Dentística restauradora
A odontologia avança nas técnicas, nos materiais, nos profissionais e, principalmente, no resgate da autoestima com sorrisos perfeitos
Pode ser em uma novela, um telejornal, uma revista de moda ou de economia. Eles estão sempre lá. Lindos, perfeitos, harmoniosos e encantadores. Sem dúvida é uma de nossas maiores expressões, nosso cartão de visitas. Com eles cativamos, atraímos e aproximamos as pessoas. Sorrir é uma expressão natural do ser humano, e não fazê-lo de forma espontânea demonstra que algo está errado. Se alguém acha que sorrir é só uma questão de aparência, está completamente enganado. Sorrir é uma função necessária, além de expressar a felicidade e facilitar a comunicação, um belo sorriso ajuda a elevar a autoestima e torna as pessoas mais felizes e produtivas.
Dr. Fabrício Stevan, especialista em dentística restauradora, afirma que a preocupação da sociedade com a estética bucal tem sido sanada de forma simples e rápida. “Hoje dispomos de uma série de opções para tratar os dentes, os materiais vão desde resinas compostas até porcelanas, que são materiais de longa duração. É comum associar o tratamento ao clareamento (dental). O segredo do sucesso está nas técnicas que associam os mais variados materiais para se chegar com perfeição a um resultado natural”, explica o dentista.
O especialista destaca que para iniciar o tratamento é necessário avaliação e planejamento. “Podemos reconstruir parte dos dentes, mantendo sua translucidez natural e harmoniosa. As técnicas envolvem tratamentos de forma direta e indireta, isto é, diretamente na boca com resina composta ou com partes confeccionadas fora dela, como as coroas, blocos (Inlay e Onlay) e facetas de porcelana, que são posicionadas na face frontal dos dentes anteriores”.
Voltar a sorrir e elevar a autoestima. Foi exatamente isso que o estudante de 23 anos, Fernando Massuci, buscou. Seus dentes eram separados, pequenos e desproporcionais ao tamanho da boca. Depois de fazer uma detalhada avaliação do sorriso, o dentista recomendou o preenchimento e o aumento dos dentes com resina composta, técnica conhecida como fechamento de diastema. O resultado ficou perfeito. “É um tratamento quase artístico, ninguém percebe. Só mesmo quem me conhece há muito tempo consegue enxergar a diferença. Minha namorada adorou e meus amigos estão fazendo o tratamento”, comemora Massuci.
É fundamental lembrar que nenhum tipo de tratamento poderá ter êxito sem um diagnóstico adequado e um planejamento minucioso, passando por várias etapas até a seleção e utilização precisa do material restaurador. “Muitas vezes, não basta apenas dar ao dente um tratamento que o torne belo. É preciso devolver a ele a sua função perdida”, diz o especialista. Para isso, é imprescindível que o paciente saiba o que pode ser feito por ele e pelos seus dentes. “Quando o paciente procura tratamento estético, traz consigo muita ansiedade e expectativas em relação aos resultados. Acima de tudo, leva-se em conta o desejo e a opinião de cada um em relação ao seu sorriso, uma vez que o conceito de estética é bastante pessoal”, complementa.
Foi com um desejo imenso de voltar a sorrir que a comerciante Mariela Pieruccini Delgobbo, de 61 anos, procurou tratamento. “Meus dentes frontais escurecidos davam um aspecto pesado ao meu semblante, impedindo que eu me sentisse à vontade ao sorrir. Isso me incomodava bastante até o dia em que ouvi falar na possibilidade de usar porcelana em uma única parte dos meus dentes (face frontal) sem a necessidade de desgastá-los totalmente. Meus dentes foram cobertos com uma camada de porcelana, tornando-os naturalmente brancos de novo”, conta a comerciante. Mariela trabalha diretamente com o público e considera a aparência extremamente importante para ter êxito na sua profissão. “Esse é um investimento que recomendo sempre para meus clientes”, completa.
A quantidade de pessoas que chegam aos consultórios querendo se livrar daquelas restaurações metálicas, conhecidas como amálgama e que deixam o sorriso sem nenhuma naturalidade ou beleza, é mais comum do que podemos imaginar. “Essas restaurações são substituídas pela resina composta ou blocos de porcelana que tem a cor original do dente e fica praticamente imperceptível”, assegura o dentista.
O sonho da dona de casa Claire Demenech, de 45 anos, era ter um sorriso iluminado de tão branco. “Consegui realizá-lo ao ter as várias restaurações manchadas e feias substituídas pelas facetas de porcelana. Meus dentes estão como se tivessem acabado de nascer”, comemora.
+ Saiba mais