Odontologia

Construindo o seu melhor sorriso

Ortodontia,Periodontia,Dentística ,Odontopediatria,Endodontia, Implante e Prótese

construindo-o-seu-melhor-sorriso+eurides

Recuperando sua autoestima ao sorrir

Quando se fala em estética, logo vem à cabeça a palavra corpo. Mas de que adianta um corpo bonito e dentes manchados e desalinhados? Dentes bonitos também fazem a diferença no quesito estético. “Hoje, a odontologia estética é uma nova tendência nos consultórios odontológicos e as mulheres são maioria na procura pela especialidade”, afirma Eurides Gurkewicz, especialista em ortodontia e periodontia da Egos Clinica Odontológica.

A especialidade se aplica aos diversos tratamentos odontológicos. Cabe ao dentista, além de corrigir a estrutura dentária, sempre cuidar da beleza dos dentes, visando harmonizar o rosto do paciente.

Para as restaurações dentárias, os pacientes preferem a resina fotoativada (cuja tonalidade acompanha a cor natural dos dentes). É usada para preencher o espaço deixado após a retirada de alguma fratura ou cárie. “A resina é uma excelente opção para recuperar a estética dos dentes. Além disso, é mais resistente que amálgamas (restauração de prata), pois não oxida com o ácido existente na saliva e não contém mercúrio, prejudicial para o organismo”, explica.

A estética odontológica se aplica também no processo de clareamento dental. O especialista deve observar alguns fatores na hora da indicação. Um deles é a carga genética. Nestes casos, se a pessoa tem predisposição para o escurecimento dos dentes ou o aparecimento de manchas, pode começar um clareamento dentário ainda jovem, seguindo as orientações de um especialista.

Outro fator a ser considerado pelo dentista é a idade do paciente, pois à medida que envelhecemos os dentes escurecem e usar um tom de cor muito claro pode não ser positivo à estética bucal. A harmonia entre cor da pele, a idade e a tonalidade escolhida para o clareamento também é analisada antes de começar um tratamento. “Quando uma pessoa sorri e se nota um branco muito intenso dos dentes, pode ser um sinal de exagero na escolha da tonalidade, devendo prevalecer o bom senso do especialista para alertar o paciente sobre o problema”, orienta Dr. Eurides Gurkewicz. Há situações em que o paciente quer o clareamento e, apenas com a profilaxia, resolve o problema dos dentes, que podem escurecer devido ao cigarro, café ou vinho tinto. “Por isso, alem de usar os mais modernos materiais, é preciso analisar cada caso isoladamente”, alerta.

+ Saiba mais