Bem Estar

Uma grande notícia

Conheça a nova palavra da ciência sobre uma prática milenar que é também uma grande aliada na cura da depressão, ansiedade e compulsão alimentar

uma-grande-noticia+action-laser

Muita gente já conhece o potencial da laserterapia, aplicada pela Action Laser, no combate ao tabagismo. Afinal, a técnica canadense tem um índice de 80% de sucesso. Mas a grande novidade é que acaba de ser lançado um novo protocolo de tratamento: a laser acupuntura.

A acupuntura originou-se na China há cerca de quatro mil anos, mas nunca esteve tão em alta quanto agora. Diversos estudos mapearam seus efeitos no cérebro e revelaram seu poder contra as dores e os transtornos emocionais. A laser acupuntura tem o mesmo principio, só não usa as agulhas convencionais, e sim um micro feixe de laser. Ela prioriza a restauração ou manutenção da harmonia energética no organismo, a fim de melhorar o funcionamento dos órgãos.

Outra grande virtude dessa técnica é harmonizar as emoções, eliminando a ansiedade e o desânimo e reforçando o adeus aos vícios, pois ela modula a ação da dopamina, seratonina e endorfina, neurotransmissores ligados ao prazer, alegria, relaxamento e bem-estar. Nesse sentido, combate também a obesidade, porque reduz a ansiedade e a compulsão pela comida.

É por isso que ela está sendo utilizada, com muito sucesso, por estudantes e pelos vestibulandos, atuando na ansiedade e na depressão, sintomas muito comuns nesta época. A terapeuta credenciada na técnica canadense e responsável pela Action Laser de Curitiba, Maria José explica que durante a sessão também são associados exercícios respiratórios para ampliar a caixa torácica, oxigenando o cérebro e proporcionando uma maior clareza mental. “É uma maneira de entender e organizar a fantástica e bela complexidade do pensamento e da comunicação, que auxilia o ser humano a utilizar seu cérebro de uma maneira favorável, para alcançar os resultados que deseja. Oferecendo equilíbrio e motivação para atingir mais facilmente os objetivos e assumir de fato o controle da própria vida, sendo um ótimo recurso para pessoas que vão fazer concurso público, vestibular ou exame de motorista”, afirma Maria José.

Reencontre a sua autoconfiança

Ansiedade, estresse, irritabilidade, tensão muscular, preocupação excessiva, cansaço, dores de estômago, desânimo e tristeza são só alguns dos sintomas que muitos vestibulandos apresentam antes, durante ou depois das provas, principalmente no vestibular. O esforço físico, mental e emocional desequilibra a capacidade de reação do sistema nervoso, prejudicando a mente e o corpo.

Maria José explica que a cobrança sobre si mesmo e de familiares, as incertezas na escolha da profissão, as experiências anteriores não correspondidas, entre outras causas fazem com que muitos estudantes sofram de desordens emocionais durante este período da vida. “Todo esse estresse pode comprometer o desempenho durante os exames mesmo que o aluno tenha se dedicado intensamente aos estudos”, diz a profissional , que já atua com o laserterapia há 22 anos.

Quem passou por tudo isso foi a estudante Marina Schenato Araújo, de 21 anos. Além de conviver com todas as inseguranças do momento em que tinha que escolher a profissão da sua vida ela ainda passou pela experiência de morar sozinha em uma nova cidade. “Tudo foi acumulando e quando me dei conta vi que precisava de ajuda. Experimentei então a laserterapia e duas sessões já foram o suficiente para tirar toda a minha tensão, ansiedade e medos. Saí de lá tranquila e otimista. Passei a encarar essa fase de uma forma mais fácil e com muita segurança”, revela a estudante.

O resultado disso se deu na aprovação de Marina em quatro universidades. “Quando fiz as provas estava de bem comigo mesma. Acho que não só os jovens deveriam fazer, mas todo mundo que esteja sentindo essa pressão emocional. Eu, por exemplo, pretendo fazer novamente para outras situações, como antes de entrevista de emprego ou casamento”, conta Marina, que optou por cursar Arquitetura e Urbanismo.

O sucesso do tratamento depende da sua força de vontade. Maria José recomenda que as sessões sejam iniciadas pelo menos um mês antes das provas. Após uma avaliação realizamos aplicações de laser em pontos sistêmicos, que visam equilibrar os sintomas psicossomáticos do organismo. A ideia é que o estímulo de tais pontos alivie obstruções do fluxo de energia, agindo através do sistema nervoso central, liberando algumas substâncias que ajudam no equilíbrio emocional e no aumento da autoestima. Também são estimuladas as áreas do cérebro relacionadas a concentração e a memória”, revela Maria José.

Com a laserterapia, o corpo ganha força e equilíbrio, pois a energia passará por todos os órgãos de forma ininterrupta, o que é necessário para uma vida saudável, sem dores, problemas emocionais ou doenças. Ficou na dúvida se funciona mesmo? Então agende já a sua consulta.

Caminhada Vida Livre

Este ano aconteceu a 3ª Caminhada Vida Livre, onde centenas de pessoas se reuniram para celebrar e comemorar uma vida sem vícios, sendo o cigarro um dos principais deles. Um dos objetivos do evento é a conscientização das pessoas em meio a natureza, com avaliações e estímulos de vários profissionais da saúde. A caminhada contou com o apoio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, da Fundação Cultural de Curitiba, que já incentiva há três anos, e do apoio de várias empresas, que também se preocupam com a causa.

O lazer, as atividades físicas e o encontro social, além das atrações culturais foram mais alguns dos atrativos deste projeto. Foram sorteados diversos produtos e serviços. Os participantes apoiam a ideia de termos uma sociedade livre das amarras do vício, seja ele o cigarro, álcool e tantas outras drogas ilícitas. Não importa o setor ou o segmento, é preciso mobilizar e fazer mais. “O risco é eminente, está nas escolas, esquinas e dentro de nossas casas”, enfatiza Maria José, que é uma das coordenadoras do evento.

Você já é nosso convidado para participar da 4ª Caminhada Vida Livre, que será em 2013.

+ Saiba mais

Artigos Relacionados