Muito mais que postura, um posicionamento para enfrentar a vida
Você já parou para pensar que sua postura está diretamente ligada à forma como você direciona a sua vida, saúde, trabalho, casa, esposo(a), filhos?
E como você tem enfrentado a vida? Estar com dores já é uma resposta. Que tal avaliar sua real postura frente ao mundo, as pessoas e a vida? Mude de atitude, de hábito, antes que seja tarde.
E como você tem enfrentado a vida? Estar com dores já é uma resposta. Que tal avaliar sua real postura frente ao mundo, as pessoas e a vida? Mude de atitude, de hábito, antes que seja tarde.
Nós usamos o nosso corpo todos os dias, todos os instantes, e na maioria das vezes o usamos errado, o agredimos.Então, pare para pensar, para alongar e fortalecer, com consciência.
Aprenda a corrigir, recuperar e utilizar seu corpo de forma correta pela RPG (Reeducação Postural Global), uma técnica da fisioterapia que elimina desvios de coluna e joelhos, dores musculares e lombares, LER, previne hérnia de disco, tendinite, bursites, lombalgias e torcicolos.
A fisioterapeuta especialista em fisioterapia respiratória e com formação superior em RPG pelo Instituto Philippe Souchard (criador do método), Josleide Baldim Hlatchuk, observa que para muitas pessoas a dor passa a ser uma companheira diária, causando uma importante queda na qualidade de vida e no trabalho. Por isso, tratar o efeito, a dor e o problema não é suficiente: é preciso investigar as causas, que estão, na grande maioria das vezes, relacionadas aos maus hábitos posturais. “É necessário trabalhar a re-educação”, enfatiza a especialista.
Consciência corporal
Engenheiro, 43 anos, 22 de profissão, Túlio Balardin, no meio do corre-corre diário entre o escritório e as obras, começou a se queixar de dor nas costas e no joelho. Incomodado, foi procurar ajuda da RPG. “Fizemos uma avaliação minuciosa e então pude perceber que foram 43 anos de hábitos posturais errados que me causaram essas dores terríveis”. Balardin costumava ficar muito tempo inclinado sobre a mesa de trabalho, com os ombros caídos e a coluna curvada, sem perceber. Depois de um mês de tratamento já pode sentir a melhora. “Quando comecei o tratamento, foi difícil ficar na posição correta, de tão mal acostumado que estava. Depois de um tempo, inverteu. Hoje não me sinto bem quando estou com a postura errada”, comenta ele.
Casos como o dele são muito comuns, pois, segundo Josleide, as pessoas procuram uma posição para se sentir mais “confortáveis” e após algum tempo se habituam a ela e pensam que está correta.
Patrícia Maria Voitoviczi, analista de sistemas, 32 anos, trabalha cerca de 6 horas em frente ao computador e começou a sentir fortes dores nas costas. Quando foi investigar as causas descobriu que tinha escoliose e lordose. Ela diariamente sentia a coluna travar, mas depois de iniciar o tratamento conseguiu identificar as causas e corrigir a má postura. “Graças as orientações de como posicionar-me corretamente em casa e no trabalho, hoje felizmente não sinto mais dor”, comemora. A RPG também está fazendo bem para sua gestação de sete meses. “Todas as grávidas reclamam de dor nas costas, ainda mais nesse período, quando a barriga realmente pesa. Eu só sinto pequenos incômodos, normais da gravidez. A RPG tem grande contribuição nisso,” comenta ela.
Para Maria José Resmer, 51 anos, funcionária da Companhia de Informática do Paraná, a RPG veio livrá-la de uma cirurgia para tratamento da hérnia de disco e da hiperlordose que lhe atormentava a vida. “Com mais ou menos seis sessões já pude sentir a melhora da pressão que sentia no pescoço e alívio das dores”, avalia. Hoje ela pode dizer que a técnica corrigiu sua hiperlordose e a deixou livre da cirurgia, pois cuidando da postura e da respiração, ela consegue fazer todas as atividades sem dor. “Sinto-me muito mais disposta e animada”, reconhece Maria José.
Estes três casos representam o que há de mais comum no dia-a-dia da RPG. Dra. Josleide explica que as pessoas precisam adquirir consciência corporal, aprendendo a andar, sentar, dormir, trabalhar, ler e até a respirar de forma adequada, sem agredir o corpo.
Com a técnica da fisioterapia, é possível corrigir a postura, eliminar os desvios, relaxar o corpo, aliviar dores musculares e lombares, agindo principalmente na mudança de hábitos, a fim de evitar problemas mais sérios. Além disso, a RPG auxilia alongando e fortalecendo os músculos encurtados e dando consciência corporal, pois quase sempre usamos o nosso corpo sem pensar nele.
Nas primeiras sessões os resultados já aparecem, dando ao paciente uma sensação de leveza e bem-estar, diminuindo as dores, afirma a fisioterapeuta. “Com 10 sessões a consciência de uma nova postura já estará instalada e será difícil retornar à posição errada”, garante ela.
Além do trabalho realizado durante as sessões, Josleide investe nas orientações posturais para as atividades da vida diária, seja em casa ou no trabalho. Isso faz a diferença para o sucesso do tratamento.
+ Saiba mais