Blog

Nick Vujicic: Vida sem Membros

A incrível história de amor pela vida do australiano que sem pernas e nem braços contrariou todas as probabilidades e além de se superar já visitou a mais de 59 países levando palavras de superação e fé para ajudar outras pessoas a não desistir

nick-vujicic+superacao+outubro-2013_

Nick Vujicic, pode ser que não seja inicialmente um nome familiar, mas a história desse australiano, nascido em 1982 em Melbourne, Austrália, sucesso em todo o mundo e fenômeno na internet, impacta sem nem mesmo ele dizer uma palavra.

Recentemente, em sua primeira e breve passagem pelo Brasil, com sua incrível ousadia, alegria e força de vida, fazem parecer que ele não tem problemas. E tem.  Mas ao invés de desistir da vida, Nick fez diferente.

Filho de imigrantes sérvios e o primogênito em uma família de três irmãos, Nicholas James Vujicic nasceu com uma anomalia congênita grave, chamada tetra-amelia, que resulta na má formação e ausência de pernas e braços, geralmente fatal ainda no útero ou nos primeiros dias de vida.

Mas Nick, uma criança saudável, e em perfeita saúde mental , cresceu aprendendo a lidar com suas limitações, mostrando coragem e determinação. Sem os braços e as pernas, apenas com dois pés pequenos, e um deles com dois dedos desenvolvidos, aprendeu a se locomover, cuidar de seus hábitos pessoais, como pentear os cabelos, escovar os dentes e até a utilizar o computador e se divertir jogando bola.

#nick vujicic ainda criança na escola e no skate

Porém, nem sempre foi assim. Suas limitações e diferença em relação aos colegas desde os primeiros anos de vida já o fizeram desanimar e se revoltar, fazendo-o questionar-se porque aquilo tinha acontecido logo com ele, a ponto de aos oito anos de idade tentar dar um fim à sua própria vida em uma banheira.

Arrependido, passou a buscar o real sentido da vida e descobriu que não seriam os braços e as pernas que o fariam feliz, e através da fé, descobriu que tinha uma missão.  Algo que só aconteceu quando sua mãe lhe mostrou um artigo de jornal que falava sobre um homem que lidava com uma grave deficiência, e então descobriu que não era o único a ter que aprender a lidar com grandes problemas, e que não poderia desistir.

Aos 17 anos de idade, percebendo que sua história inspirava outras pessoas, montou oficialmente uma ONG chamada “Life Without Limbs” (Vida sem membros) e a partir daí começou a ministrar palestras motivacionais voltadas a estimular as pessoas a superarem suas dificuldades com coragem e fé, além de ter escrito vários livros, ser capa de revistas, participar de inúmeros programas, entrevistas e até de um filme.

Mas não são suas palavras apenas que motivam. Ao conhecer sua história percebemos que suas palavras apenas refletem a alegria, força, fé e coragem que Nick esbanja em seu dia a dia.

Apesar de sua aparente limitação, Nick surpreende e mostra que não tem limites e não se deixa intimidar fazendo coisas que nem mesmo quem não tem deficiência alguma faria. Suas imagens andando de skate, surfando, mergulhando, pulando de paraquedas e até simplesmente se locomovendo livremente impactam por sua ousadia e alegria de viver.

#nick vujicic saltando de paraquedas, surfando entre outras coisas

Mas sua história não para por ai. Uma de suas principais preocupações era se um dia teria um emprego, se conseguiria se casar e constituir uma família e como iria lidar com a vida quando adulto. Mas ele conseguiu muito mais. Hoje, aos 30 anos, formado em duas faculdades, já passou por mais de 59 países levando sua história. É casado e recentemente pai de um menino de oito meses.  E diz, “eu entendi que não preciso de um milagre para ser feliz. Sou um homem completo, mesmo sem braços e pernas”, revela Nick.

#nick vujicic com sua esposa e filho

Muitos de nós precisamos ver e conhecer estes exemplos de superação, que vão além da compreensão humana, para só assim nos sensibilizarmos e descobrimos que nossos problemas e lutas são tão pequenos e que milagres acontecem todos os dias, mesmo que simplesmente os deixamos de enxergar.

Essa e tantas outras histórias de superação que já foram publicadas na Revista Corpore, e olhe que são quase 2000 nestes primeiros 10 anos. São elas que nos inspiram a compartilhar ainda mais. Relatos de pessoas comuns que, assim como todos nós, tem suas lutas e vitórias sejam na saúde, no bem-estar ou na mudança de postura com a vida. Afinal a maior vitória é vencer a nós mesmos, o nosso eu, esse é o primeiro passo de toda e qualquer superação.

Foi assim também com Nick, e tem sido com a maioria de todos nós. Ficamos questionando até a Deus sobre o porquê de termos tanto sofrimento, principalmente quando nos comparamos com os outros. A resposta está sempre diante de nós, basta olhar para o lado e ver que não estamos sós.  Mas Nick foi além, não se conformou só em enfrentar as suas lutas, ele passou a nos ajudar a enfrentá-las pela sua incrível força de viver.

Mande sua história, tenha esta iniciativa, e ajude também outras pessoas a se superar não importando o tamanho de sua vitória.

Comente

  • fabia rejane de araujo santos disse:

    eu amoooo muito vc nick……love love love love,gostaria de te conhecer,vc me enche de vida….q DEUS te abençoe coraçao….te amooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo