Blog

Outubro Rosa, juntos na luta contra o câncer de mama

Você também pode ajudar a vencer o câncer de mama. Já realizou a sua mamografia este ano?

Ruas, fachadas, parques, praças iluminadas em tom de rosa. Um belo espetáculo de parar os olhos. O objetivo é mesmo chamar a atenção, porém, para os cuidados com uma das partes mais encantadoras do corpo feminino: as mamas.  Estamos no Outubro Rosa, campanha mundial destinada à luta contra o câncer de mama, segundo tipo de neoplasia mais freqüente no mundo e o mais comum entre as mulheres. Uma batalha que só pode ser vencida por meio do diagnóstico precoce de prevenção. “O que se faz com mamografia e não apalpamento das mamas”, alerta o médico oncologista Dr. João Carlos Simões, chefe do Serviço de Oncologia do Hospital Universitário Evangélico de Curitiba.

Segundo ele, apalpar a mama é importante, mas não serve como diagnóstico precoce, até porque alguns tipos desse câncer não fazem caroço. O médico também ressalta que o exame deve ser realizado por qualquer mulher a partir dos 40 anos e não dos 50, como costuma ser divulgado especialmente nas campanhas governamentais. E para aquelas mulheres que têm casos de câncer na família o exame deve começar a ser feito ainda mais cedo, por volta dos 35 anos.

O câncer de mama também acomete homens. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que somente este ano, 52.680 mil pessoas morram vítimas da doença.

 

Sintomas

O câncer de mama é considerado uma doença silenciosa. Em geral, não apresenta sintomas iniciais, por isso, a importância da prevenção, com visita regular ao médico e exame de Mamografia.

Deve-se ficar atento a sinais como: mudança no tamanho ou na forma da mama; alterações na textura da pele (aspecto de casca de laranja); secreção pelo mamilo ou retração; inchaço, vermelhidão ou dor; nódulo (ou caroço) na região da mama ou da axila.

 

 

#observe sua mama

 

Fatores de risco

  • Obesidade;
  • Sedentarismo;
  • Dieta rica em gorduras;
  • Abuso de bebidas alcoólicas;
  • Tabagismo;
  • Exposição a radiações ionizantes em idade inferior aos 35 anos;
  • Histórico familiar com casos de câncer de mama na família;
  • Menstruação precoce (antes dos 12 anos);
  • Menopausa tardia (após os 50 anos);
  • Primeira gravidez após os 30 anos.

 

Avanços no tratamento

São grandes os avanços no diagnóstico precoce e também no tratamento do câncer de mama. Dois estudos publicados recentemente pela revista Nature, um em abril, que mapeou 10 diferentes tipos de câncer de mama, e outro em setembro, querevelou quatro tipos geneticamente distintos desse câncer, prometem uma revolução ainda maior no tratamento da doença. Isso porque eles identificam de uma forma muito mais detalhada o tipo de câncer que a mulher tem e os tipos de remédios que vão ou não funcionar, de uma maneira muito mais precisa do que é possível hoje.

Atualmente, quando a doença é diagnosticada no início, o tratamento tem maior potencial curativo. Quando há evidências de metástases (doença a distância), o tratamento tem por objetivos principais prolongar a sobrevida e melhorar a qualidade de vida do paciente.

As modalidades de tratamento do câncer de mama podem ser divididas em:
– Tratamento local: cirurgia e radioterapia
– Tratamento sistêmico: quimioterapia, hormonioterapia e terapia biológica

 

Ações em Curitiba

Você ainda pode apreciar e participar de diversas atividades que estão sendo realizadas em Curitiba para a prevenção do câncer de mama.

Durante todo o mês, uma ampla divulgação por meio de cartazes e folhetos, em pontos estratégicos da cidade e também em estabelecimentos comerciais, além da tradicional iluminação rosa em fachadas de prédios públicos e privados, e este ano até mesmo da estufa do Jardim Botânico, prometem chamar a atenção da sociedade para a causa.

Nas unidades de saúde as mulheres interessadas podem solicitar o exame de Mamografia, não apenas neste mês, mas durante todo o ano, de forma gratuita e sem filas. Ocorre que em outubro, as ações para orientação sobre a prevenção do câncer de mama estão sendo intensificadas com outras atividades.

Entre os dias 8 e 10 de outubro, o Hospital Santa Cruz realiza, gratuitamente, uma série de palestras sobre a doença. Mais informações pelo telefone (41) 3312-3900.

Comente

  • marlise dapper disse:

    oi fiz uma mamagrafia e apareceu um linfonodo agora estou com a minha axila enchada gostaria de saber se pode ser um tumor obrigadddddd

    • Revista Corpore disse:

      Olá Marlise Não temos um profissional parceiro que possa nos ajudar em responder sua pergunta com rapidez. Para não tardar em seu diagnóstico procure um ginecologista de sua confiança. Ele poderá orientá-la melhor quanto ao resultado de seus exames e sintomas. Antigamente o auto-exame era orientado como prevenção, porém somente através da mamografia é possível fazer o diagnóstico precoce de qualquer alteração em seus seios.

  • franciene marcandalli aranão de souza disse:

    Tenho 27 anos tenho 2 nodulos na mama, a mais de 2 anos como sou nova nem uma medida foi tomada pelo medico essa noite não consegui dormi com uma dor persistente da mama esquerda que eradia da mama para axila e braço pela manhã percebi que ela esta bem maior que a outra mais dura como se estivesse cheia de leite gostaria de saber o que eu faço onde procuro ajuda tenho historico familiar de cancer minha tia por parte de pai faleceu de cancer de mama meu tio de cancer de prostata minha mãe teve cancer de pele meu pai teve cancer de prostata minha avó cancer no utero gostaria muito de ir em umlugar que fizesse exames como mamografia o medico fez o alto exame e constato os nodulos pediu ultrasson da mama que estou esperando a 2 anos.

    • Revista Corpore disse:

      Olá Franciene Você é de que cidade?! Procure uma unidade de saúde e solicitar uma Mamografia, relatando seu problema. Não tarde em procurar uma ajuda eficaz para o seu caso. Se um médico nào resolver seu problema, procure outro. O diagnóstico precoce é extremamente necessário para o tratamento e chances de cura.

  • Regina Célia De Araújo Jacob disse:

    apareceram algumas manchas amareladas nos meus seios o que pode ser?

    • Revista Corpore disse:

      Olá Regina Qualquer alteração nos seios, seja dor ou erupções na pele, é importante que seja acompanhada por seu ginecologista de confiança para se obter o diagnóstico preventivamente