Bem Estar

O sucesso através da leitura

Novo método de desenvolvimento fisio-ocular ensina a leitura de 2.000 palavras por minuto, melhorando a concentração, o aprendizado e o êxito profissional

sucesso-atraves-da-leitura+pilbra

Ler é um exercício que exige concentração. A afirmação é senso comum, mas o que poucos sabem é que a leitura é uma ação que pode e deve ser treinada e aprimorada. Quantas vezes você se pegou lendo um livro e pensando em algo completamente diferente do que estava escrito? Sinal de que a qualidade da leitura não estava tão boa assim.

Mas essa realidade pode mudar e de forma rápida, como aconteceu com o servidor público Moisés Silva Junior, de 47 anos. “Trabalho na área de direito e meu serviço é leitura. Hoje faço as coisas com mais rapidez, passo o olho e acho rápido a informação que preciso”, declara. Para chegar a esse nível de compreensão e agilidade, Moisés fez os quatro meses de curso na Pilbra, multinacional fundada há 28 anos com o objetivo de incentivar o hábito de leitura e dar qualidade a esse processo.

Diretora da empresa em Londrina, Marcia Castro explica que a Pilbra trabalha com exercícios de fisioterapia ocular para aprimorar a leitura, eliminando os maus hábitos que adquirimos. “Fazemos um treinamento dos olhos para a leitura onde a pessoa amplia a faixa de reconhecimento visual. Ler é um processo mecânico onde você faz a junção das palavras por ideia. Com a técnica, ao invés de ver palavras, a pessoa vê as frases, é uma reprogramação visual”, explica.

Moisés conta que treinou em casa os exercícios recomendados e com isso multiplicou sua capacidade de retenção da informação, que chegou ao entendimento pleno. “É interessante porque você passa a ter uma velocidade de leitura com compreensão, ganha tempo. Eu tenho muitas coisas para ler, fazer projetos, analisar recursos. Com o método ganhei qualidade na leitura e o trabalho flui com mais rapidez”.

Ele afirma que com um pouco de dedicação, subiu a velocidade de leitura de 180 palavras por minuto (ppm) para 2.000 ppm. “O curso te leva a ter disciplina de treinamentos e essa disciplina faz com que você mude a forma como lê. Essa é a parte mais trabalhosa, mas quando você começa a fazer os exercícios e vê os resultados, eles saltam aos olhos e animam. Toda semana você percebe que vai aumentando gradualmente, e as vezes dá um grande salto na velocidade que realmente espanta”, exclama.

Gerente da Pilbra, Thiago Bueno explica que esse ganho é real. Ele aponta que a maioria das pessoas acaba se dispersando no ato da leitura, o ambiente externo com barulhos e lembranças interfere no processo. Eliminando esses “ruídos”, a compreensão e a velocidade aumentam. “Nos dispersamos quando lemos porque a velocidade com que processamos as informações no cérebro é muito maior que a velocidade de leitura. Por isso acabamos pensando em outras coisas. Com os exercícios da fisioterapia ocular, fazemos com que as pessoas sejam menos suscetíveis a essas intervenções e cheguem à compreensão plena do texto”.

Márcia completa que a técnica elimina a vocalização da leitura. “Recondicionamos a maneira como distribuímos os sentidos, é uma reeducação da leitura que desconecta o áudio do fonador. A leitura não depende do som, não precisamos ler e ouvir a palavra mentalmente para entender”, esclarece.

 

Carreira promissora impulsionada pela leitura

Ler com qualidade é hoje uma competência indispensável para estudantes e profissionais que desejam progredir e ter sucesso. Pessoas que adquirem o hábito de ler com facilidade e rapidez, assimilando o que leem, se desenvolvem social e culturalmente, evoluem intelectualmente por meio do conhecimento, melhoram como seres humanos, alcançam suas metas de trabalho, estudos e projetos. Enfim, conquistam o sucesso que almejam.

Passeando pelo Catuaí Shopping a enfermeira Flávia Lopes Gabani, de 25 anos, conheceu a Pilbra em um stand e resolveu experimentar o curso que prometia leitura rápida e eficiente. Professora da UEL e aluna do mestrado, ela sentiu a necessidade de aprimorar o ato de ler. “É bem interessante porque quando eles mostram como funciona a gente até duvida, mas quando começa a fazer, vê que realmente é verdade. Eu demorava, antes do curso, uma hora para ler um artigo do mestrado. Hoje, nesse mesmo tempo, leio quatro artigos. Acho que o que mais me deixa alegre é a velocidade, que aumentou muito”, comemora.

No teste inicial, Flávia lia cerca de 150 palavras por minuto (ppm) e não assimilava todo o contexto; terminou o curso lendo mais de 3.200 ppm com compreensão plena do conteúdo. “A economia de tempo foi o que mais ganhei. Minha leitura mudou muito, eles ensinam a ler em parágrafos, como se fosse uma foto da página. Hoje bato o olho e sem muito esforço já consigo captar o conteúdo”, atesta.

Quem também se impressionou com os resultados foi a advogada Luciana Midoi Hirata, de 26 anos. Atuando nas áreas criminal, cível e trabalhista, ela tem grande volume de petições, ações e documentos jurídicos para se debruçar todos os dias. “Minha profissão exige muita leitura e é a partir da compreensão dos textos que consigo redigir outros. Antigamente eu precisava ler várias vezes o mesmo texto para compreender e começar a escrever, hoje consigo assimilar tudo o que está escrito na primeira leitura”, conta.

A advogada brinca que o conhecimento adquirido na Pilbra será válido para toda a vida. “Como você já aprendeu o método, vira uma coisa automática. É como aprender a andar de bicicleta, você não esquece mais e pode aplicar a técnica naquilo que tem vontade e facilita muito no trabalho.”

Luciana conheceu o método no ano passado e lamenta não ter feito o curso antes.  “Se eu tivesse feito na época que fiz a faculdade, teria absorvido muito mais conteúdo do que hoje eu tenho. Até recomendo para quem está pensando em fazer vestibular, está na faculdade, ou quer prestar concurso, porque nessa fase a gente precisa ler muito e reter grande quantidade de informação.”

Para quem ainda duvida da técnica, a advogada confessa que também tinha as suas incertezas, que caíram por terra já no decorrer do treinamento. “Muitas vezes as pessoas não começam o curso porque são céticas. Eu comecei cética, olhei todo o material, os guias, e vi que não era nada absurdo, mas uma questão de disciplina e aplicação, fazer os exercícios e acreditar que você consegue fazer. Sou a prova viva de que isso é possível”, brinca.

O servidor público Moisés concorda e garante que os resultados são incríveis. “É algo que surpreende, só quem faz para perceber isso, porque passa a ter compreensão e velocidade. Dou o depoimento porque acredito.”

“Hoje bato o olho e sem muito esforço já consigo captar o conteúdo.”

 

Reprogração visual

O programa Integral de Leitura desenvolvido pela Pilbra, com a supervisão de profissionais qualificados, serve como uma ferramenta diferenciada e imprescindível nos dias atuais. A velocidade com que a informação circula requer maior habilidade de estudantes e profissionais que acompanham esse ritmo e desejam conquistar espaço no mercado de trabalho.
A diretora Márcia Castro aponta que o teste de leitura inicial, que pode ser feito gratuitamente na Pilbra, é o primeiro passo do processo. Por ele a pessoa fica sabendo como está a sua capacidade de ler, compreender e reter informações de um texto e vê como pode aperfeiçoar essa ação. “Assim como o exercício é importante para o corpo, a leitura é importante para o cérebro e pode ser aperfeiçoada”, aponta Márcia.
A correção de hábitos errados que foram adquiridos ao longo da vida é parte importante do treinamento. Ao final, o “novo leitor” poderá ler até 200 páginas em 20 minutos com qualidade, ou seja, compreendendo o que leu. Isso é possível por tratar-se de um programa de desenvolvimento fisio-ocular, e não de um curso, com acompanhamento pedagógico e visando a eliminação de vícios de leitura.
O trabalho é realizado de forma personalizada com no máximo seis alunos em uma sala de aula, para melhor avaliação do rendimento individual. O atendimento multidisciplinar completa a eficiência da técnica.

Os benefícios da leitura vão além da imaginação e podem mudar a vida de uma pessoa.

  • Promove a integração social;
  • O ato de ler exercita o cérebro;
  • Previne o mal de Alzheimer;
  • Desenvolve a autoestima e o senso e olhar crítico;
  • Amplia horizontes;
  • Torna os profissionais mais capacitados e competentes;
  • Promove a aprendizagem das obras literárias;
  • Amplia o vocabulário;
  • Resgata a cidadania.
+ Saiba mais