Pés saudáveis em todas as idades
Os cuidados com os pés devem ser iniciados desde cedo e mantidos durante a vida inteira
Você sabia que aos 50 anos já andamos cerca de 90 mil quilômetros? Por isso, nesta idade, os pés estão mais suscetíveis a doenças e lesões, a alterações circulatórias e na marcha, problemas ósseos e outras complicações associadas a deformações prévias e ao envelhecimento do pé. As dores que chegam com a idade costumam ser vistas por muita gente como naturais, mas o que poucos sabem é que é possível melhorar o desconforto e a dor nos pés, mantendo assim a saúde dos pisantes.
Para a podóloga da Império do Pé e presidente da Associação dos Podólogos do Paraná, Jane Cristina Valentin Carvalho, o cuidado com os pés deve ser constante, mas na melhor idade a atenção precisa ser redobrada. “Estudos clínicos demonstram que a partir dos 50 anos temos 80% a mais de chance de desenvolver artrite no pé e no tornozelo, e 90% a mais de possibilidade de criar deformações nos pés e dedos”, ressalta a profissional.
Outro alerta é para as pessoas que têm diabetes, pois o risco de desenvolver problemas nas articulações aumenta devido à doença. “As mudanças do aporte sanguíneo e as alterações degenerativas dos pés e das pernas diminuem a habilidade de lutar contra infecções. Esses fatores em conjunto, contribuem para a diminuição da capacidade de cicatrização de feridas, características de quem tem diabetes”.
É o caso da dona de casa Marilene Lobatto. Ela sofreu anos com um olho de peixe, procurou ajuda especializada depois de passar por vários profissionais. “O médico resolveu meu problema momentaneamente, ele tirou meu olho de peixe há cerca de um ano e meio atrás, mas ele acabou voltando. Foi só com a podologia que eu consegui tratá-lo corretamente. Faz seis meses que cuido com a Jane e sinto uma grande diferença e melhora dos meus pés”, comemora.
Jane explica também que com o envelhecimento os problemas mais frequentes são bolhas e calos, causados por sapatos apertados, verrugas na planta do pé, rachaduras, infecção por micoses interdigitais, unhas encravadas e pequenos ferimentos associados as unhas encravadas. A partir dos 30 anos, consultas de rotina ao podólogo são essenciais para corrigir pequenos distúrbios ou outros problemas causados pela idade ou por doenças como o diabetes. Lembrando que é recomendado buscar tratamento com profissionais capacitados para oferecer qualidade e segurança. “O cuidado profissional, aliado ao cuidado pessoal, pode prevenir possíveis problemas e melhorar a qualidade de vida dos pés das pessoas”, conclui Jane.
Dicas para ter pés saudáveis e bonitos:
-
Olhar sempre os seus pés para verificar se não há alguma alteração;
-
Secá-los com toalha macia, entre os dedos, sem friccionar;
-
Olhar sempre os seus pés para verificar se não há alguma alteração; Olhar sempre os seus pés para verificar se não há alguma alteração;
-
Nunca andar descalço;
-
Usar meias de algodão sem costuras;
-
Usar sempre calçados confortáveis;
-
Hidratar as pernas e os pés com um creme apropriado.