Eu uso óculos
Saber escolher a melhor lente para atender às necessidades é tarefa para especialista
Lentes de grau são itens obrigatórios na vida de quem enfrenta problemas como miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia. Mas escolher aquela que melhor se adapta às necessidades não é tarefa das mais fáceis. Marcas, tipos e materiais usados se confundem na cabeça do leigo, que precisa contar com profissionais especializados para ter a certeza de que não vai levar pra casa “gato por lebre”.
Luciana Gobeti, empresária da ótica que leva seu sobrenome, diz que a tecnologia hoje é uma grande aliada para devolver e manter o prazer de enxergar. “De nada adianta usar óculos que vão cansar a vista e limitar o campo de visão. Hoje em dia há marcas especializadas no mercado para elaborar lentes sob medida, conforme a necessidade do cliente”, explica. Por isso, na ótica Gobetti ela só trabalha com lentes conceituadas e já consagradas no Brasil e no mundo, como as lentes Zeiss, Varilux e Hoya.
Quando entramos no mundo das lentes multifocais, a tecnologia é essencial. A alemã Zeiss, por exemplo, tem uma lente 3D que oferece maior campo de visão, deixando a imagem o mais próximo do real possível. Elas são customizadas pela tecnologia Precise Form by ZEISS™. “Com isso, a visão do cliente fica até 40% mais ampla e com maior nitidez se comparada a uma lente de visão simples”, afirma Luciana.
Na lente convencional, feita com padrões pré-estabelecidos, a pessoa é que tem que se adaptar às lentes. Com as lentes Customizadas ZEISS 3D, elas que se adaptam à pessoa, garantindo maior nitidez.
Lentes de qualidade são sinônimo de saúde visual. Atualmente lemos muitas notícias sobre coração, aprendemos a ter uma boa alimentação, mas nos esquecemos que os olhos também precisam de cuidados especiais. Lentes fora de padrão, com grau equivocado, adquiridas em locais sem licença para vender o produto, podem agravar os problemas da visão.
Outro cuidado importante para a saúde é o uso de óculos de sol para proteger os olhos dos raios UVA e UVB. Não basta ter a lente escurecida, é preciso garantir a proteção dos raios ultravioletas, filtrar essa radiação que é nociva à saúde. Usar óculos sem a proteção é até mais perigoso que não usá-los. Isso porque a pupila se dilata quando há menor luminosidade incidindo sobre ela. Se a pessoa está com óculos de sol sem proteção, os raios UV vão penetrar com maior intensidade, podendo provocar sérias lesões.
Os efeitos da radiação UV são cumulativos e quanto mais os olhos se expõem a ela, maiores serão os riscos com o passar dos anos. “Por isso aconselhamos o uso de óculos escuros de boa qualidade e que ofereçam proteção adequada a seus olhos, não apenas durante o verão, e sim durante o ano inteiro. Todos nós estamos sujeitos aos danos causados pela radiação solar”, alerta Luciana.
+ Saiba mais