Buscando qualidade de vida aos 40
Quem conheceu o empresário Silvio Aparecido de Moraes nos últimos anos não imagina que ele era um atleta.. Hoje, revigorado, mostra que com força de vontade e atitude é possível se superar para ter uma vida melhor
Considerada hoje como uma das doenças do século, segundo a Organização Mundial da Saúde, o sedentarismo atinge hoje cerca de 70% das pessoas do mundo. Geralmente associado à falta de atividade física, trata-se do comportamento cotidiano ocasionado pelo conforto pela vida moderna. O grande mal da vida sedentária se dá exatamente devido às consequências para a saúde física e mental, muitas vezes sendo causa direta ou indireta de quadros graves e até fatais.
Costuma-se dizer que para dar a volta por cima é preciso superar as barreiras e correr contra o tempo, afinal a vida passa rápido demais. Quem conheceu o empresário Silvio Aparecido de Moraes nos últimos anos não imagina que ele era um atleta, totalmente ativo e conquistador de diversas medalhas. Mas a rotina diária e um grave problema de saúde o afastaram dos treinos.
“Eu treinava Supino Powerlifting e tinha uma vida totalmente ativa. Mas com o passar dos tempos, me casei e tive outras prioridades e infelizmente, comecei a sentir dores na coluna. Fui submetido a uma artroscopia [para tratar a lesão dos joelhos] juntamente com exames para tratar o encurtamento da última vértebra”, relembra.
Acabando com o sedentarismo
Prestes a completar 40 anos sentado no sofá, Silvio olhou para o passado e resolveu buscar ajuda. “Em consulta com meu ortopedista, fui indicado a retomar atividades físicas para fortalecer a lombar.” Há alguns meses o empresário conta com as orientações de um nutricionista e um personal trainer. “No primeiro momento fizemos um treino adaptativo para reativar a memória muscular do ex-atleta. De acordo com seus horários e disponibilidade, Silvio está retomando suas atividades, com o objetivo de conquistar uma vida mais dinâmica e saudável. Juntos, podemos chegar lá”, afirma convicto o personal trainer Werner Cavalcante de Olveira.
A busca pelo treino certo
De acordo com o nutricionista Lucas Gossling, o atleta faz dieta para ganhar massa magra. “Cada indivíduo tem suas particularidades. Tudo precisa ser analisado por um profissional da saúde para somar e beneficiar o paciente no alcance de seus objetivos”. Sobre uma dieta saudável, o profissional alerta. “É dito e sabido que a atividade é necessidade para que o corpo humano se mantenha saudável na bioquímica do organismo. Vegetais, carnes magras, frutas e legumes são essenciais”, afirma Lucas.
Silvio treina cinco vezes por semana, segue à risca os exercícios e é um exemplo de superação para família e amigos. “Estou com 40 anos e eu sei dos benefícios que a atividade física me proporciona. Sou novamente um atleta. O ano de 2015 tem sido espetacular e eu espero chegar bem mais longe”, finaliza.