Onde o amor supera as limitações da idade
Novo conceito de casa de repouso acolhe mulheres idosas com respeito, amor e carinho, priorizando sua saúde física, mental e emocional
Amor e dedicação no cuidado de nossas senhorinhas queridas. Este é o lema da Creche para Idosas VivaVida, em Curitiba. “Nosso objetivo é atender à idosa preservando sua individualidade, assegurando-lhe um ambiente de respeito e dignidade, com convivência acolhedora e integrada entre quem estiver na casa, incentivando a participação da família, o que reforça o vínculo familiar”, enfatiza a fisioterapeuta Dra. Sandra M. Guarezi Maboni, que pesquisou diversas casas de repouso e reabilitação para idosos antes de projetar a creche Viva Vida.
Periodicamente, os familiares das idosas as levam para passar um final de semana em casa, reforçando assim os laços afetivos. Além deste diferencial, a entidade também possibilita às famílias a opção pelo período de permanência mais apropriado ao seu estilo de vida e as suas necessidades. “Foi percebendo as dificuldades que muitas pessoas têm para cuidar de seus entes, que busquei um espaço confortável, seguro e tranquilo, oferecendo a certeza do melhor atendimento, onde são desenvolvidas atividades físicas, recreativas e culturais que estimulam a autonomia e a vida do idoso da forma mais saudável possível”, revela Dra. Sandra.
Na VivaVida, as idosas não ficam apenas na frente da televisão, elas são estimuladas física e mentalmente para sua recuperação e participação na vida social, através de afazeres ocupacionais, lazer e exercícios físicos diários, com o objetivo de reabilitar funções, considerando questões sociais e emocionais que valorizam o acúmulo de experiência e sabedoria. “Minha tia, de 84 anos, ficava em casa sob a responsabilidade de uma cuidadora durante o dia e de outra à noite, no entanto, não tinha com quem interagir e não fazia nenhuma atividade física. Agora, praticando atividade ocupacional e fisioterapia, ela está conversando melhor, se locomovendo melhor; está gostando tanto da creche que no final de semana pede para voltar mais cedo para lá”, conta o sobrinho Dr. Nelson Itiro Myague, cardiologista pediátrico e responsável dela dona Dalva.
Ambiente acolhedor e atendimento diferenciado
A Creche VivaVida atende mulheres a partir dos 60 anos e foi adaptada especialmente para atender idosas ativas, que podem desenvolver atividades sociais. A permanência na casa depende da necessidade da família e da idosa, com vagas para período integral ou para o dia. No caso de uma diária completa são oferecidas seis refeições, com cardápio elaborado por uma nutricionista, que coordena a alimentação balanceada e adequada às idosas, respeitando suas necessidades nutricionais e indicações médicas.
Uma equipe de profissionais capacitadas e treinadas desenvolvem atividades para exercitar o corpo e a mente, estimulando o raciocínio, a memória, as habilidades motoras, a criatividade individual e coletiva do grupo, com harmonia na convivência e interação social. “O convívio com pessoas da mesma faixa etária, mesmos interesses e que requerem os mesmos cuidados, deixaram minha mãe, que tem 90 anos, mais tranquila e satisfeita. Além disso, a interação entre as moradoras e as funcionárias da creche é de muito respeito e carinho”, afirma o Dr. Dzonet Mercer, que é médico ginecologista, e filho da dona Aurora.
Atividades realizadas na VivaVida que estimulam a capacidade dos idosos para uma vida plena e feliz:
-
Hora da roda (conversa sobre fatos do interesse);
-
Alongamento e atividade física, em grupo ou individual;
-
Fisioterapia;
-
Leitura ou contação de história;
-
Hora da música, escolhida pelos idosos para ouvir e/ou cantar;
-
Culinária (preparo de um prato com a colaboração de todos);
-
Trabalhos manuais (crochê, tricô, bordado, tapeçaria, costura, tear);
-
Artesanato, utilizando materiais recicláveis;
-
Jogos;
-
Jardinagem ou horta (com canteiro adaptado para manuseio);
-
Caminhada (no jardim com rampa adaptada ou em circuito interno);
-
Filme (a escolha dos idosos ou por indicação dos familiares).