Treinamento Funcional
Saiba como esta técnica pode livrar de dores e cansaço diário com atividades específicas para cada pessoa
Mais disposição, energia, força e resistência física. Quem não quer? Ainda mais se tudo isso chegar sem o uso de qualquer tipo de medicamento. O que é muito mais fácil do que se costuma imaginar. Esses são alguns dos benefícios oferecidos pelo treinamento funcional ou inteligente.
O nome não foi dado por acaso. Os exercícios envolvidos neste tipo de treino são escolhidos a dedo, de acordo com as atividades que a pessoa desenvolve em seu dia a dia.
“O objetivo é dar condições para que ela se mantenha bem, e realize com tranqüilidade e harmonia, sem dificuldade de movimento, dor ou cansaço, as atividades de rotina. Seja em casa, no trabalho, nos momentos de lazer ou em atividades esportivas”, diz a fisioterapeuta Dra. Andrea Candeau, diretora da AC Company, centro especializado na saúde, doença e envelhecimento.
Indicação
Segundo a fisioterapeuta, engana-se quem pensa que a técnica é indicada apenas para idosos. Ela pode ser praticada por qualquer pessoa, homem ou mulher, em qualquer idade: criança, jovem ou adulto, atleta ou sedentário. O treinamento melhora, inclusive, o rendimento dos atletas de elite.
Mais força e agilidade
O treinamento funcional trabalha toda a estabilização e a parte de centralização do nosso corpo por meio de exercícios que melhoram a musculatura, especialmente a do core – que envolve a região do abdômen, costas e do quadril – responsável pela sustentação do corpo e por acelerar e desacelerar movimentos.
O resultado é mais força, resistência física, equilíbrio e também mais reflexo para realizar as atividades diárias.
Ai! Acho que dei um mau jeito
O treinamento inteligente também evita aquele mau jeito na hora de abaixar, dor no ombro e/ou nos braços de tanto escrever ou digitar, dor nas costas, de tanto ficar sentado, ou dores nas pernas, para quem fica bastante tempo em pé.
E mais, evita contusões que ocorrem muitas vezes com o simples gesto de esticar o braço para pegar um copo de água, devido a movimentos bruscos que fazemos sem perceber e/ou à má postura.
Como funciona
Deacordo com a fisioterapeuta Andrea Candeau, o treinamento funcional trabalha o corpo como um todo e não apenas grupos musculares isolados, e é feito sempre de maneira personalizada.
Assim, se em sua rotina a pessoa costuma ficar muito tempo sentada, inclusive mal posicionada em frente ao computador, por exemplo, os exercícios realizados serão direcionados mais para a prevenção de problemas de coluna e ombro.
Benefícios do treinamento
- Locomoção mais eficiente
- Fortalece e protege as articulações
- Maior estabilidade articular e da coluna vertebral
- Mais agilidade na realização de tarefas diárias
- Melhora da postura
- Melhora da capacidade atlética
- Previne lesões
- Reduz dores
- Auxilia no emagrecimento
- Melhora a estética corporal
Tire suas dúvidas
Tem dúvidas? A Revista Corpore esclarece para você. É só você fazer suas aqui no blog que a Revista Corpore e a equipe de profissionais da ACCompany respondem a você.
> Caso deseje, deixe seu email que avisaremos assim que sua pergunta for respondida. (o email não será divulgado no portal)
Serviço: AC Company Batel – www.accompanybatel.com.br