Blog

Morte de Chico Anysio – Enfisema Pulmonar

morte+chico-anysio+blog-da-corpore_

O comediante Chico Anysio, considerado por muitos o maior humorista do Brasil, faleceu hoje, aos 80 anos de idade.

Após infecções e complicações em diversos órgãos, seu principal problema de saúde diagnosticado em 2010 como um enfisema pulmonar após ter fumado por mais de 40 anos.

Malga di Paula, esposa do humorista, culpa o cigarro pela piora na saúde do marido. Mas ainda em vida próprio Chico percebendo seu erro, lamentou: “Não sou consumidor de maconha porque sofro de depressão. Mas pior que ela é o cigarro, que me causou um infarto”, disse Chico Anysio.

O Enfisema pulmonar é uma doença que destrói os alvéolos, área do pulmão que executa as trocas gasosas. Com erra destruição o doente passa a sentir muita falta de ar em exercícios simples do dia a dia, como uma simples corrida ou subir escadas. Em casos mais avançados da doença a pessoa chega a sentir falta de ar tomando banho ou ao trocar de roupa.

 

# pulmão saudável e  enfisema

O cigarro é a principal causa de enfisema e o consumo dele associado à doença pode piorá-la e muito. Quando a pessoa sabe que tem a doença e continua fumando pode acabar na cama, sem conseguir sequer levantar pela falta de ar, e pode até causar insuficiência respiratória.

O tratamento só surte efeito se a pessoa parar de fumar. Ele não cura, mas melhora muito os sintomas. Corticoides e broncodilatadores são indicados, e em casos mais graves é possível fazer uma cirurgia que reduz o volume do pulmão e retira as partes mais danificadas pela doença.

 

“Me arrependo enormemente de ter fumado durante 40 anos” Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho – Chico Anysio

(12 de abril de 1931 – 23 de março de 2012)

Comente

  • Edelberto Pedro de Oliveira disse:

    Eu sou portador de efisema e não adianta o arrependimento, não vai trazer a saúde de volta, bola para frente com Deus tudo é possível.