Fisioterapia

Dores na coluna? Você pode viver sem elas!

O pioneirismo e a tecnologia de ponta exclusiva do Instituto de Tratamento da Coluna (ITC Vertebral) permitem que pessoas portadoras de patologias da coluna livrem-se das dores sem cirurgia

dores-na-coluna+itc

A lesão de hérnia discal na coluna lombar, que estava limitando suas atividades e prejudicando a sua qualidade de vida, levou o médico Dr. Maurício Montemezzo, de 26 anos, a procurar por um tratamento urgente. “Tive uma crise forte na qual precisei ser internado. Na ocasião, as dores eram controladas com cerca de três classes de analgésicos e anti-inflamatórios, tão intensos eram os sintomas da doença. Foi quando tive a indicação da técnica inovadora que melhorou meus sintomas e na 12ª sessão acabou com a dor”, revela o médico, que acrescenta: “no primeiro momento, é difícil acreditar em uma melhora tão grande. Porém, hoje, após completar o tratamento e seguir com a manutenção do fortalecimento paravertebral, percebo que realmente a cirurgia não será mais necessária, e que a minha recuperação está completa”.

A técnica inovadora chama-se RMA (Reconstrução Músculo-Articular da Coluna Vertebral), um programa pioneiro criado pelo Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral (ITC Vertebral) para o tratamento de hérnia de disco, protusão discal, lombalgias, cervicalgia e doenças degenerativas da coluna vertebral, evitando, na maioria dos casos, intervenção cirúrgica. “O tratamento promove uma descompressão da hérnia de disco, das estruturas nobres da coluna lombar e cervical, bem como um reforço específico dos músculos que dão sustentação e estabilização vertebral”, explica o fisioterapeuta Dr. Giuliano Martins, especialista em Coluna Vertebral.

 

Entendendo a RMA

A RMA apresenta elevado índice de bons resultados para pacientes de todas as idades, que sofrem de dores nas costas oriundas de diversos problemas, como: lordose, cifose, escoliose, traumatismo da coluna, sedentarismo, entre outros. Tudo isso com o diferencial de utilizar macas exclusivas para tração eletrônica e flexão-descompressão.

“Creio que a vantagem do tratamento proposto é a rapidez da melhora, pois as técnicas tradicionais da fisioterapia até levariam a um bom resultado, porém, com um tempo estimado de um ano ou mais. Além disso, vejo esta técnica como uma ótima opção de tratamento, tanto para casos em que não houve indicação cirúrgica, como para acompanhamento pré e pós-cirúrgico de pacientes com lesões de coluna lombo-sacra”, destaca o paciente e clínico geral Dr. Maurício Montemezzo, que encontrou a solução para o tratamento de sua hérnia de disco.

Outra paciente, a pedagoga Neli Gonçalves, de 56 anos, também sentiu os resultados do tratamento, obtendo alívio das dores provocadas por uma hérnia de disco na coluna lombar. ”Há dois anos vinha sofrendo com dores que limitavam muito meus movimentos e a minha vida. Depois que iniciei o tratamento, as dores foram diminuindo e hoje me sinto recuperada”, salienta a pedagoga, que passou a praticar Pilates para manter os resultados obtidos.

A Reconstrução Músculo-Articular da Coluna Vertebral é um programa fisioterapêutico que utiliza técnicas de fisioterapia manual, mesa de tração eletrônica, mesa de descompressão dinâmica, estabilização vertebral e exercícios de musculação. “A nossa tecnologia de ponta, com mesas de tração e flexo-descompressão, trazidas dos EUA, hoje só são encontradas no ITC, aliada ao pioneirismo em oferecermos tratamentos não cirúrgicos, rápidos e eficazes, para patologias de coluna”, destaca Dr. Giuliano.

O programa do ITC visa melhorar o grau de mobilidade músculo-articular; diminuir a compressão no complexo disco vértebras e facetas, dando espaço para nervos e gânglios; e fortalecer os músculos profundos e posturais da coluna vertebral, através de exercícios terapêuticos específicos, enfatizando o controle intersegmentar da coluna lombar, cervical, quadril e ombro. Todas as etapas do programa têm evidências científicas, garantindo a recuperação dos pacientes.

+ Saiba mais

Artigos Relacionados