Crises, angústias e ansiedade, os precursores das compulsões
O aumento no consumo de álcool, drogas e tabagismo está diretamente ligado à forma como lidamos com as frustrações da vida, e a laserterapia tem se mostrado uma grande aliada ao combate dessas compulsões.
A vida moderna já é corrida por si só, inúmeras são as atividades de um simples dia, compromissos, metas, muita competitividade, e passamos a viver sempre com pressa em realizar as coisas. Mas nem sempre damos conta de tudo, só que o mecanismo natural da nossa mente é o de estar sempre à frente e é nesse conflito que começa o estresse. Porém, ao tornar-se constante, as pessoas acabam buscando “válvulas de escape”, que poderiam ser uma prática esportiva, psicoterapia, meditação, hobbys, coaching, entre outros, mas não; a maioria busca o alívio imediato, diversão, fuga, querem esvaziar a mente dos problemas, em vez de enfrentá-los. Elas passam a beber mais, a fumar e buscam o consumo de drogas e remédios. Muitas desenvolvem distúrbios emocionais, ficam deprimidas, passam a ter fobias e compulsões, principalmente a alimentar.
“Os relatos que recebo são de que as pessoas não conseguem mais chegar ao final de seu dia e encontrar a paz. Elas correm atrás de um ‘ontem’, onde mal conseguem respirar. Uma roda-viva que sempre tem um depois para depois, e isso não é nada salutar”, resume Maria José Rodrigues, da Action Laser, que trabalha há 26 anos na área terapêutica para tratamento de tabagismo, ansiedade e atua também no combate à dependência química para álcool e outras drogas.
Estresse, a raiz de todos os males
Para Maria José, o estresse e a ansiedade são as raízes de todos os males, eles alteram a fisiologia do corpo, a química do cérebro e a produção dos nossos hormônios. “O estresse causa a ansiedade, traz inquietação interior, acelera o coração, dá falta de ar, desespero, angústia, melancolia e muito sofrimento”, enfatiza. O número de patologias associadas ao estresse é cada vez maior, sendo a doença que mais mata na atualidade. Depressão, esgotamento físico e mental, insônia, baixa imunidade, pressão arterial elevada, dificuldade de concentração, diminuição da memória e disfunções sexuais são algumas delas. “Se associarmos as doenças causadas pelos mecanismos de fuga como o cigarro, o álcool, a obesidade, as drogas e a medicalização por psicotrópicos, atingimos um número gigantesco dos males em todo o planeta. E, nesse cenário de constantes crises que vivemos em nosso país, isso só tende a piorar os níveis de ansiedade de toda a população brasileira”, declara a terapeuta.
Como tratar e combater o estresse
O que combate o estresse são os momentos verdadeiros de relaxamento e paz interior, que são raros. Mas sabemos que ter hábitos de vida saudáveis, praticar atividade física regular, ter vida social e buscar uma espiritualidade são muito recomendados pelos especialistas em todas as áreas da saúde mental.
Maria José afirma que o resultado da laserterapia é efetivo, pois associa uma série de técnicas e protocolos específicos no atendimento. Primeiro, através do microfeixe de luz de baixa potência (laser), estimulamos pontos auriculares e sistêmicos, os mesmos da acupuntura. Isso promove uma liberação de poderosas substâncias no organismo, como endorfina, dopamina e serotonina, o que traz profundo relaxamento. Depois introduz técnicas respiratórias, exercícios de indução, hipnose e neurolinguística. “Os pontos atingem em cheio a compulsão, a ansiedade, estimulam a metabolização do organismo e promovem o relaxamento. Por isso, potencializamos com a melhora da respiração, ensinando a pessoa a relaxar nos momentos de crise, até o preparo respiratório para conduzir a uma boa noite de sono. Outras ferramentas poderosas são a projeção de uma nova autoimagem, a desconstrução da relação com o vício e entender o mal da dependência, fortalecendo a autoestima e o autocontrole. Fundamentais para o enfrentamento dos problemas, reduzindo a intensidade do estresse”, releva a profissional.
A professora e proprietária de três restaurantes em Maringá, Maria de Fátima Lima, vivia tensa e estressada, fumava até quatro carteiras de cigarro por dia. “A tensão era tanta que acendia um cigarro na bituca do outro, fumava até tomando banho; prendia o cigarro num prendedor de roupa no vitrô do banheiro”, relata. Fátima, nos últimos dez anos tentou parar de fumar várias vezes, porém sem resultado. “Até que fiquei sabendo dessa técnica que tinha em Curitiba, montamos um grupo e a terapeuta veio até nós. A partir daí, nunca mais fumei e só foram benefícios e ganhos para a saúde”, acrescenta a empresária. Segundo ela, a disposição aumentou para tudo, apesar de ter uma vida muito atribulada.
“Quando fumava não suportava subir quatro lances de escada, hoje faço atividade física e já emagreci 15 quilos. Com 62 anos, trabalho todos os dias nos restaurantes, vou às compras nos atacadistas e ainda dou consultoria gastronômica. É maravilhoso estar livre do vício e de volta à vida!”, enfatiza Fátima. Sem falar no prejuízo financeiro.
Fim da compulsão agravada pela crise
Com tanta pressão, a mente passa a ficar viciada em sair do presente momento e ir para o momento seguinte. Isso acontece de uma forma automática, inconsciente. E dessa forma estamos mais suscetíveis e vulneráveis a buscar o consumo de álcool, cigarro, drogas e outras compulsões como válvula de escape. É nesse contexto que se instala a dependência, e os problemas são ainda mais agravados. “Fugimos dos problemas e criamos mais, é só essa a equação! Vivemos numa crise econômica e moral, temos insegurança financeira e profissional e os efeitos disso só agravam a nossa situação”, destaca Maria José.
A laserterapia é uma técnica canadense, baseada nos fundamentos da medicina tradicional chinesa, aliada à tecnologia do laser. “Ela consegue bloquear a compulsão, seja ela qual for, o que proporciona bem-estar e inibe o desejo físico, que propicia maior eficácia ao tratamento, sem agredir seu organismo, ou usar medicamentos”, finaliza a terapeuta. Os protocolos se complementam com um processo orientado de desintoxicação e a prática de um estilo de vida mais saudável.
O diretor comercial Waldyr Rezende Filho, 66 anos, foi dependente do cigarro durante vinte anos, fumando um maço e meio por dia. Recomendado por amigos, buscou a técnica da laserterapia e com uma aplicação se livrou do vício. “Fiz uma aplicação e um reforço e nunca mais fumei. Os benefícios foram muitos: o sono melhorou, fiquei mais disposto para o trabalho, respiro melhor e estou livre daquela neura de não ficar sem cigarro. Ganhei qualidade de vida!”, comemora.
Relaxamento e bem-estar
Já conhecemos os prejuízos que o cigarro causa à saúde, mas você tem ideia do prejuízo financeiro ao longo dos anos? A resposta é que um fumante de 1 carteira (20 cigarros) ao dia, no valor de R$ 8,00 em 1 ano terá um gasto de R$ 2.920,00; em 5 anos em aplicações teria 18 mil reais; em 10 anos, 40 mil; em 20 anos, 115 mil e em 30 anos, mais de 240 mil reais. A base de cálculo é de uma estimativa colhida no Infomoney, com juros de apenas 6% ao ano e sem inflação, isto é, esses valores se equivalem aos de hoje. Se você ainda está preso a essa compulsão de fumar, beber ou ter outros vícios, não perca mais seu tempo, saúde e dinheiro! Procure auxílio com uma técnica 100% natural e combata ainda a depressão, compulsão alimentar, insônia, fibromialgia e outros com um processo simples e sem efeitos colaterais. Marque uma consulta e comece a vislumbrar novos horizontes!
A Action Laser é uma franquia canadense que atua há 26 anos e está presente em diversas cidades brasileiras.
+ Saiba mais