Blog

O que o exame feito por Angelina Jolie mostra sobre o câncer

Será que os revolucionários exames de mutação genética BRCA1 e BRCA2 são decisivos no diagnóstico e na prevenção do câncer

angelina_jolie+exames+maio-2013_

O anúncio da atriz Angelina Jolie sobre a decisão de retirar as duas mamas após o resultado de um exame de mutação genética levantou muitas dúvidas sobre quando, como e em que casos esse exame deve ser feito. Mais ainda, se com ele, é possível de fato prevenir uma das mais temidas doenças do século XXI. Além disso, trouxe à tona, novamente, a polêmica de quando a mulher deve ou não se submeter à mastectomia.

Para esclarecer essas dúvidas conversamos com o especialista em câncer hereditário e oncogeneticista do Instituto de Oncologia do Paraná (IOP), Dr. José Claudio Casali. A primeira observação é a de que o exame de mutação genética (estudo do DNA) não detecta o câncer e nem diz se a pessoa de fato irá desenvolvê-lo, mostra sim, as “chances” que ela tem de desenvolver a doença.

O exame feito em Angelina Jolie detectou uma alteração no gene BRCA1, uma mutação genética hereditária que aumenta em 87% o risco de uma mulher desenvolver câncer de mama e em 50% o risco de ter câncer de ovário. Mas, essa, segundo o médico, é um tipo de mutação rara, presente em menos de 1% da população mundial.

Também é importante ressaltar que a mutação genética nem sempre é hereditária, ela pode ser causada por outros fatores ao longo da vida. De acordo com o oncogeneticista, 90% dos casos de câncer são esporádicos, ou seja, causados por maus hábitos de vida e envelhecimento da célula, e não por herança genética. Por isso, um estilo de vida saudável é essencial para reduzir o risco de desenvolver a doença.

Outro ponto que deve ser bem esclarecido, segundo Dr. Casali é que esse tipo de exame é indicado sempre por um geneticista e em casos muito específicos, quando há, por exemplo, histórico de câncer na família em pessoas muito jovens. “Além disso, o paciente precisar estar muito bem preparado para receber o resultado”. Ele também orienta que a alta probabilidade de desenvolver câncer de mama não significa que a mulher deve se submeter à cirurgia para retirada dos seios.

“Há outras formas de prevenir a doença e outros tipos de tratamentos clínicos e medicamentosos que tratam o câncer de mama”, esclarece. De qualquer forma, segundo o especialista, “a opção pela cirurgia é sempre da paciente e não do médico”. Sendo assim, ele ressalta: “a mulher nunca deve se culpar pela decisão tomada. Optar ou não pela mastectomia é sempre uma decisão muito difícil.”

 

#Marcheline Bertrand, mãe de Angelina Jolie, que morreu de câncer em 2007, aos 56 anos

Como é feito o exame

O exame de mutação genética não é utilizado apenas para detectar as chances de desenvolver algum tipo de câncer, mas, de inúmeras outras doenças, e pode ser  feito com amostras de sangue ou saliva. A partir disso, os especialistas traçam o mapa do DNA da pessoa. “Somente algumas partes do DNA são analisadas. Quando há suspeita de câncer de mama hereditário os pedaços (genes) são o BRCA1 e BRCA2”, explica o oncogeneticista.

As informações colhidas com as amostras são incluídas em programas especiais de computador que fazem os cálculos para saber quais os riscos do aparecimento do câncer a partir dos genes estudados. O resultado final  fica pronto em aproximadamente 20 dias. No Brasil, o exame custa  entre R$ 3 mil e R$ 4 mil e, recentemente, passou a ser coberto pelos planos de saúde.

 

Estilo de vida saudável reduz riscos

Uma das melhores formas de se prevenir o câncer, de acordo com Dr. Casali ainda é investir em um estilo de vida saudável. Isso porque se hábitos ruins podem gerar mutações genéticas prejudiciais à saúde, hábitos bons podem alterar os genes de forma benéfica. Isto é, temos o poder de mudar nosso DNA.

Segundo o especialista, somente com a prática desportiva e uma alimentação adequada é possível reduzir em 25% o risco de desenvolver a doença. Mas, atenção, é importante praticar pelo menos duas horas e meia de atividade física por semana. Aquela caminhada até o trabalho ou então subidas de escada não contam. É preciso praticar a chamada atividade física dedicada. Aquela em que você está concentrado no exercício, aí sim vale a caminhada, pois a pessoa está relaxada.

Dr. Casali também diz que é muito importante investir em alimentação orgânica, livre de agrotóxicos e outros produtos químicos. “Fertilizantes, corantes, conservantes são produtos carcinogênicos”, e podem, portanto, provocar, agravar ou sensibilizar o organismo para o surgimento do câncer.

Nos casos em que há pré-disposição genética exames preventivos devem ser iniciados antes dos 40 anos. E se na família há casos de pessoas jovens, isto é, que tenham desenvolvido um tipo de câncer antes dessa idade, é necessário que exames preventivos, como ultrassonografia e ressonância, que não levam radiação, comecem a ser feitos, em média, a partir dos 20 anos de idade. Além disso, a consulta com o médico deve ser semestral e não anual.

Sorrir e ser feliz também faz parte de um estilo de vida saudável e coopera para um mudança positiva em nosso DNA.

Comente