Atividade Física

Renove-se na água

A hidroginástica auxilia na prevenção e controle de diversas doenças, garantindo bem-estar físico, mental e emocional

renove-se-na-agua+amaral

Problemas articulares, artrose, artrite, osteoporose em grau avançado,  fibromialgia, arteriosclerose e dores de coluna são algumas das patologias mais comuns na terceira idade. Sem falar que nesta fase da vida muitas pessoas perdem a disposição e o ânimo pela vida, ficando isoladas do convívio social e até enfrentando a depressão. Entretanto, já está comprovado cientificamente que uma atividade física prazerosa pode reverter este quadro, causando surpresas agradáveis e até prevenindo o que se espera do envelhecimento. Como a água diminui muito o impacto, a prática da hidroginástica é ideal para estes casos. Melhor do que isto: além de melhorar a saúde, reintegra as pessoas na sociedade, pois é um meio que proporciona novas amizades e renova as expectativas de vida.

“Além de acabar com as dores lombares pelo fortalecimento muscular, a hidroginástica me traz disposição, bem-estar, integração com outras pessoas, me ajuda a manter o peso e a reduzir medidas, enfim, me auxilia a estar bem comigo mesma, espantando o que a idade pode trazer de ruim”, afirma a empresária Maria de Jesus Ricabone Muradás, de 61 anos, que pratica essa modalidade há um ano na Escola de Natação Amaral.

A principal vantagem da hidroginástica é justamente a segurança que proporciona ao praticante, pois, dentro da água, os movimentos ficam mais seguros e o corpo se torna menos vulnerável a lesões, inclusive durante pequenos saltos. “Isso permite ao aluno superar até mesmo seus limites naturais, sem riscos”, explica Fernando Amaral, educador físico e especialista em Fisiologia pela USP. Além disso,  a água sempre exerceu um forte fascínio no ser humano e está provado que exercitar-se nesse meio é uma atividade física eficiente e segura para qualquer pessoa, inclusive para quem não sabe nadar.

Dentro da piscina, a ação da gravidade diminui bastante e, dependendo da posição e da imersão do corpo na água, o peso corporal pode variar de 10 a 90%, tornando-se mais leve e, com isso, protegendo principalmente as articulações dos joelhos, tornozelos, quadris e até mesmo a coluna vertebral. “Além disso, a água relaxa, massageando o corpo de forma uniforme, limpa e desintoxica a pele, eliminando o suor, numa atividade prazerosa e recreativa”, acentua o especialista.

Resultados surpreendentes

Para a professora aposentada Marli Aparecida Freitas Lima, de 60 anos, que pratica hidroginástica há dez anos na Amaral, juntamente com o marido, esta prática só trouxe benefícios à saúde do casal. “Comecei a fazer hidroginástica por recomendação médica, pois estava com início de osteoporose e precisava de uma atividade física de baixo impacto. Meu marido fez o mesmo, devido a uma artrose, e reverteu o quadro. Além disso, essa prática ajuda na redução de peso, é muito divertida e traz mais energia e alto astral para as atividades do dia a dia. Não troco  por nada!”.

Atualmente, muitos médicos garantem que é a melhor atividade física para idosos e obesos, pois melhora a capacidade cardiorrespiratória, preserva as articulações e ainda tem uma excelente atuação terapêutica no alívio de tensões. Em todas as faixas etárias, incluindo as gestantes, a hidroginástica é também uma atividade que visa o condicionamento físico das pessoas, além de proporcionar grandes benefícios a portadores de diversas doenças. “Os resultados obtidos em pessoas com doenças cardiovasculares, pulmonares, diabetes, osteoporose e obesidade são muito positivos, sendo que o ambiente aquático também combate a solidão, a depressão e a ansiedade, implementando a socialização e uma visão de vida mais otimista”, ressalta a professora Daniele Tempski, da Escola Amaral.

“Há cerca de seis meses sofri um pequeno acidente e lesionei os joelhos. Meu ortopedista me indicou fisioterapia e hidroginástica, até por ser a opção ideal para mim, visto estar bastante acima do peso, por causa do baixo impacto nas articulações. De lá para cá estou muito satisfeita, pois não só meus joelhos melhoraram como, de modo geral, minha disposição está maior, durmo muito bem, me sinto mais ágil, menos estressada, muito mais relaxada, minha TPM suavizou e até meu humor melhorou!”, comemora a administradora e designer Evelise Millarch, de 48 anos.

+ Saiba mais