Recupere a sua autoestima, a saúde e a vitalidade
Com a prática do Pilates é possível evitar doenças e resgatar o bem-estar

Atividade que fortalece o corpo e melhora a flexibilidade, o Pilates ganha novos adeptos a cada dia. E quem está aproveitando os benefícios da prática são as pessoas da melhor idade. Com o tempo, vamos perdendo a mobilidade, a massa óssea, começam a aparecer as dores e o corpo vai ‘travando’. Problemas que são minimizados e até evitados quando se inclui o Pilates na rotina.
“A prática melhora a qualidade de vida, alivia dores, auxilia no equilíbrio e na força. O método tem uma grande variedade de exercícios e com isso vai estimulando a pessoa a fazer movimentos que são do dia a dia. É um desafio que estimula também o cérebro”, diz a fisioterapeuta Márcia Onishi, que integra a equipe da Posturale Studio, juntamente com as fisioterapeutas Amanda Venturini, Carina de Oliveira, Fabiola Doretto e Francielle Rodrigues.
Todas são unânimes ao relatar os benefícios que têm observado na rotina dos pacientes da clínica com o Pilates. “Ele previne uma série de patologias, até a incontinência urinária, pois trabalha os músculos do assoalho pélvico. No Pilates priorizamos a execução correta do exercício, com cuidado na respiração, o que também melhora a capacidade respiratória”, frisam.
A recuperação da mobilidade perdida é destacada pelas fisioterapeutas. A prática da atividade, na análise delas, melhora a autonomia e a independência de quem está na terceira idade. E pode até ser uma atividade complementar para outras, por exemplo, a dança, o golfe e a caminhada.
As fisioterapeutas chamam a atenção para o fato de que os idosos têm consciência de que precisam fazer alguma coisa, mas por vezes demonstram receio da atividade física. “Eles têm medo de se machucarem e o Pilates vem ajudar nisso. É uma atividade direcionada, feita por fisioterapeutas que vão respeitar o limite e trabalhar as necessidades de cada um”, destacam.
Os benefícios vão além da parte física, atingindo o lado social e emocional. A prática reinsere os praticantes da melhor idade no âmbito social, criando novos laços de amizade e momentos prazerosos.
Exercícios na agenda
A administradora de empresas Maria Aparecida Prandini Pereira, de 65 anos, conta que ao longo da vida não praticava esporte devido à correria do dia a dia, dos filhos e do trabalho. Há cerca de um ano ela mudou de vida e viu os benefícios do Pilates surgirem.
“Hoje tenho bom alongamento, força e a minha capacidade respiratória foi de 64% para 97%, até o médico ficou impressionado. Agora sinto força para andar, antes eu tinha preguiça, ficava dando voltas com o carro até achar um lugar perto da porta”, conta.
Cidinha, como é conhecida, garante que a disposição está bem diferente e acredita que a atividade física traz vantagens não só para o corpo. “Uso o trabalho da conscientização corporal como uma maneira de evitar o Alzheimer. É uma ferramenta para você ficar mais ativa, pois trabalhando a cabeça a gente desenvolve os neurônios.”
Para ela, cada um tem o seu tempo para perceber a importância da atividade física, “mas quanto antes descobrir este momento para si, melhor”, dá a dica.
+ Saiba mais