Esporte por prazer
Orientação é a chave para integrar a atividade física com o prazer ao seu dia a dia
Que praticar exercícios físicos traz benefícios para a saúde, melhora a estética, o condicionamento físico, a disposição e até a autoestima, todos sabem. O desafio é fazer com que as pessoas percebam que o exercício físico não é apenas uma obrigação, mas sim uma atividade prazerosa. “Existem vários tipos de atividades físicas, que atendem às mais diferentes preferências”, conta o professor de Educação Física Otávio Tavares, especializado em Fisiologia do Exercício e que trabalha há dez anos como personal trainer.
“Cabe ao profissional de Educação Física orientar e indicar uma atividade que se adapte a cada pessoa, de acordo com o objetivo e estilo de vida dela”, explica o personal. Otávio revela que o segredo está em reeducar as pessoas a incorporar ao seu dia a dia o hábito da atividade física, com um bom acompanhamento e muita motivação. “O acompanhamento é fundamental. Quando existe uma correta orientação, com um programa individualizado, desenvolvido de acordo com a necessidade de cada pessoa, os resultados serão mais satisfatórios e virão em menos tempo”, enfatiza.
O engenheiro civil Hélio Faret Sobrinho, de 30 anos, começou a correr a convite do irmão. Porém, os dois logo perceberam que precisavam de orientação. “Há três meses passamos a ter acompanhamento profissional e, desde então, percebi uma enorme diferença. Hoje corro de maneira eficiente: sinto a evolução de meu desempenho, não me machuco e estou bem mais motivado”, revela o engenheiro, que não vê mais o esporte como uma obrigação.
O irmão de Hélio, o contador Nelson Faret Filho, de 38 anos, sempre gostou de correr, mas ficou anos parado por falta de tempo. “Percebi que precisaria de ajuda para recuperar o bom condicionamento e encontrei no personal o acompanhamento e a orientação que necessitava”, revela o corredor. Otávio treina com eles uma vez por semana. Nos demais dias, os irmãos realizam o treino de acordo com uma planilha, assim observam o desempenho e, se necessário, realizam ajustes. “Depois de um dia de trabalho, correr faz com que me sinta renovado. Quando não corro, sinto muita falta”, afirma Nelson.
Outro exemplo de melhora e satisfação com os resultados da atividade física supervisionada é o da bancária Ludmila Monteiro Ticum Chiumento, de 28 anos. Ludmila buscou a prática de exercícios para emagrecer, conquistar um corpo mais definido e também para cuidar da saúde. Ela, que conta com o auxílio de Otávio Tavares há pouco mais de dois meses, já percebeu a diferença. “Antes tinha dificuldade em seguir os exercícios com assiduidade. Agora, pratico musculação e atividades aeróbicas quatro vezes por semana. É muito mais fácil seguir o planejamento quando se tem uma orientação sobre os exercícios. O fato de ter alguém incentivando também facilita muito”, conta.
Ciclismo: treinamento em grupo (do iniciante à competição)
Atleta de ciclismo há mais de 18 anos, o personal trainer Otávio Tavares, junto a outros amigos também professores, faz parte de uma equipe de ciclismo que treina em grupo três vezes por semana. Os treinamentos, realizados em estrada, têm a duração média de 2 a 3 horas e são uma opção para aquelas pessoas que preferem atividades ao ar livre. Participar de grupos de ciclismo pode ser uma atividade com múltiplos benefícios, mas é importante que os grupos tenham sempre a supervisão de um profissional que possa acompanhá-los.
“Algumas pessoas que treinam bike indoor em academias durante a semana estão procurando o ciclismo de estrada como atividade nos finais de semana. Tenho alunos que já estão participando de competições amadoras”, ressalta o Prof. Otávio.
+ Saiba mais