Beleza e Estética

Mais bonita do que nunca

Não deixe para cuidar de você só no final do ano. Existem tratamentos que podem ser associados e realizados em qualquer época

mais-bonita-do-que-nunca+deborah-torre

Quer saber qual tratamento você pode fazer durante o ano todo sem precisar se preocupar em não pegar sol, não ficar com o rosto manchado e sem se afastar das atividades diárias? Pensando apenas em revitalizar, dar uma aparência mais jovem, suavizar linhas de expressão e levantar a autoestima? Então anote esta dica: a toxina botulínica tipo A (sendo a marca mais conhecida o Botox) e o preenchimento podem ser realizados no verão, no outono, na primavera ou no inverno, e você só precisa manter os cuidados normais de rotina que todo mundo deve ter: lavar o rosto diariamente, usar filtro solar e manter a pele hidratada.

São tratamentos rápidos e com resultados visíveis em pouco tempo, sem a necessidade de se submeter ao bisturi. Um profissional capacitado para realizar as aplicações é o fator mais importante para um bom resultado. Os especialistas mais indicados são os dermatologistas e cirurgiões plásticos. “O médico precisa avaliar o que o paciente quer e analisar se realmente há indicação do procedimento, para obter um resultado harmonioso”, indica a dermatologista Dra. Deborah de Torre Ataíde.

 

É possível  fazer todos os procedimentos e ter uma expressão natural

Muitas mulheres têm receio de que a musculatura facial paralise por completo após a aplicação da toxina botulínica. “Mas desde que bem aplicada, apenas relaxa a musculatura, deixando um aspecto bastante natural”, explica Dra. Deborah. Ou seja, aquela aparência “esticada” está longe da indicada por médicos. “O segredo para um resultado sem exageros é a individualização do tratamento, com diferenças nas doses aplicadas e nas regiões a serem melhoradas”, comenta a dermatologista.

Foi justamente esse ponto de equilíbrio que buscou a periodontista Rossana Luzia Fabri Rosenstein, de 45 anos. “Com a dose certa, a Dra. Deborah conseguiu tirar aquela minha aparência de cansada. Fiquei com o rosto mais jovem e um visual mais leve. Até o meu sorriso ficou mais expressivo. Consegui o que eu queria e agora estou de bem com o espelho”, comemora Rossana, que fez as aplicações nas regiões da testa, olhos e nariz.

A toxina botulínica tipo A também pode ser utilizada de forma preventiva, para suavizar as rugas que ficam marcadas devido à movimentação dos músculos da face, como os da testa, entre as sobrancelhas e os pés-degalinha. Mas é preciso saber a hora certa de fazer o procedimento. Rossana conta que a primeira vez que fez as aplicações foi há três anos, porém não achou muita diferença. “Ainda não precisava, pois minhas linhas de expressão não eram tão visíveis. Mas dessa vez o resultado foi surpreendente”, aconselha a periodontista.

O tratamento precisa ser reaplicado com uma periodicidade que varia de quatro a seis meses. Assim, se alguma reação adversa aparece devido à aplicação, ela vai durar o mesmo tempo que a substância. “Não é nada definitivo”, afirma a dermatologista.

 

Preenchimento facial

Enquanto a toxina botulínica tipo A é indicada para atenuar marcas de expressão, o preenchimento facial é específico para repor a perda de volume no rosto, que causa sinais mais profundos, como o sulco entre a boca e o nariz, conhecido como “bigode chinês”. O tratamento consiste na aplicação de uma substância que preenche essa área e estimula a produção de colágeno, resultando em uma revitalização de aspecto natural, sem exageros, que pode durar de oito a doze meses, no caso do ácido hialurônico, uma das substâncias mais utilizadas.

O fato de não ser um método cirúrgico e proporcionar resultados bastante satisfatórios foi o que mais chamou a atenção da empresária Tereza Beatriz Sonda, de 52 anos. “Você não precisa ficar internada e o resultado aparece rapidamente. A primeira aplicação foi de toxina botulínica. Gostei tanto que decidi fazer novamente e ainda associei com o preenchimento. Faço a cada seis meses e em qualquer estação do ano”, conta a empresária que já é adepta dos tratamentos há quatro anos para as regiões dos olhos, testa e no famoso bigode chinês.

Tereza diz que fará quantas aplicações de preenchimento e toxina forem necessárias. “Não podemos querer milagres, mas devemos aproveitar tudo o que temos disponível para realçar a nossa beleza e desfrutar dos resultados conquistados. Melhorar o produto aos poucos”, brinca a empresária. Dra. Deborah alerta também que é preciso sempre investir na prevenção, com o uso de protetores e hidratantes próprios para cada tipo de pele.

+ Saiba mais