Conquiste um perfil harmonioso e natural
Rioplastia: técnica aprimorada e bom senso estético promovem a harmonia da face
Já pensou em fazer uma correção no nariz? Milhares de pessoas investem nessa cirurgia, já que o nariz é fundamental para a harmonia e beleza facial. Qualquer alteração da sua forma ou tamanho implica em grande mudança na estética da face, por isso a rinoplastia (plástica de nariz) é possivelmente uma das cirurgias mais procuradas em todo o mundo.
A rinoplastia remodela o nariz, promovendo o bem estar do individuo, assim como qualquer cirurgia reparadora. Um nariz belo e harmonioso fará você se sentir melhor consigo mesmo, além de mais confiante. Marina Costa, de 22 anos, é um exemplo disso, pois desde a adolescência implicava com o formato do nariz. “Agora passei a viver mais feliz comigo mesma”, afirma ela, um ano após a cirurgia. Segundo a jovem, o procedimento cirúrgico, realizado por um otorrinolaringologista, superou suas expectativas. “Anos atrás, quando minha irmã corrigiu o nariz, ela precisou dormir no hospital, usar gesso e um tampão incômodo. Como na época isso tudo me pareceu meio assustador, tive um pouco de receio em fazer a cirurgia”, lembra a estudante, que obteve uma recuperação muito mais rápida e sem traumas. “No meu caso, tudo foi muito mais fácil. Fiquei menos roxa e inchada, a tala utilizada hoje é menor e mais discreta e, além disso, não usei tampão e sai no mesmo dia do hospital”, conta.
Com a evolução das técnicas de rinoplastia e a experiência de um especialista que conhece bem a parte funcional do nariz, a paciente teve um pós-operatório tranqüilo e alcançou o resultado esperado. “Não senti dor em nenhum momento e o fato de ser operada num hospital especializado me deixou mais confiante e segura”, acentua Marina, que também corrigiu um pequeno desvio de septo. De acordo com a jovem, o êxito da cirurgia começou com a consulta médica. “Desde a primeira consulta, quando tive explicações detalhadas da cirurgia e do possível resultado, até o contato com a anestesista antes da cirurgia, tudo foi imprescindível para que eu acreditasse que o procedimento correria bem. O resultado foi até melhor do que eu esperava”, comemora.
Alertas e cuidados
O especialista observa o equilíbrio harmônico estético entre as proporções do rosto e do nariz para que a face fique natural e autêntica. Cada paciente é estudado detalhadamente para que receba a melhor forma possível, dentro das demandas do seu rosto.
“É muito importante informar adequadamente o paciente sobre os benefícios e as limitações da técnica porque algumas vezes as expectativas não condizem com os possíveis resultados cirúrgicos, o que pode gerar frustrações”, adverte o otorrinolaringologista Mauricio Buschle, do Hospital Iguaçu. Além disso, o paciente fica ciente de que na primeira semana da cirurgia surge um pequeno hematoma facial e um discreto desconforto nasal, que vão desaparecendo com o passar dos dias. “Quando são feitas correções no septo, alguns pacientes podem também apresentar obstrução nasal que, gradativamente, vai normalizando”, acrescenta o médico.
A cirurgia para reparar é indicada a partir dos 14 anos de idade e, conforme Dr. Mauricio, com as novas técnicas utilizadas os pontos são internos, o pós-operatório apresenta mínimo inchaço e pouca dor, sendo que em três meses a cicatrização está concluída. “Mesmo assim, só depois de um ano o resultado é definitivo”, conclui. Os cuidados pós-cirúrgicos são: repouso relativo na primeira semana, evitar a exposição solar, não usar óculos para não pressionar o osso fraturado, e adiar atividades esportivas de contato por um período de três meses.
Equilíbrio
A rinoplastia pode diminuir ou aumentar o tamanho do nariz, pode mudar a forma da ponta, assim como corrigir abaulamentos no dorso. Ao mesmo tempo, alterações da respiração causadas por problemas internos podem ser corrigidas, uma vez que através da videonasofibroscopia o médico examina com precisão a parte funcional do nariz para o correto diagnóstico.
Na questão estética, antes da cirurgia o médico simula para o paciente um possível resultado com a ajuda do computador, mostrando o perfil ideal em cima das fotos tiradas no pré-operatório, que servirão para posterior comparação dos resultados. “Cada caso é estudado detalhadamente, a fim de que se possa dar ao nariz a melhor forma e funcionalidade, preservando a naturalidade da face”, salienta o especialista.
+ Saiba mais