Para o bem estar da sua pele
Saiba mais sobre o papel do dermatologista e a importância de buscar um diagnóstico preciso, com acompanhamento contínuo
Você conhece a sua pele?
A pele é o maior órgão do corpo humano, tem como função principal proteger o corpo das ameaças externas. O problema é que muita gente não se dá conta da importância de mantê-la saudável.
Alguns fatores, como o estresse, o fumo e principalmente a radiação solar a prejudicam. Para o médico dermatologista Marcelo Francisco dos Santos, a avaliação e o diagnóstico precoce de problemas na pele são fundamentais em qualquer idade.
Para o médico, o ideal seria que as pessoas fizessem uma análise detalhada da pele antes de começar qualquer uso de cosméticos. Mesmo nestes casos a opinião de um dermatologista é importante, pois uma simples flacidez ou algumas manchas podem estar associadas a problemas hormonais. Dr. Marcelo explica que na menopausa a pele da mulher costuma mudar muito por causa das variações dos hormônios, e neste período pode surgir uma grande quantidade de problemas dermatológicos, como manchas, pêlos, flacidez e até mesmo acne.
Cuidados personalizados
A corretora de seguros Maria Ivete da Silva há quatro anos faz acompanhamento com o dermatologista. Todos os cuidados com a sua pele são personalizados. “Eu uso cremes manipulados especificamente para o meu tipo de pele, e isso é muito bom, pois não fica oleosa e nem desidratada. Aos 44 anos, minha pele está muito bonita e não revela a minha idade. Todo mundo quer saber o que faço. O meu segredo é o acompanhamento médico”, confessa.
Além dos cremes, Maria Ivete também faz tratamento de pele com o uso de laser. Para o dermatologista Marcelo Santos, há uma constante evolução na terapia dermatológica e nos diversos tipos de equipamentos. Estudos comprovam que essas técnicas mais avançadas levam a resultados seguros, rápidos e muito mais satisfatórios. O médico ressalta que o resultado do tratamento depende principalmente da avaliação personalizada. “Hoje dispomos de exames de imagens, provas histoquímicas e medicamentos avançados que auxiliam o profissional no diagnóstico, tratamento e principalmente no controle e no acompanhamento preventivo da saúde da pele. Após esta análise passamos para o tratamento diferenciado para cada paciente”, explica. Ele exemplifica que num procedimento simples, como o uso de ácidos para revitalização, deve-se se considerar o tipo de pele, se é oleosa ou não, hidratada ou não, sua cor, o tempo que a mesma foi ou será exposta ao sol. Uma avaliação incorreta poderá tornar a terapêutica ineficaz e até piorar o quadro, causando manchas e seqüelas irreparáveis.
Quando procurar um dermatologista
Todas as questões relacionadas à pele dizem respeito ao dermatologista. O especialista deve ser procurado para avaliação, diagnóstico, tratamento e principalmente para prevenção de problemas de saúde de todo o tegumento, inclusive cabelos e unhas.
Muita gente só procura o dermatologista quando aparece algum problema já estabelecido na pele. Foi o caso do agente de viagens Evandro Caramori, que procurou o dermatologista para resolver uma alergia que teve no rosto. No caso dele, felizmente, a recuperação foi total. “O médico avaliou a minha pele e detectou que o problema havia sido provocado pelo uso constante de água muito quente no banho. O problema foi resolvido, minha pele ficou ótima com as orientações médicas”. Depois disso,
Evandro passou a consultar o dermatologista para tudo, principalmente para cuidados estéticos. “Lembro que um dia fui fazer uma avaliação antes de começar um bronzeamento artificial. Para minha surpresa, uma pinta nas costas havia crescido e estava do tamanho de um grão de feijão. O médico pediu uma análise laboratorial e a suspeita foi confirmada no resultado. Era um melanoma, um tipo de câncer de pele raro e agressivo. Graças a Deus e à prontidão do especialista, o câncer estava estável e ainda não havia se alastrado para o meu corpo. Se eu tivesse esperado mais seis meses, poderia ser tarde demais”, conta Evandro.
O melanoma é um dos tipos de câncer de pele mais agressivos. Na maioria das vezes, este tipo de câncer se parece com uma pinta, sarda ou mancha de nascença. Porém, ele se desenvolve rapidamente, com alteração de cor, forma ou tamanho. É muito importante o reconhecimento do problema e o diagnóstico precoce deste tipo de câncer. No caso de Evandro, a pinta que ele tinha nas costas era de nascença. Ela aumentou de tamanho, mas ele não percebeu. Hoje, com o avanço da tecnologia, um exame permite saber com precisão o tipo de pinta e ainda acompanhar qualquer mudança que ela venha a sofrer com o passar do tempo.
Diagnóstico preciso de doenças de pele
É possível descobrir também se uma simples pinta tem potencial para tornar-se um câncer.
O exame fotográfico dermatológico digital é uma ferramenta de última geração utilizada no consultório do dermatologista. O procedimento é simples e permite ao médico fazer uma avaliação do risco de malignidade das manchas e pintas na pele.
Rapidamente, o exame faz um mapeamento das pintas em qualquer parte do corpo, ampliando de 20 a 70 vezes as lesões suspeitas e permitindo ao médico, assessorado pelo computador, selecionar possíveis retiradas cirúrgicas. As imagens capturadas são acompanhadas periodicamente para que mudanças de tamanho ou cor, num determinado período, sejam observadas e documentadas. De acordo com o dermatologista Marcelo Santos, o exame dá mais segurança aos pacientes e evita remoções desnecessárias de pintas e manchas quando há dúvidas da malignidade.
Uma outra novidade é a avaliação dermatológica foto-digital, que funciona como um scanner da pele. Este exame permite detectar quais as zonas onde existe mais ou menos fotoenvelhecimento, uma agressão crônica produzida pela exposição contínua ao sol.
Pele saudável e bem cuidada em todas as fases da vida
O envelhecimento natural da pele é inevitável, porém, para chegar à terceira idade com uma pele saudável é imprescindível um cuidado rigoroso durante toda a vida: boa alimentação, ingestão de bastante líquido, hidratação da pele conjuntamente com uso de protetores solares, entre outros. Atualmente, existem ainda vários tratamentos para melhorar o aspecto envelhecido da pele, eliminar manchas e rugas.
A pele passa por várias fases durante a nossa vida, com muitas transformações e adaptações. Portanto, faça um rigoroso acompanhamento com um dermatologista. Sua pele pede por isso.
+ Saiba mais