Flebologia e varizes – Descubra alguns “segredos”
Métodos menos invasivos para tratar as varizes sem medo
Flebologia é a área da Medicina que estuda as doenças das veias (como as varizes) e reúne especialistas que tratam o problema. “No mundo inteiro, médicos apaixonados pela área dedicam-se em tempo integral ao estudo e tratamento das veias”, afirma Dr. Augusto Sampaio, da Angioclin – Vein Center.
De acordo com o médico, varizes nem sempre são sinônimos de doença. “Muitos casos têm evolução leve e não complicam”, esclarece. O problema está justamente em avaliar precisamente o grau da doença e a expectativa do doente e, com isso, escolher o melhor tratamento. O médico explica que as chances de ter varizes são maiores quando os pais também têm, em mulheres, se possuem muitos filhos, em pessoas sedentárias e devido ao envelhecimento. “Cuide-se e previna as complições tratando logo, pois vai ficar mais trabalhoso com o agravamento”, sugere Dr. Sampaio.
O importante é fazer sempre uma avaliação médica. “Se na primeira consulta já vemos varizes calibrosas, realizamos uma ecografia em cores para examinarmos abaixo da pele. Se a paciente ainda toma hormônios, eles aumentam o risco de flebites e tromboses. Portanto, é bom saber como está internamente”, acentua o profissional. O paciente tem uma visão bidimensional das varizes (comprimento e altura), pois vê apenas a pele. O especialista tem uma visão tridimensional, usando aparelhos como o fleboscópio e a ecografia, obtendo uma perspectiva mais profunda do problema.
De acordo com Dr. Sampaio, muitas pessoas têm problemas superficiais e “feios”, mas que não complicam; outras têm apenas internamente, e no início não aparecem, porém podem complicar seriamente no futuro. “Não tenha medo dos tratamentos, eles estão mais seguros e a maioria requer pouca ou nenhuma anestesia ou repouso. Um profissional dedicado à flebologia irá examinar atentamente e dará detalhes das melhores opções de tratamentos, dos tradicionais aos mais modernos, associando microespuma, laser, minicirurgias, entre outros”, afirma Dr. Sampaio, que há três anos utiliza o endolaser no refluxo da veia safena, com anestesia local, sendo “uma inovação no tratamento das varizes, permitindo o retorno ao trabalho em um dia”, destaca o médico.
+ Saiba mais