Blog

Qual é o seu padrão alimentar?

Você costuma beliscar o tempo inteiro, comer compulsivamente ou descontar suas emoções na comida?

Recentemente no programa Fantástico da Globo o tema compulsão alimentar foi apresentado de forma que qualquer um se identificasse em seu dia a dia. Boca Nervosa, Não Para Nunca ou Desconta na Comida foram os apelidos dados a cada um dos perfis, complementados por um teste na internet que ajuda a definir qual deles podemos nos incluir.

A psicóloga Marina Abagge, do Instituto Paulo Nassif em Curitiba, especialista em emagrecimento e acompanhamento de pacientes pré e pós cirurgia bariátrica nos esclarece:  “Há pessoas que independentemente dos horários de refeição, nunca se sentem saciadas. Precisam beliscar, aceitam comida sempre que lhes é oferecido e têm grande dificuldade de diferenciar a fome da vontade de comer. Outras comem grandes quantidades e, muitas vezes, após um episódio de comer compulsivo se sentem culpadas, arrependidas ou frustradas por não conseguir controlar a alimentação. Já aquelas que descontam as emoções na comida tendem a “mascarar os sentimentos”, comendo sempre que se sentem tristes, ansiosas, felizes ou estressadas. A comida, neste caso, vem como uma recompensa, ou alívio das situações do dia-a-dia. ”

Ainda segundo a especialista, existem muitos fatores envolvidos nas dificuldades de controlar a alimentação, seguir uma dieta ou perder peso, mas o autoconhecimento – compreender melhor como você se relaciona com a sua alimentação, seus hábitos e comportamentos alimentares – é uma ferramenta importante, que favorece o autocontrole e melhores resultados, seja na adesão a dieta proposta, mudança de hábitos ou perda de peso. Por isso, o acompanhamento psicológico pode ser um aliado importante no tratamento do sobrepeso ou da obesidade

 

Serviço: Instituto Paulo Nassif

Comente