Avanços da Medicina

André Marques: De Gordo a Magro com a Cirurgia Bariátrica

Através da cirurgia bariátrica é possível perder peso, recuperar a saúde e a autoestima. Saiba como o apresentador André Marques emagreceu cerca de cinquenta quilos e mudou seu estilo de vida

andre-marques+gordo+magro+abril2014_

Quem conheceu o apresentador André Marques de uns anos para cá acha que ele sempre esteve acima do peso. Porém quem o conhece dos tempos de personagem Mocotó em “Malhação” sabe que nem sempre foi assim.

O ator e apresentador iniciou sua carreira na rede Globo aos 14 anos de idade, nesses vinte anos de carreira o público acompanhou seu desenvolvimento profissional e também a mudança em seu corpo. André era um adolescente magro, a alimentação desregrada, e o sedentarismo o tornara um adulto obeso.  Durante os quase quatorze anos em que apresentou o programa vídeo show André Marques chegou a 160 quilos.

Assim como muitas pessoas que sofrem com a obesidade, André Marques afirma ter tentado emagrecer diversas vezes através de dietas da moda, tratamento, academia, remédios, mas sem obter sucesso duradouro. “Eu tinha tentado todos os métodos possíveis e imaginários. Ortomolecular, dieta da lua, copo dágua embaixo da pia. Remédio, tomei todos que se possa imaginar”, completa André.

 

#André Marques na época do personagem Mocotó em Malhação

O excesso de peso trouxe consequências a sua vida social e a saúde. O apresentador afirma ter passado por situações constrangedoras como ficar entalado em um carrinho de montanha russa de um famoso parque e não conseguir amarrar o próprio calçado. Estética à parte, havia um problema ainda maior com a saúde. Diabético e com o agravante de fumar cerca de quatro carteiras de cigarros diariamente seu médico deu o ultimato de que com esses hábitos seu fígado não suportaria até os 40 anos, além de já sofrer com pressão alta.

De acordo com o cirurgião do aparelho digestivo Dr. Paulo Nassif, esse tipo de quadro já é considerado como Síndrome Metabólica, já que ela se desenvolve  quando a gordura se acumula no abdome e produz substâncias que dificultam a ação da insulina (hormônio produzido pelo pâncreas que controla a taxa de açúcar no sangue). Isso favorece o aumento de peso, hipertensão arterial, diabetes, aumento de triglicérides e diminuição do HDL (bom colesterol). Além de elevar em cerca de duas vezes o risco de mortalidade e em três vezes o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como o infarto e o acidente vascular cerebral (AVC).

As mudanças de hábitos alimentares e a prática de atividades físicas são eficazes no combate a obesidade, no entanto, em se tratando de obesos mórbidos, ou seja, pessoas que precisam perder uma grande quantidade de peso, poucos pacientes conseguem emagrecer o necessário para o controle da Síndrome Metabólica. Por isso, a cirurgia bariátrica tem se mostrado bastante eficaz. Segundo Dr. Paulo Nassif, muitos pacientes que realizam a cirurgia bariátrica diminuem bastante a dose necessária de medicamentos pra o controle da glicemia, hipertensão e dislipidemia, e alguns chegam até a normalizar esses valores sem a necessidade de tratamento medicamentoso.

Com André Marques não foi diferente. Convencido de que seria a única alternativa para sua saúde e consciente dos riscos optou pela cirurgia bariátrica. A correta indicação é o primeiro passo para o sucesso do procedimento e baseia-se na proporção entre o peso e a altura, o Índice de Massa Corpórea (IMC). A fórmula pra calculá-lo é: peso (KG) dividido por altura ao quadrado. São candidatos a cirurgia pacientes com IMC superior a 40, ou acima de 35. Porém esse é só o começo. Doutor Paulo Nassif alerta que “é preciso que o paciente seja avaliado por toda uma equipe multidisciplinar; endocrinologista, cardiologista, pneumologista, nutricionista, psicólogo e fisioterapeuta”.

 

#Com cerca de 160 kg, André já sofria problemas de saúde graves por causa da obesidade

Esses profissionais que definem se a cirurgia é o melhor tratamento a seguir. O maior objetivo do tratamento cirúrgico da obesidade é a melhoria geral da saúde do paciente, tanto em condições físicas, emocionais como sociais, permitindo que ele tenha uma vida normal, sem as limitações que muitas vezes a obesidade lhe traz. Com a perda de peso e o acompanhamento da equipe multidisciplinar, geralmente o operado tem uma grande melhora em todos esses aspectos, afirma  Dr. Paulo Nassif.

No Brasil são aprovados três tipos de cirurgia gástrica e metabólica:

  • Restritivos: diminuem a quantidade de alimento que o estômago é capaz de comportar.
  • Disabsortivos: reduzem a capacidade de absorção do intestino.
  • Técnicas mistas: com pequeno grau de restrição e desvio curto do intestino com discreta má absorção dos alimentos.

No caso do apresentador o método mais eficaz foi a gastroplastia, onde o estômago é separado do tubo digestivo, e um pedaço do intestino é conectado no lugar. A perda de peso ocorre porque a pessoa não consegue ingerir uma quantidade grande de alimentos.

Mas atenção!  Salgadinhos, frituras, gorduras e sedentarismo podem fazer com que haja uma reengorda. De acordo com o médico a maior garantia de que o operado eliminará todo o peso necessário e manterá seu peso estabilizado após essa perda é a disciplina em adquirir bons hábitos de vida, como alimentação equilibrada, atividades físicas e monitoramento das condições de saúde através da realização de exames e consultas médicas.

 

#Com novos hábitos André pretende manter sua nova forma e restabelecer sua saúde

Três meses e meio depois da cirurgia André Marques mostrou ao Brasil em entrevista ao “Fantástico” e ao programa “Mais Você” sua transformação.  André afirma ter emagrecido mais de 50 quilos, hoje está com 107 quilos. Feliz com o resultado diz querer chegar aos 90 a 95 quilos. O apresentador afirma que é necessário fazer com que a mente emagreça, segundo ele tinha a mente “gorda”, queria chegar a 85k pra voltar a 95k comendo besteiras. Mas agora com o lado psicológico adaptado ao novo peso diz ter como objetivo atingir esse peso, mas com saúde.

Outra mudança importante foi em sua cozinha, onde é possível agora encontrar alimentos como arroz integral e grãos. “Antes minha dispensa tinha leite condensado, biscoitos e macarrão, estou comendo melhor, com mais qualidade, eu era diabético e agora não sou mais”, conta empolgado. André alerta quem está passando pelas mesmas dificuldades que ele passou. “Acho que não pode ter vergonha de pedir ajuda, ninguém é gordo porque quer, quem tem que se ajudar é você. Eu preciso de ajuda, eu sou doente, cheguei a essa conclusão”, afirma.

O apresentador está feliz com todas as mudanças. Com estreia programada para o inicio de abril André volta à televisão no comando do reality musical “Super Star” ao lado de Fernanda Lima.

Serviço: Instituto Paulo Nassif

Comente