Lentes de contato para os dentes
Isso mesmo! foi-se o tempo em que esse artigo servia apenas para proteger e dar beleza aos olhos
Sabe aquele sorriso perfeito: lindo, branco, com formato tão uniforme que causa até inveja? Ficou mais fácil conquistar um desses com a popularização da chamada lente de contato dental. Uma película ultrafina de porcelana que reveste o dente para deixá-lo no formato desejado.
Muito semelhante à lente de contato para os olhos, ela é tão transparente que deixa passar a cor do dente. Isso não significa que se você está com o dente amarelado ou com uma cor indesejada não pode fazer uso do procedimento.
“A pessoa pode primeiro se submeter a uma técnica para clarear o dente, e deixá-lo na cor almejada, para depois por a lente, esclarece a cirurgiã dentista, Dra. Adriane Paglia, mestre e especialista em Dentística Restauradora. “As lentes são mais uma opção para quem deseja ter um sorriso mais bonito e harmonioso com os demais dentes ou com o próprio rosto”, ressalta ela, acrescentando que o procedimento gera pouco ou nenhum desgaste do dente.
A cirurgiã também lembra que, além de deixar o resultado bem natural, a lente de contato possui grande resistência ao desgaste e não sofre alteração de cor com o passar dos anos.
Como funciona o procedimento
Após fazer um modelo dos dentes, o dentista encaminha o protótipo a um laboratório onde a lente é esculpida em porcelana, num prazo que varia de um a sete dias. Essa camada de porcelana é aplicada na superfície do dente, alterando a sua forma original, “possibilitando um sorriso mais agradável e muitas vezes devolvendo a autoestima do paciente.”
No consultório, o procedimento é realizado em duas sessões (média de 2 horas cada uma). “O tempo depende do número de dentes envolvidos no planejamento”, explica a dentista.
Cuidados
Após a cimentação das lentes de contato o paciente passa a ter vida normal. Pode ingerir qualquer alimento escuro, pois a porcelana não mancha, já que é um vidro.
Quanto aos alimentos duros precisará ter o mesmo cuidado que possui com os dentes naturais. “Tanto o de porcelana quanto o natural podem sofrer pequenas fraturas, lasquinhas”, compara Dra. Adriane Paglia.
+ Saiba mais