Medicina

Adeus vista cansada, tchau óculos

Se você tem mais de 40 anos e/ou sofre de sintomas de presbiopia conheça as novas tecnologias para se livrar desse problema sem o uso de óculos

Exclusivo Portal vista-cansada+presbiopia+oftalmologia+artur-schmitt_

Você tem dificuldade em enxergar objetos bem de perto? Não consegue ler um livro, a mensagem do celular, uma revista ou a bula de um medicamento? Se a resposta é Sim você pode estar sofrendo de Presbiopia.

Mais conhecida como vista cansada, ela é comum em pessoas acima de 40 anos devido a uma perda da acomodação, que é a capacidade do olho em focar objetos próximos. Isso acontece devido a alterações em um músculo localizado na parte interna do olho, o músculo ciliar, e também por alteração na elasticidade do cristalino, que é a lente natural do olho.A boa notícia é que, atualmente, a presbiopia pode ser corrigida de forma rápida e simples. O tratamento pode ser feito com modernos procedimentos a laser ou com técnicas de implante de lente intra-ocular. Nos dois tipos de procedimento a pessoa não sente dor e pode voltar às atividades normais no dia seguinte. E o melhor, livre da vista cansada e dos óculos!Fique por dentro de cada uma dessas técnicas:

Tratamento a Laser

Nesse tipo de procedimento é feito um micropolimento a laser para regularizar a superfície da córnea eliminando a necessidade do uso de óculos.

Dr. Artur Schmitt, médico do Hospital Barigui de Oftalmologia, especialista em cirurgia refrativa pelo Bascom Palmer Eye Institute, da Universidade de Miami, considerado o melhor hospital de oftalmologia dos Estados Unidos, explica que o procedimento é realizado em poucos  segundos, de forma indolor, sem necessidade de internação.

E para quem tem medo de anestesia, mais uma boa notícia, essa é aplicada somente na forma de colírio anestésico.

 

Implante de lente intra-ocular

Com esta técnica é implantada uma lente intra-ocular em substituição ao cristalino. Nesse caso, o procedimento permite que a pessoa enxergue bem a qualquer distância, tanto perto como longe.

O implante leva de 5 a 15 minutos e também é realizado com anestesia somente na forma de colírio anestésico. Assim como no procedimento a laser, não é necessário internação e o paciente retorna para a sua casa minutos após o implante.  “No dia seguinte a pessoa esta sem óculos e enxergando normalmente. Ela tem a sua visão restaurada”, explica o especialista.

 

Cuidados

É importante que a pessoa faça uma avaliação com um oftalmologista especialista em cirurgia refrativa para saber qual a melhor técnica a ser usada. “É preciso verificar se o paciente é um candidato ideal ou não, tanto para o implante quanto para o tratamento com laser, o que exige uma avaliação oftalmológica completa e alguns exames computadorizados”, observa Dr. Artur Schmitt.

+ Saiba mais

Artigos Relacionados