Beleza e Estética

Cabelos mais fortes como num passe de mágica. Será?

Milagre não existe. Mas, o mercado brasileiro apresenta boas opções para o tratamento capilar com resultados positivos rápidos, entre eles, estão os nutricosméticos

Exclusivo Portal

Assim como em tantos outros tratamentos estéticos, a ânsia para ter resultados rápidos com cabelos mais fortes e saudáveis, como num passe de mágica, faz com que muitas pessoas abandonem o tratamento capilar no meio do caminho. Isso ocorre, em geral, no exato momento em que eles descobrem que o tão sonhado resultado milagroso não existe. E olha que alguns produtos começam a dar resultados perceptíveis a partir de dois meses de uso, reduzindo ou até mesmo evitando a queda de cabelos.

Atualmente, uma boa opção para quem procura um tratamento capilar são osnutricosméticos ou nutricêuticos. Considerados suplementos nutricionais pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), eles tratam de dentro para fora e por isso tem ação positiva na pele e couro cabeludo, seja para estimular o colágeno, retardar o envelhecimento ou fortalecer os cabelos.

Mas, eles também não fazem milagres. Ninguém irá dormir com 100 mil fios de cabelos e acordar com 200 mil. “Resultados milagrosos não existem. Aliás, é preciso ter muito cuidado com esse tipo de promessa”, diz Wilson Nogueira, diretor comercial da Vita Import, empresa que trouxe o nutricosmético Nourkrin (nourish = nutrir em inglês, e crinis = cabelo em latim) para o Brasil.

O suplemento alimentar é 100% natural e composto por proteína marinha, que aumenta a força dos cabelos sem vida e revitaliza os fios; sílica orgânica, que dá força aos fios; e acerola cherry, vitamina C que age como antioxidante. Como todos estes nutrientes são importantes para o crescimento e qualidade dos fios, as pílulas funcionam como dermocosméticos, agindo de dentro para fora.

Wilson Nogueira explica que Nourkrin não é um medicamento e sim um nutracêutico, categoria de alimentos funcionais. Assim o tratamento recomendado pelos estudos clínicos desenvolvidos na Europa é que o paciente utilize o produto no mínimo pelo período de seis meses para que se obtenha um resultado razoável.

“Em um ano os resultados são excelentes, por isso, o paciente nunca deve abandonar o tratamento. Se isso ocorrer em um período menor do que 6 meses, ele não terá os resultados esperados”, diz, ressaltando que a partir do segundo mês já é possível perceber redução da queda de cabelos.
O que pode levar a perda de cabelo

Entre os fatores que podem desencadear a queda de cabelo, estão:

  • Questões genéticas – hereditariedade;
  • Distúrbios hormonais;
  • Excesso de penteados;
  • Tratamentos térmicos;
  • Extensões de cabelo (mega hair) e uso frequente de produtos químicos.


Como funciona o tratamento

Para que se obtenha resultados definitivos são necessários cerca de de seis meses, embora seja possível perceber a diferença nos cabelos a partir de dois meses,  em cerca de quatro etapas:

Mês 1 e 2 Nutre os fios mais finos;
Mês 2 e 3 Fortalece e promove o crescimento do cabelo existente;
Mês 4 e 5 Estimula e promove o crescimento de fios adormecidos,
que no início costumam ser ralos e arrepiados;
Mês 6 e 7 Os fios novos tornam-se ainda mais fortes, saudáveis e sedosos.

É importante salientar que em determinados casos de queda de cabelo e calvície, o uso de nutricosméticos e até de medicamentos pode não ser eficaz. Nesse caso, o especialista poderá indicar a forma de tratamento mais correta, até mesmo um transplante capilar.

+ Saiba mais

Artigos Relacionados