Fisioterapia

Dores na Coluna

Saiba como é possível livrar-se da dor nas costas e outros males através de tratamentos não invasivos

dores-na-coluna+tema-da-semana+28-agosto-2013_

É bem provável que neste momento, ao ler essa matéria, muitas pessoas estejam sentindo dor nas costas. Afinal, quem é que já não sentiu esse desconforto? Segundo dados do IBGE, a dor nas costas é a segunda causa de licença ao trabalho e a terceira em aposentadoria no Brasil. Além disso, estatísticas indicam que 13% das consultas médicas são provenientes de queixas de dor na coluna vertebral, e que já são mais de 5,3 milhões de brasileiros com hérnia de disco. “Essa é a queixa mais comum relacionada a dores na coluna”, explica o fisioterapeuta Dr. Giuliano Martins, diretor do ITC Vertebral e da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRColuna).

A Organização Mundial da Saúde estima que 80% da população mundial terá pelo menos um episódio de dor na coluna durante a vida. O que muitas pessoas não sabem é que, hoje, técnicas inovadoras estão livrando os pacientes do sofrimento e da cirurgia, como a Reconstrução Músculo-Articular da Coluna Vertebral (RMA) e a Podoposturologia, ou Reeducação Postural através de Palmilhas. Veja a seguir como elas funcionam.

 

Reconstrução Músculo-Articular da Coluna Vertebral (RMA)

Esta técnica é desenvolvida no Brasil pelo ITC Vertebral (Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral) e consiste num método não invasivo para tratar hérnia de disco e outras lesões da coluna, como lombalgia, cervicalgia, dor ciática, protrusão discal, espondilose, artrose, entre outras. Após avaliação minuciosa do paciente, é iniciado o tratamento, que inclui 4 etapas: fisioterapia manual, mesa de tração eletrônica, mesa de flexão e descompressão e estabilização vertebral.

“Após o término de todas estas etapas, é fundamental buscar estímulos frequentes e graduais que garantam a integridade das estruturas músculoesqueléticas envolvidas e previnam contra novas crises”, advertte Dr. Giuliano Martins, diretor do ITC Vertebral, que recomenda a prática de musculação ou pilates para a manutenção dos resultados.

 

Podoposturologia, ou Reeducação Postural através de Palmilhas

Já a Podoposturologia, ou Reeducação Postural através de Palmilhas, tem por base os princípios da neurofisiologia da postura humana e é recomendada para pessoas com problemas na coluna e desvios posturais que ocasionam dor nos pés, tornozelos, pernas, joelhos, quadris e até dores de cabeça e oclusão dentária. Até em casos de sobrepeso e disfunções circulatórias nos membros inferiores (pé diabético, por exemplo) traz ótimos resultados. “As palmilhas podem ser usadas por crianças, idosos e atletas, em qualquer tipo de calçado, inclusive tênis de corrida, sapatos de salto e sandálias, e o tratamento é rápido e seguro, pondo fim às dores e corrigindo a postura”, acentua Dr. Victor Marcassa Neto, com especialização em fisioterapia ortopédica, traumatológica e desportiva e com formação em Podoposturologia.

De acordo com o fisioterapeuta, as correções posturais utilizando receptores plantares são baseadas na localização da superfície plantar e na densidade dos elementos contidos nas palmilhas. “Uma avaliação cuidadosa permite constatar a eficácia imediata da correção destas assimetrias, principalmente na coluna”, finaliza o especialista.


Tire suas dúvidas

Tem dúvidas?  A Revista Corpore esclarece para você.  É só você  fazer suas aqui no blog que a Revista Corpore e o Dr. Victor Marcassa Neto e os profissionais do ITC Vertebral respondem a você.

Caso deseje, deixe seu email que avisaremos assim que sua pergunta for respondida. (o email não será divulgado no portal).

 

Serviço: Dr. Victor Marcassa Neto – www.victormarcassaneto.com.br

ITC Vertebral Curitiba – www.itcvertebral.com.br