Atividade Física

Mais disposição para o trabalho

A prática regular de natação fortalece a saúde e promove mais qualidade de vida e bem estar

mais-disposicao-para-o-trabalho+amaral
“Pratico natação há três anos. Quando fiquei um período sem nadar, senti a diferença que a natação faz na minha vida: auxilia na perda de peso, melhora o condicionamento físico e dá muito mais disposição para o trabalho”, revela o especialista em telecomunicações Pedro Nazareno da Silva, de 52 anos, que foi motivado a nadar para fortalecimento de um joelho operado e também para regular a pressão arterial. “Além de fortalecer a capacidade cardiorrespiratória, a natação melhora o humor, acaba com o estresse e a ansiedade e interfere para um melhor rendimento profissional”, acrescenta o aluno da Escola de Natação Amaral, que já pensa em competir.
Todos estes benefícios do esporte foram também relevantes para Ilian Lopes Vasconcelos, 56, administradora de empresas. Ilian pratica natação há 26 anos, todos os dias, às 7h da manhã. “A prática regular de natação me ajudou a perder peso, nunca mais tive um resfriado e até agora não apresentei nenhum sintoma da menopausa, nem mesmo a osteoporose, tão comum na minha faixa etária”, afirma. Segundo ela, a natação é fundamental para sua qualidade de vida e bem-estar. “Nadar significa maior disposição física e mental para realizar todas as atividades do dia-a-dia”, acentua a administradora, que tem duas filhas e uma neta nadando na Amaral.   “O ambiente familiar e a seriedade com que é desenvolvido o trabalho na escola foram decisivos para que minha família seguisse o meu exemplo”, completa.
Pessoas felizes e com saúde
A Amaral tem uma missão bem definida: fazer pessoas felizes e com muita saúde. Para isso, oferece 7 piscinas, cada uma com seu próprio vestiário. Assim, trabalha separadamente cada faixa etária, procurando desenvolver a capacidade máxima do aluno, sempre respeitando sua individualidade. “Temos uma estrutura que se preocupa com cada detalhe e um planejamento de aulas rico em conteúdo, oferecendo inúmeras atividades para o desenvolvimento global e harmonioso do ser humano”, conta Fernando Amaral, educador físico e especialista em fisiologia pela Universidade de São Paulo (USP). Além da natação, a escola oferece hidroterapia e outras atividades físicas como watsu, taekwondô, triátlon, polo aquático, hidrogestantes, ginástica e musculação, escola de surf e paraquedismo, entre outras.
Há 12 anos, Marinês Quintino Portella, 48, ortodontista, pratica natação 5 vezes por semana, às 5h45. “Levanto cedo porque a natação faz toda a diferença”, diz a aluna assídua. “Começo o meu dia com uma melhor resistência física e com a cabeça desestressada para enfrentar o trabalho”, conta. O engenheiro elétrico Sérgio Isidoro Canestraro Milani, 27, é outro exemplo de nadador convicto. Começou a nadar com 10 anos e não parou mais; pratica também surf, rapel, trekking e é triatleta. “Considero a natação um esporte completo e fundamental para enfrentar a rotina muitas vezes estressante do trabalho e da vida em uma cidade grande”, afirma. Apesar de ser um esporte que exige comprometimento e dedicação, principalmente no inverno, segundo o esportista, com certeza traz muitos benefícios à saúde e ao bem-estar. “Depois de nadar, sinto-me relaxado para o resto do dia; o trabalho rende mais e fico mais disposto”, diz. E conclui: “A prática da natação me levou a uma vida mais saudável. Evito cometer excessos na alimentação e não bebo nenhum tipo de bebida alcoólica.
Passei também a praticar travessias em águas abertas (mar), o que evoluiu para a prática do triátlon, mas o desafio é completar a prova do Ironman que será realizada em Florianópolis, em maio de 2009. Sou muito grato pela dedicação do meu treinador e pela atenção nos treinos e competições, sempre me incentivando para um desafio ainda maior”. Ano passado, o engenheiro ficou em 4º lugar em sua categoria    no circuito Mercosul de Travessias. Tudo isso graças à natação!
+ Saiba mais