Nutrição

Orgânicos, Hidropônicos ou Convencionais?

organicos_hidroponicos_convencionais

Muito se tem falado sobre a importância de consumir alimentos Orgânicos, uma vez que eles são livres de agrotóxico ou qualquer outro tipo de aditivo químico que prejudique a saúde e o meio ambiente. Todavia, quando é necessário escolher entre um alimento Hidropônico e um Convencional, muitos consumidores ainda ficam na dúvida sobre qual deles é o menos prejudicial à saúde.

A pesquisadora científica da Universidade Federal do Paraná, Sônia C. Stertz, doutora em Tecnologia de Alimentos, explica que tanto no cultivo convencional (usa o solo para o plantio) como no hidropônico (a planta cresce na água), é permitido o uso de agrotóxicos e fertilizantes químicos altamente solúveis. “O que pode alterar a composição e qualidade dos alimentos, além de favorecer a contaminação ambiental, do produtor e do consumidor.”

Porém, a beleza dos alimentos hidropônicos dá ao consumidor a impressão de que eles são mais saudáveis, o que não é verdade. Em seus trabalhos de pesquisa, Dra. Sônia constatou que os alimentos hidropônicos apresentam maior teor de agrotóxicos e também maior concentração de minerais, inclusive nitritos e nitratos, que são prejudiciais à saúde, do que os alimentos convencionais.

Ela acredita que isso se deve ao fato dos alimentos hidropônicos serem produzidos em estufas, com ambiente quente e úmido, propício ao desenvolvimento de fungos e outros microorganismos, o que requer um maior aporte de agrotóxicos para combatê-los. “A nutrição das plantas é feita através de solução salina, da qual elas se nutrem diretamente, absorvendo com  facilidade uma maior quantidade de minerais que em outros sistemas de cultivo, como orgânico ou convencional”, esclarece.

 

Amostras de resíduos de agrotóxico em Hortícolas:

Sistema de Produção Convencional 33,87%
Sistema de Produção Hidropônico 41,18%

 

Fonte: Tese Qualidade de Hortícolas Convencionais, Orgânicas e Hidropônicas na Região Metropolitana de Curitiba, Paraná. Por Sônia C. Stertz. Disponível na Biblioteca Virtual da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

 

Conheça as diferenças

Plantio Orgânico – Alimentos produzidos no solo sem adição de agrotóxico ou outros aditivos químicos que fazem mal à saúde.

Plantio convencional – Alimentos produzidos no solo e que recebem agrotóxico e outros aditivos químicos prejudiciais à saúde.

Plantio Hidropônico –
Alimentos produzidos na água, recebem, segundo pesquisas, fertilizantes químicos e maior quantidade de agrotóxico e minerais prejudiciais à saúde do que os alimentos convencionais.


Fique ligado nessas denominações  

Alimento Natural –A palavra Natural indicada na embalagem não significa que o produto esteja isento de agrotóxicos e outras substâncias que trazem riscos para a saúde. Toda verdura, fruta ou legume é natural, independentemente do sistema em que foram produzidos (convencional, hidropônico, ou orgânico), do grau de contaminação ou da qualidade nutricional que apresentem.

Alimento processado –
os produtos lavados, cortados e embalados, apesar da boa aparência, podem ser convencionais, hidropônicos ou orgânicos.


Atenção:
Para ter certeza de que um alimento é Orgânico confira o selo de qualidade na embalagem do produto.

Tire suas dúvidas 

Tem dúvidas?  A Revista Corpore esclarece para você.  É só você  fazer suas perguntas aqui no blog que nós respondemos a você.

> Caso deseje, deixe seu email que avisaremos assim que sua pergunta for respondida. (o email não será divulgado no portal)