Angiologia / Vascular

Ecografia a laser, uma parceria contra as varizes

Tratamentos aliados à ecografia garantem maior segurança, precisão, te´cnicas menos invasivas e a certeza dos melhores resultados.

ecografia-e-laser-uma-parceira-contra-as-varizes+angioclin
Com a proximidade do verão, muitas mulheres buscam orientação sobre como cuidar e o que pode ser feito para minimizar as desagradáveis varizes. Na verdade, o tão odiado distúrbio não é apenas um problema estético, que envergonha principalmente as mulheres. Muitas vezes elas causam dor, inchaço, fadiga e até úlceras nas pernas.  Assim, quase sempre impedem que as pessoas usufruam a vida na sua totalidade, limitando as atividades. Com o calor, tal desconforto pode se tornar ainda maior. Por isso, é sempre importante consultar um médico, para saber o que pode ser feito para a saúde e beleza das pernas.
As varizes são aquelas veias que saltam das pernas, provocando, às vezes, dores intermitentes. De qualquer forma, elas acabam com qualquer animação da mulher na hora de ir à praia ou vestir uma roupa mais curta. De acordo com os especialistas, a doença ocorre porque o sangue não consegue “subir” nas veias superficiais da perna e acaba congestionando-as. O resultado é a dilatação dessas veias, ocasionando sensação de peso e ardência. “Mais freqüente após os 40 anos e em mulheres, as varizes geralmente são hereditárias, mas podem ser desencadeadas por gravidez, obesidade, alterações hormonais e vida sedentária”, explica o cirurgião geral Augusto Sampaio, da Angioclin – Vein Center, médico com treinamentos nos melhores centros do Brasil e Estados Unidos em técnicas de procedimento a laser e que alia sempre a ecografia (ecodoppler colorido) aos procedimentos que executa.
Uso da ecografia
Existem três formas de veias dilatadas: as linhas finas avermelhadas (telangiectasias), as veias mais azuladas (varizes reticulares) e as que saltam da pele (varizes). De acordo com o médico, o ideal é tratar precocemente, nos primeiros sinais, pois o tratamento é proporcional à doença. Assim, casos leves necessitam de tratamentos simples, e varizes severas requerem tratamentos mais sofisticados. “É importante o paciente tratar com um profissional experiente e que disponha de todos os recursos para diagnóstico e tratamento, pois para cada tipo de varize existe uma técnica ideal a ser indicada”, adverte o médico.
A grande evolução do tratamento das varizes é a associação com a ecografia, que, utilizada pelo cirurgião antes (mapeamento de varizes), durante e depois do procedimento, permite os melhores recursos terapêuticos, cada vez menos dolorosos e invasivos, mais confiáveis e de melhores resultados.
Segundo o Dr. Augusto Sampaio, todos os tratamentos requerem cuidados básicos,especialmente a utilização de meia elástica e, de modo geral, não necessitam qualquer forma de repouso. Conheça os tratamentos para varizes mais modernos e eficazes:
Espuma densa
Indicação: varizes pequenas, médias e grandes.
Como funciona: o medicamento injetado desloca o sangue da veia, ficando mais tempo no local e aumentando o poder de secagem.
Espuma densa assistida por ecografia
Indicação: varizes distantes da pele, que não podem ser tratadas com técnicas visuais.
Como funciona: mesmo método anterior, mas realizado com visualização do vaso por ecografia.
 Endolaser – ELVeS (Endolaser Vein System)
Indicação: problemas nas safenas e varizes de grosso calibre.
Como funciona: introdução de minifibra óptica, através de uma agulha, controlada por meio de ecografia e pela luminosidade da ponta da fibra. Se dispara o laser à medida que se retira a fibra, causando encolhimento e fechamento do vaso. O paciente usa uma meia elástica por 10 dias apenas. Tem alta eficácia (98%), sendo realizado com anestesia local e leve sedação,quase sem hematomas e sem cicatrizes.
Escleroterapia
 Indicação: para os pequenos vasinhos (aranhas vasculares).
Como funciona: através de injeções nos vasinhos, com finalidade de impedir a circulação nos mesmos, ou pela utilização do laser (que não serve para todos
tipos de vasos e tons de pele). De modo geral, os vasos respondembem ao tratamento com pequenas injeções.
Minicirurgia
Indicação: pequenas varizes azuladas na pele, com mais de 2mm de calibre.
Como funciona: com anestesia local e sedação leve, o médico faz pequenos furos de 1mm na pele. Sob visão ampliada com lupa cirúrgica, “pesca”as varizes e as remove até longos trajetos. Um aparelho chamadofleboscópio transilumina a pele, para melhor identificar as veias.
Como amenizar o problema:
No verão, o calor estimula a dilatação das varizes e aumenta o inchaço e seus sintomas. O cirurgião dá algumas dicaspara livrar as pernas desse incômodo na estação:
Tomar banhos frios
Elevar as pernas 3-4 vezes ao dia por 30 minutos
Fazer exercícios regulares (ficar na ponta dospés/calcanhares alternadamente)
Ingerir bastante líquido
Evitar alimentos muito salgados
+ Saiba mais