Sabor que vem do Japão
Novo espaço gastronômico alia o melhor da culinária japonesa tradicional à proposta oriental de equilíbrio e qualidade de vida
Valorizar o sabor original de cada alimento. Essa é a base da cozinha do recém-inaugurado Hai – Japanese Gourmet. Temperos suaves, ingredientes selecionados e combinações que ressaltam o prazer da alimentação são fundamentos da cultura japonesa que se buscou trazer para a mesa do curitibano. Além disso, o foco na qualidade de vida está presente em cada prato. “A alimentação saudável, com ingredientes naturais e funcionais, entra na lista de preocupações e na dieta do brasileiro”, observa o DC Ryoji Yamauchi, que trouxe do seu país o conceito de qualidade de vida por meio da alimentação.
Peixes, frutos do mar e vegetais especialmente selecionados, além do famoso Kobe beef, são os ingredientes-base de elaborados pratos quentes e frios. Temperos e tendências internacionais de gastronomia também foram incluídos no cardápio, sempre mantendo a culinária japonesa como fio condutor. “No Japão, se valoriza a simplicidade da matéria-prima e o prazer proporcionado pelas refeições, tanto de sabor, quanto visual, aromático e de saúde”, ressalta.
Diferenciais Hai
Uma das exclusividades do Hai é o “Menu Degustação“, uma seqüência de nove pratos preparados com os melhores ingredientes e temperos de cada dia. Entradas, pratos frios e quentes, além de sobremesa, são finamente elaborados, com apresentação original e sempre com a explicação da atendente – que mais parece uma consultora gastronômica. “É interessante que o cliente conheça os ingredientes de cada prato, sua origem e como são preparados, para que possa sentir e apreciar melhor o festival de sabores que lhe é oferecido,” define Ryoji.
O grande destaque do espaço fica por conta da exclusiva carne do boi da raça Wagyu – também conhecida como Kobe beef, que é considerada uma das melhores do mundo. O boi Wagyu recebe tratamento especial, com massagem, ração específica, cerveja e até sessões de música clássica, tudo para exaltar ainda mais o sabor da carne. Diferentemente dos outros tipos de bois, o Wagyu possui gordura branca, que é benéfica ao trato intestinal. A maciez e a textura “marmorizada” são originadas pelo acúmulo de gordura nas fibras. A carne de wagyu é utilizada em diversos pratos elaborados pelo Hai, com destaque para o sushi de Wagyu e o shogayaki. Quem provou, aprovou a carne. O advogado e empresário Sidney Axelrud experimentou o wagyu e pôde perceber a diferença. “É saborosa, macia e leve”, conta ele, que é atleta e procura incluir alimentos saudáveis em seu cardápio. O empresário passou a apreciar mais a culinária japonesa depois de conhecer o restaurante. “São pratos diferentes, com um toque internacional”, avalia.
Pratos especiais para o inverno
Pensando no inverno curitibano, o Hai incluiu em seu cardápio pratos quentes tradicionais, como o sukiyaki, e outras boas opções para comer acompanhadas de saquês japoneses originais ou até mesmo de um vinho. Servido na mesa em uma grelha a gás importada do Japão, o Yakiniku é feito com finas fatias de carne de Wagyu e grelhado pelo próprio cliente. Tradicionalmente, acompanha arroz branco, legumes e missoshiru. Outros destaques são o delicioso Shabu-Shabu, uma espécie de fondue japonês à base de carne e legumes, e o Kaisenyaki, que também é grelhado na mesa e que tem como base frutos do mar, como camarão, lula, salmão e atum branco. “Esses pratos são ideais para um almoço ou jantar sem pressa, em que se pode degustar com calma, apreciando o sabor de cada alimento,” sugere. E, para quem quer comer bem, mas dispõe de pouco tempo para isso, funciona anexo ao Hai um ambiente mais descontraído, com a robata ou espetinho de Wagyu, prato expresso com a mesma proposta de qualidade.
+ Saiba mais