Bem Estar

Volta às aulas sem traumas

Ajuda dos pais é fundamental para que os filhos se adaptem ao início do período escolar e àqueles que precisam retomar o gosto pelos estudos.

volta-as-aulas-sem-traumas+clinica-parceria_

A volta às aulas é mais um motivo de preocupação para muitos pais. Como será a adaptação dos pequenos que vão frequentar a escola pela primeira vez? Será que meu filho irá ficar em recuperação novamente? Tomara que eu não precise ficar pegando no “pé” dele para fazer as tarefas de casa. Essas são apenas algumas das apreensões vividas no início do período escolar, e que se não forem bem resolvidas podem perdurar por todo o ano.


Mas, como agir? O que fazer diante de situações como essas e outras semelhantes?

Para aqueles pais que vão deixar os pequenos na escola pela primeira vez, a segurança é o primeiro passo. O ideal é que já conheçam o local e a pessoa com a qual a criança terá um contato mais direto. “Os pais precisam se sentir seguros com quem irá ficar com seus filhos”, diz a psicopedagoga e psicologa Sabrina Jany Guetta Gelhorn. “E a criança precisa ter alguém como referência na escola, para sentir segurança no colo dessa pessoa”, explica.

Segundo Sabrina, dependendo da idade da criança (até aproximadamente 6 meses) ,quando os pais se afastam é como se deixassem de existir. “Ela pensa que eles não irão voltar mais. Após esta fase a criança passa a entender que irão retornar. É por isso que a criança gosta tanto de brincar de esconde esconde.”

De acordo com a psicopedagoga, aos poucos a intimidade e segurança com o professor vão aumentando e a criança passa a ficar na escola com tranquilidade. Outra situação é aquela em que a criança chora somente até que a mãe ou o pai se afastem. “Muitas vezes ela quer apenas demonstrar como os pais são indispensáveis. Mas, assim que eles saem da escola ela para de chorar.”


Quem já tem filhos na escola

Para os pais que já tem filhos na escola e estão preocupados com o seu desempenho, a psicopedagoga também deixa algumas dicas:

  • Procure mostrar que estudar é bom. Pode ser levando o filho para fazer a compra do material escolar, por exemplo. Assim ele participa de uma forma extrovertida;
  • Crie uma rotina de estudo. Mostre direitos e deveres;
  • Seja firme.Deixar que o filho não vá para a escola ou ser complacente pode passar a impressão de que ele é fraco. Ele precisa perceber que é forte o suficiente para vencer essa situação e que você acredita nisso.
  • Não deixe para procurar ajuda somente depois que o estudante já está em recuperação ou desmotivado. O ideal é prevenir, ou tratar o problema logo no início, para evitar chateações;
  • Encontre um tempo para ouvir as novidades quando seu filho vem contar, quem é seu professor, quem são os novos alunos, ou tenha iniciativa e pergunte ,demonstrando interesse nestas questões.
  • Se perceber que o estudante está sempre precisando de aulas particulares é sinal de que ele necessita de orientação profissional para melhorar sua rotina de estudo e de desempenho escolar, ou ainda, criar o hábito de estudo. As aulas particulares são indispensáveis, mas, por um período.

É importante ressaltar também que os últimos dias de férias podem ser aproveitados para tentar ajustar o ritmo da volta às aulas com pequenas atitudes como acordar a criança mais cedo ou fazer com que ela organize o seu material escolar.

Serviço: Clinica Parceria – www.clinicaparceria.com.br

Comente

  • Romeu Foltran disse:

    Muito oportunos e bem colocados seus comentários na Revista Corpore. Parabéns! Sabrina.