Revitalizando a sua respiração
Para realizar este ato involuntário, que muitas vezes nem prestamos tanta atenção, é fundamental que o nosso sistema respiratório esteja em perfeito funcionamento
Só quem vive com o nariz entupido, dores de cabeça, sinusite e rinite crônica conhece de perto o desconforto causado pelo desvio de septo. Dados da Academia Brasileira de Rinologia revelam que o problema atinge e compromete a qualidade de vida de pelo menos 20% da população brasileira. Além de dificuldades de respiração, o desvio de septo pode prejudicar as atividades do dia a dia, desencadear problemas relacionados à ansiedade, depressão, mau desempenho durante o exercício físico e até mesmo impactar na vida sexual.
O problema pode ocorrer devido a uma característica genética ou ser consequência de traumas, sejam eles no parto ou provenientes de pancadas no nariz. Uma pessoa com essa disfunção pode roncar muito, dormir mal e, consequentemente, apresentar cansaço durante o dia. Até mesmo o crescimento e desenvolvimento de uma pessoa depende de uma respiração nasal correta. ”A pessoa que tem desvio de septo normalmente tem uma respiração bucal, devido a obstrução das vias aéreas superiores. Isso causa vários efeitos à saúde, como mudanças posturais, alterações do tórax, neuro-musculares e dentárias, halitose, infecções das estruturas das vias aéreas superiores, entre outros”, revela o otorrinolaringologista do Hospital Iguaçu, Dr. Maurício Buschle.
A melhor solução para este distúrbio, segundo Dr. Maurício, é a rinoplastia estruturada, técnica que alia a funcionalidade respiratória à estética. O procedimento consegue separar a pele do nariz das estruturas ósseas e cartilaginosas, esculpindo de forma simétrica, melhorar o sistema respiratório e fortalecer o esqueleto nasal. “O resultado é um nariz com estrutura fortalecida, melhorando a respiração e a qualidade de vida do paciente. A grande vantagem também é a eliminação do uso de tampão. O paciente sai do hospital respirando pelo nariz”, afirma o especialista.
Respirar é preciso
É a respiração que dá o ritmo durante a atividade física. Se você mal começou o exercício e já se sente cansado, com falta de ar, isso pode ser devido a maneira como está inspirando e expirando. A função básica do nariz é preparar o ar, filtrando-o, aquecendo-o e umedecendo-o, para que ele possa chegar aos pulmões em boas condições de realizar a troca gasosa. “Quando a respiração é feita pela boca, o ar que entra é frio e repleto de partículas de poeira prejudiciais à saúde, o que obriga a pessoa a respirar mais vezes, sobrecarregando todo o aparelho respiratório”, explica Dr. Maurício.
Foi assim que o técnico industrial Danilo Zagroba Bojanowski, de 39 anos, descobriu que tinha desvio de septo e por isso não conseguia um bom desempenho durante a corrida. “Eu sentia muita falta de ar e acabava respirando pela boca. Quando parava de correr estava sempre muito ofegante. Isso começou a me incomodar e resolvi procurar um especialista. Foi em outubro de 2010 que descobri o desvio de septo”, conta Danilo.
A indicação para seu caso foi a rinoplastia estruturada e Danilo não pensou duas vezes para resolver de uma vez esse problema. “O interessante é que com essa técnica é possível aliar duas coisas em uma. Aproveitei também para dar uma levantada na ponta do nariz. Ganhei qualidade no exercício, aumentei a minha resistência e posso até correr uma maratona. E, ainda conquistei um visual bacana e mais harmonioso”, brinca.
Uma boa noite de sono
Além de prejudicar o desempenho na atividade física, a má respiração também afeta a qualidade do sono. “Eu achava que sofria de insônia, pois não dormia direito e me debatia a noite inteira, tinha um sono muito leve. Só depois que fiz a cirurgia com o Dr. Maurício é que percebi o quanto não respirava bem e como isso afetava meu sono. Hoje é até difícil para acordar, minhas olheiras diminuíram e não tenho mais aquela irritação durante o dia”, revela a química Janaína Carla Vicari de Lima, de 38 anos.
Adepta também da atividade física, Janaína conta que agora sente até mais prazer em ir para a academia. “Meu ritmo é outro, aproveito bem mais cada exercício e depois que termino o treino ainda tenho muita disposição. Estou de bem com a parte funcional e com a minha autoestima, pois aproveitei a cirurgia para dar uma equilibrada no visual”, comemora.
Dr. Maurício afirma que uma das grandes vantagens da rinoplastia estruturada é que a recuperação após a cirurgia é bem mais rápida, o paciente não precisa usar tampão, a região não fica muito inchada e nem com grandes hematomas. “Cada paciente é estudado minuciosamente, através de um exame clínico externo e interno, radiografias, tomografia e estudo fotográfico, para que receba a melhor forma possível, dentro das demandas do seu rosto”, conclui o otorrinolaringologista.
+ Saiba mais