Seja o profissional que o mercado busca
Um método revolucionário, chamado Brainspotting, elimina a ansiedade de desempenho e aumenta a criatividade e o desenvolvimento profissional

Mas o que é Brainspotting? É um método de tratamento focalizado, que funciona ao identificar, processar e liberar fontes neuropsicológicas de dor física e/ou emocional, trauma, dissociação e uma variedade de outros sintomas. O método é uma forma avançada de psicoterapia que permite o acesso a partes do cérebro que muitas vezes estão escondidas de nossa consciência.
Desenvolvido no início deste século pelo PhD Dr. David Grand, o Brainspotting funciona como uma ferramenta neurobiológica de apoio na relação clínica terapêutica, alcançando experiências e sintomas que normalmente estão fora do alcance da mente consciente. “O Brainspotting lida com o cérebro profundo e com o corpo, mediante o acesso direto dos sistemas autônomo e límbico, no sistema nervoso central. Portanto, é um instrumento/tratamento que tem consequências psicológicas, emocionais e físicas”, explica a psicóloga Deuza Avellar, especialista em psicologia clínica e terapeuta certificada em EMDR pelo EMDR Institute, dos Estados Unidos, e também certificada em Brainspotting.
Como funciona
Durante o tratamento é ativada uma área do cérebro que mapeia continuamente os sistemas, órgãos e tecidos, inclusive o próprio cérebro, para verificar o que está ou não em ordem e estimular equilíbrio, adaptação e criatividade. Conforme esta área é acessada, reflexos no corpo indicam as regiões que precisam ser ajustadas. A partir deste ponto, os sistemas de processamento do cérebro são estimulados para que eles sejam corrigidos.
O modelo teórico do Brainspotting reconhece a capacidade inata do corpo de se autoescanear. “Isso permite o processamento e a liberação de áreas enfocadas (sistemas) que encontram-se em estado de homeostase mal-adaptivos, incluindo a possibilidade de reduzir e eliminar dor física/corporal e tensão associadas a transtornos psíquicos ou físicos”, esclarece a psicóloga. Ou seja, nosso cérebro é responsável por ajustar células e órgãos dentro de um determinado padrão de equilíbrio.
Um “brainspot” – um ponto específico no cérebro – é a posição ocular relacionada à ativação energética/emocional de um tema perturbador. Localizado por meio da posição ocular, o brainspot é um subsistema fisiológico que armazena a experiência emocional perturbadora sob a forma de memória. Quando um brainspot é estimulado, o cérebro profundo sinaliza reflexamente ao terapeuta que uma área significativa foi localizada. Piscadas ou expressões faciais reflexas são indicadores poderosos de brainspots. O foco de atenção estimula um processo profundamente integrador e curativo dentro do cérebro.
Brainspotting pode ser direcionado tanto à perturbação quanto ao estabelecimento e fortalecimento de recursos positivos (potencial criativo, desempenho ótimo, aumentando significamente a produtividade e a otimização do tempo) desejados pelo paciente. A simplicidade do manejo e os espetaculares resultados experimentados pelos profissionais têm transformado o brainspotting numa ferramenta revolucionária para promover a grande virada rumo ao sucesso profissional tão desejado.
O executivo Mário Jorge*, que coordenava profissionais da área comercial, observou nos últimos três anos uma queda de seu rendimento e produtividade, o que interferiu no resultado de todos os seus colaboradores, gerando insegurança quanto a sua capacidade profissional e incerteza quanto a sua competência. A baixa autoestima e a insegurança profissional comprometeram, significativamente, seu desempenho.
“Já durante o tratamento fui observando mudanças, primeiro na qualidade de meus pensamentos quanto a minha capacidade e competência profissional, e gradativamente fui resgatando segurança, confiança e autoestima. Hoje estou à pleno vapor em minhas atividades e sinto que ganhei mais energia tanto física quanto emocional, tenho um novo vigor para exercer minhas atividades profissionais. Hoje me vejo”, confidencia o executivo. Outro exemplo é o da diretora comercial Ângela*, que sempre foi uma profissional muito bem sucedida, mas ficava insegura diante dos problemas que surgiam no dia a dia da empresa. “Após as primeiras sessões já notei diferença. Sempre que precisava decidir algo ficava ansiosa, não dormia e me preocupava com as análises que seriam feitas sobre a minha decisão. Hoje já administro com muita segurança e tranquilidade, durmo sabendo que no dia seguinte terei uma solução adequada”, acentua.
Pessoas com depressão, ansiedade, fibromialgias, traumas, pânico e somatizações, também têm sido beneficiadas com Brainspotting. Por mais que o paciente não saiba a causa de seus bloqueios, desordens emocionais ou baixo desempenho, o corpo rastreia e resolve.
+ Saiba mais