Podoposturologia

Palmilhas Tecnológicas

A podoposturologia ou reeducação postural através de palmilhas alinha o corpo sanando diversas dores, disfunções de ATM e de visão

Depois de um longo dia de afazeres e trabalho, se locomovendo de lá para cá, certamente seus pés mostram sinais de cansaço e desconforto. Afinal, são eles os responsáveis por toda a sustentação do nosso corpo, nosso equilíbrio e estabilidade. Você sabia que com o passar dos anos, os pés sofrem alterações que visam à regulação da postura estática e dinâmica, bem como ao alinhamento da estrutura esquelética por meio de tendões, articulações e músculos? Todo esse processo passa pelos tornozelos, pernas, joelhos, quadris, região lombar e cervicodorsal. Isso significa que quando apresentamos desequilíbrio nesse sistema postural, podemos sentir dores, enrijecimentos, contraturas musculares, patologias de ordem postural e limitações nos movimentos.

A podoposturologia, um conceito terapêutico que consiste na reeducação postural através de palmilhas, surgiu justamente para evitar todo esse desgaste e desalinhamento corporal. “Por meio de avaliação postural clínica com podoscópio, anamnese, teste de equilíbrio, análise de rotação, nivelamento de bacia e tensão da musculatura paravertebral, é possível prescrever e confeccionar uma palmilha específica para a necessidade do paciente”, explica o Dr. Victor Marcassa Neto, fisioterapeuta com especialização em Fisioterapia Ortopédica, Traumatológica e Desportiva e com formação em Podoposturologia.

Existem vários tipos de palmilhas (básica, conforto e esportiva) que variam em espessura, densidade e conforto e devido a isso podem ser usadas em todo tipo de calçado (inclusive tênis, salto alto, sandálias e chinelos) e por todas as pessoas, tanto crianças, idosos, como atletas. O tratamento tem um custo acessível, seu resultado é rápido e seguro.

Já premiado com 50 medalhas na corrida, que pratica percorrendo 26 km por semana, o corretor de seguros Jorge Alberto Maia de Carvalho, 59 anos, resgatou com o uso das palmilhas de podoposturologia o prazer pelo esporte e pela vida. “Depois de diagnosticado com hepatite C há dez anos, iniciei um processo de cura mudando totalmente meu estilo de vida e até a forma de pensar, mais no coletivo, agradecendo por estar vivo. Foi quando comecei a correr e fui surpreendido pelas dores”, relata o paciente, que no início do tratamento ficava exausto ao andar 400 metros. “Já tinha operado um joelho e estava com a indicação para colocar prótese no outro, quando minha mulher leu sobre as palmilhas. Foi a solução para fugir da cirurgia e pôr fim às dores!”, comemora. “As palmilhas alinharam minha postura e só me fizeram bem. Hoje, tenho a alegria de poder correr sem dor, já que sou natural do Congo, correr está em minhas veias!”, celebra o corretor.

“Além de alinhar o corpo, a utilização das palmilhas otimiza a atividade física com o menor número de lesões possíveis, diminuindo o desgaste de articulações e musculaturas, evitando contusões e artrose no futuro”, esclarece Dr. Victor Marcassa.

Rapidez e eficiência

Ao ficarmos em pé, podemos sentir o corpo estabilizando, pois o equilíbrio do corpo humano se inicia pelos pés. A podoposturologia orienta o corpo para seu centro gravitacional correto, mudando o equilíbrio e ajustando os estímulos neurológicos para esta nova posição. O paciente fica em média 45 dias com a nova palmilha, que deve ser usada de 10 a 12 horas por dia, e então retorna ao especialista para avaliar a evolução do tratamento. Nesse período, já é possível perceber mudanças profundas na planta dos pés e as queixas diminuem significativamente.

Depois de sofrer dez anos com dor plantar no pé direito, consultar vários ortopedistas e fazer diversos tratamentos sem resultado, a médica Vanda Oliveira Wituck, 48 , só resolveu seu sofrimento por meio das palmilhas tecnológicas. “Cada pisada era uma tortura, e eu já não acreditava mais que pudesse resolver essa dor, que se estendia do tendão de Aquiles até o joelho e me causava um terrível mau humor”, conta a médica que se tornou paciente. “Já não conseguia mais trabalhar em pé nem dirigir, de tanta dor. Foi quando descobri a podoposturologia. Com menos de uma semana de tratamento, 80% da dor já tinha desaparecido. Hoje sou outra pessoa, rejuvenesci 15 anos, tenho outra disposição e humor; saí do limbo!”, festeja de bem com a vida.

Em boa parte dos casos clínicos, após 45 dias já é possível eliminar o uso das palmilhas, pois o corpo já reprogramou a nova postura. “No entanto, é preciso de 10 a 12 meses para fixar esta nova postura para o resto da vida, por isso o paciente tem que voltar depois de um ano para avaliação”, ressalta Dr. Victor. Entretanto, lesões e traumatismos nos pés, entorses de tornozelo, uso de sapatos inapropriados ou perturbações vindas dos olhos ou dentes são fatores que levam os pés a sofrerem modificações de posição e, assim, desequilibrar o sistema postural. “A planta do pé é rica em receptores sensoriais que detectam as pressões na pele e as tensões que ocorrem nas articulações dos pés e tornozelos. A visão e a oclusão dentária também se refletem no equilíbrio do sistema postural”, explica o especialista. Existem casos em que o paciente precisa usá-las por mais tempo ou então fazer ajustes nas palmilhas, persistindo o uso por até 90 dias.

Reequilíbrio postural e fim das dores

As palmilhas posturais e mecânicas são confeccionadas com elementos de EVA (etilvenilacetato) que funcionam como pontos de redistribuição, com estruturas de borracha diferenciadas no seu formato e densidade em determinadas áreas da superfície plantar – tudo planejado e definido pela avaliação baropodométrica e postural. Esses elementos fornecem informações inconscientes ao sistema nervoso e, como resposta, o corpo produz um reequilíbrio postural, corrigindo as assimetrias. “A avaliação cuidadosa permite constatar a eficácia imediata da correção das assimetrias posturais, principalmente na coluna”, reforça o Dr. Victor Marcassa.

Para o comerciante Gustavo Bragagnolo Neto, 42, que tinha pés chatos (sem curvatura) de nascença, não foi diferente. “Usei botas ortopédicas na minha infância e na adolescência adotei as palmilhas ortopédicas. Quando adulto comecei a correr, mas passei a sentir fortes dores nos pés e joelhos, ficava com a sola dos pés calejadas e o problema já estava afetando meu trabalho, pois atuo com vendas, em pé”, relata o paciente. Feito o exame clínico e baropodométrico, Gustavo descobriu que também tinha um desalinhamento corporal a partir dos pés, passando pelas pernas e bacia, com ênfase para o lado esquerdo, além de uma escoliose acentuada. “Em seis meses usando as palmilhas, o resultado foi muito grande. No começo estranhei um pouco, mas depois de 60 dias já estava adaptado às palmilhas e hoje não consigo sair sem elas, que já fazem parte de mim!”, enfatiza. “O mais incrível de tudo é que com o tratamento não tenho mais pés chatos”, completa.

Fabricadas com tecnologia europeia, as palmilhas posturais e mecânicas absorvem o suor, os impactos sob os calcanhares, nas articulações dos membros inferiores e na coluna vertebral durante o caminhar. Por isso, são recomendadas para indivíduos com dor nos pés, tornozelos, pernas, joelhos, quadris e na coluna vertebral, sobrepeso e disfunções circulatórias nos membros inferiores (pé diabético, por exemplo). O tratamento também é eficaz para quem apresenta bolhas e calosidade nos pés, possui disfunções da ATM, dores de cabeça e problemas na pisada (pronada ou supinada). “Sua eficácia é surpreendente para o reequilíbrio postural”, acentua o fisioterapeuta.
A psicóloga Elizabeth Tassi Teixeira, 70 anos, também só obteve benefícios com a técnica. Durante dois anos sentindo fortes dores na perna, a paciente descobriu que as crises eram decorrentes do nervo ciático que estava sendo pinçado pela coluna. “Os exames comprovaram o problema, que contornava com anti-inflamatórios e pilates, mas as dores voltavam. De início, confesso que fiquei desacreditada na indicação do tratamento com as palmilhas e demorei para marcar uma consulta. Para minha surpresa, foi o que resolveu!”, revela a psicóloga. Depois de um mês usando as palmilhas de podoposturologia, Elizabeth já não sentia mais dor e passou a caminhar com facilidade. “Essa ideia neurocientífica alinha o corpo e promove a superação da dor e ao superar a dor você aumenta o foco para outras coisas, te liberando para a vida!”, finaliza.

Agende uma consulta para descobrir a origem da sua dor ou desconforto, alinhe sua postura e experimente os benefícios da podoposturologia!

+ Saiba mais

Artigos Relacionados