Exercícios que revitalizam e levantam a autoestima
Apenas 30 minutos de exercícios por dia podem fazer você mudar de vida, recuperando a autoestima e a saúde
É possível encontrar motivação e força de vontade para perder mais de 20 kg sem auxílio de medicamentos ou dieta rigorosa, apenas malhando e controlando a alimentação? A funcionária pública Maria Carolina Domingos Batista, Carol, de 31 anos é prova de que sim.
Carol chegou a pesar 80 kg e se sentia muito mal. Cada vez mais retraída, se isolava e estava com a autoestima baixa. “Sempre fui gordinha, mas, ao longo dos anos, ganhei cerca de 10 kg”, conta. Ela foi a vários médicos e procurou diversas academias, mas não conseguia dar continuidade a nenhum tratamento: “Quando encontrei a academia Curves, renasci para a vida. Perdi 20 kg e reencontrei a alegria de viver”.
Recompensa
Carol mora perto da academia e a frequenta diariamente, mesmo sendo necessários apenas três dias por semana. “Em outras academias, eu tinha preguiça, perdia muito tempo e tinha que esperar pelos equipamentos. Aqui não consigo ter preguiça”, diz.
No ambiente descontraído, alegre, divertido e seguro da Curves, Carol conseguiu atingir seus objetivos: perder 15 kg em sete meses, passando de 48% de IMC (Índice de Massa Corporal) para 28%.
A fisioterapeuta Cristiane Brentan, 33 anos, também é aluna da Curves do Bacacheri / Boa Vista há um ano e está tão satisfeita que recomenda o método da academia para seus pacientes. “Me sinto mais disposta e adquiri tônus e força muscular. Os equipamentos são ergonômicos do ponto de vista terapêutico, sem risco de grandes impactos, e podem ser utilizados por mulheres de qualquer idade. Isso é muito bom”, ressalta.
Exemplo de que a Curves é uma academia para todas as idades é Vânia Kautz, de 63 anos. Ela vai à academia quase todos os dias, em vários horários e alcançou um resultado importante para a saúde: “Depois de seis meses de Curves, minha osteoporose regrediu e passou para osteopenia”, afirma. “E me livrei da depressão.”
Nova forma de fazer ginástica
A Academia Curves tem uma proposta diferenciada, pois atende só mulheres e exige apenas 30 minutos diários em exercícios. Em um circuito, aparelhos hidráulicos trabalham o fortalecimento muscular e a queima de calorias. A proprietária da Curves do Centro Cívico Cynthia França Guerreiro explica que os 30 minutos na Curves equivalem a uma hora e meia de exercícios em uma academia convencional. “Os equipamentos são hidráulicos e a diferença é que quanto mais rápido a pessoa faz o exercício, mais pesado fica o aparelho, e cada uma faz de acordo com seu limite”.
Segundo Dulce Almeida, gerente da unidade Curves do Centro Cívico, a proposta é fortalecer mulheres – em todos os sentidos – motivando-as a atingir seus objetivos. Para tanto, a fórmula é simples: “Amar o trabalho e amar as alunas”, afirma Dulce. “Aqui, as mulheres não são um número, são realmente pessoas importantes para nós e que estão sempre, todo o dia, em contato direto conosco durante o circuito”, assegura.
+ Saiba mais