao uso individual ou dentro de casa, as fragrâncias voltadas para a aromatização de ambientes são bastante diversificadas e por isso podem agradar aos mais diferentes gostos, qual é o seu?

Florais – femininos, renovadores e românticos, possuem grande aceitação por sua
característica intimista.

Cítricos – apresentam notas leves e marcantes. São considerados preferência em países tropicais, como o Brasil, por exemplo.

Amadeirados – quentes, naturais e misteriosos possuem durabilidade e consistência

Temáticos – composições olfativas conceituais geram experiências multisensoriais e estimulam ações. Estas são as mais indicadas para estabelecimentos comerciais.

Cuidados

Antes de contratar um serviço de aromatização é preciso sempre pesquisar sobre a empresa, ver se ela trabalha com produtos de boa procedência e se tem profissionais especializados. “A qualidade, como em qualquer área, é essencial para um resultado de excelência”, atenta a especialista Janice Zanatta.

+ Saiba mais