Blog

Os famosos dão exemplo de superação

Pessoas famosas demonstram força de vontade e superação ao enfrentar batalhas contra doenças graves

superacao_maio2012_

Os famosos são as pessoas que ocupam o mundo midiático, seja pelas qualidades artísticas ou por qualquer outro dote, elas estão nos noticiários, nas novelas, nos palcos musicais, nos programas de auditório, nas revistas e nos jornais. Debaixo de tantos holofotes, meio sem querer acabam se tornando espelhos para as pessoas comuns, que passam a desejar as roupas, o corte de cabelo, a decoração da casa ou qualquer outra coisa que achem interessante no mundo das celebridades.

Essa relação e busca pela vida do outro nem sempre é saudável, pois nem todo mundo é santo. Muitas das pessoas de sucesso se envolvem com drogas e álcool, sexo descabido, tráfico ou algo ruim que o valha. Por outro lado, alguns comportamentos merecem destaque e um profundo respeito. Vamos relembrar algumas das histórias de superação que marcaram o Brasil e o exterior ao longo dos últimos anos. Vitórias contra o câncer estão entre elas e começaremos falando de uma mulher muito querida pelos brasileiros: a apresentadora de televisão Hebe Camargo.

No início de 2012, Hebe recebeu a notícia de que estava com tumor no peritônio, membrana que reveste o aparelho digestivo. A doença foi detectada em fase de metástase, o que dificultava o tratamento. A apresentadora foi forte e após meses de luta e persistência veio a notícia de que ela estava livre da doença.

O caso positivo mais recente é do ator Reynaldo Gianecchini, diagnosticado com o Linfoma não-Hodgkin. A descoberta aconteceu em outubro de 2011. O tratamento foi difícil, agravado pela noticia da morte do pai, que também enfrentava a doença. Gianecchini superou o câncer e voltou a atuar. Até hoje ele participa de campanhas a respeito da doença.

A atriz das séries “Samantha Who?” e “Um Amor de Família”, Christina Applegate, passou pela experiência de ser diagnosticada com câncer de mama em 2008. Ela retirou os dois seios, foi tratada e curada. Por entender que a ressonância magnética salvou sua vida, a atriz lançou a fundação Right Action, para levantar fundos em benefício das mulheres que precisam desse exame. Prova de que vale a pena lutar pela vida, em janeiro de 2011 ela se tornou mãe da pequena Sadie Grace, sua primogênita.

Luciana Gimenez teve um susto. Em 2010, a mãe da ex-paquera de Mick Jagger descobriu que estava com câncer pela terceira vez. Dona Vera Gimenez já havia retirado a mama esquerda em 1994. Em 2004, a costela apresentou o mesmo tipo de tumor. A mãe da apresentadora fez alerta sobre a importância de exames preventivos.

A apresentadora da Rede Globo Ana Maria Braga por três vezes foi vítima de câncer. O primeiro contato foi em 1991. Depois, em 1998 apareceu um tumor benigno no útero. Quatro anos mais tarde, em julho de 2001, ela anunciou no programa “Mais Você” que estava com câncer no reto. Todos os três foram superados.

Glória Perez recebeu o diagnóstico de linfoma em 2009, enquanto escrevia a novela “Caminho das Índias”. A autora não parou de trabalhar mesmo durante o tratamento, alternando as sessões de quimioterapia com a produção dos textos.

Em janeiro de 2010, o protagonista da série “Dexter”, Michael C. Hall, anunciou que estava com Linfoma de Hodgkin, o mesmo mal que acometeu Reynaldo Gianecchini. Esse tipo de câncer se origina nos gânglios do sistema linfático, tecido que produz células responsáveis pela imunidade. O ator não só superou a doença como foi receber um prêmio enquanto estava doente.

A atriz Claudia Jimenez foi mais longe. Em 1999, com 41 anos, ela sofreu um infarto que resultou em quatro pontes de safena. Anos mais tarde, durante as gravações da novela “Aquele Beijo”, ela teve que diminuir o ritmo de trabalho por conta de uma calcificação na válvula aórtica. Com um bonito gesto, em junho de 2011, ela arcou com todas as despesas da internação drag queen Isabelita dos Patins, que também havia sofrido um infarto. “Sei o que é passar por isso”, disse em entrevista.

A encantadora e bela Patricia Pillar passou por uma cirurgia de retirada do tumor e sessões de quimioterapia para se livrar de um nódulo no seio esquerdo. O episódio ocorreu em 2001. Na época, ela fez campanha para que as mulheres praticassem o autoexame que, segundo ela, foi o que a salvou.

Em 2005, a cantora Kylie Minogue também foi diagnosticada com câncer de mama. Ela chora até hoje ao lembrar-se da batalha contra a doença: “Qualquer pessoa que teve câncer ou outra doença que envolve cirurgias e tratamentos sofridos sabe exatamente que você nunca mais será o mesmo”, disse em entrevista.

Ronnie Von foi acometido por uma rara doença chamada Poliomielite Plurirradicular. Nos anos 80, a mídia chegou a noticiar quatro vezes a sua morte, mas ele superou o mal, vencendo uma doença que causa inflamações nos nervos de todo o corpo. A dor é tanta que nem as doses de morfina eram suficientes para amenizar os sintomas. Em momentos de desespero, Ronnie chegou a pedir para os médicos o matarem. Depois, ele confessou que aprendeu valorizar a vida.

Durante muitos dias, Drica Moraes sentiu dores no corpo e desmaios. Ela foi internada e descobriu que os sintomas eram por conta da leucemia. O tratamento para essa doença é muito difícil. No caso dela, que se recuperou, incluiu transfusão de sangue, sessões de quimioterapia e transplante de medula.

Com 66 anos, em agosto de 2010, Michael Douglas viveu seis longos meses de tratamento contra um tumor malígno na garganta. Foram varias sessões de quimioterapia e radioterapia. “Foram seis meses selvagens. O inferno”, disse.

Adele Laurie Blue Adkins, conhecida pelo nome artístico de Adele, cancelou todas as suas turnês por conta de uma hemorragia nas cordas vocais. O fato aconteceu em outubro de 2011. Quatro meses depois, após um tratamento bem-sucedido, voltou ao palco na cerimônia de premiação do Grammy, interpretando “Rolling in the Deep”. Ela abarrotou seis prêmios nesse dia.

por Alex Calderari / foto: internet

Comente

  • natalya santana disse:

    gostei desse site,,pude tirar algumas duvidas sobre um treabalho escolar que estou fazendo,parabens pelo site fiquei satisfeita com os exemplosde superaçao …