Como anda a saúde do seu pé
Cuidados com os pés desde a infância podem evitar futuros problemas
A estrutura do nosso pé é uma perfeita combinação entre equilíbrio, mecânica e força. Criado para suportar enormes pressões do dia a dia e para permitir a execução da maioria das atividades, ele ainda proporciona flexibilidade e resistência aos seres humanos.
Um pé adulto possui 26 ossos: 2 sesamóides, 114 ligamentos e 20 músculos. Todas essas partes estão interligadas através de tecidos conjuntivos que se unem a vasos sanguíneos e nervos, todos revestidos por camadas de pele. A maior parte dele é constituída por cartilagem, sendo que apenas algumas pequenas porções do esqueleto do pé e tornozelo estão ossificadas.
Já a estrutura do pé infantil é bastante frágil. Ao nascer, algumas deformidades estão relacionadas à posição intra-uterina forçada, sendo que a ossificação acontece até os seis anos de idade. Segundo a podóloga da Império do Pé e presidente da Associação dos Podólogos de Curitiba, Jane Cristina Valentin Carvalho, os pais devem dar mais atenção a determinados cuidados para que a criança não apresente futuros problemas. “O bebê passa a maior parte do tempo deitado e nessa fase é aconselhável que ande descalço em casa quando a temperatura ambiente o permita”, diz.
A unha encravada é um dos principais problemas que atingem vários pacientes, inclusive crianças. As lesões são causadas, na maioria dos casos, por batidas da unha, quedas de objetos sobre o local ou até mesmo pelo corte incorreto da unha. “O uso da órtese, que serve para corrigir a unha os com curvatura acentuada ou encravada, é uma ótima opção de tratamento. A aplicação é indolor e proporciona excelentes resultados”, diz a podóloga.
Esse problema foi enfrentado pela adolescente Mariana Santos Faioli, de 15 anos. “Procurei diversos profissionais para que resolvessem o meu problema, mas eles só cortavam a minha unha, que logo crescia e encravava novamente. Depois disso, fui indicada a procurar a Império do Pé”, diz. Foi então que os podólogos optaram pela colocação da órtese, método que resolveu o problema de Mariana. ”Senti dor apenas quando a unha estava encravada. Após passar pelo tratamento, estou bem melhor e com um alívio muito grande. Meu problema acabou”, conta.
“Meu pé doía muito e quando eu colocava o sapato era insuportável”, afirma Letícia Telles Casagrande, de 13 anos. A unha encravada no dedão do pé, que crescia para os lados, se tornou um grande dilema na vida da estudante. Após a introdução da órtese, a unha passou a crescer de forma correta e agora já não causa mais desconforto nos pés. “O tratamento está surtindo efeito e hoje já posso usar meus calçados sem sentir dor. Estou aliviada”, relata.
O mesmo episódio aconteceu com o pequeno Júlio Cesar, de um ano e oito meses. Cansada de não obter resultados em pedicures e com métodos caseiros, a mãe dele, Ana Aparecida Ramos, decidiu levar o filho para uma podologa recomenda. na Império do Pé. “Estou 100% satisfeita. A cada dia que passa, o problema vem se resolvendo e o tratamento já apresenta excelentes resultados. Eu aconselho as pessoas a procurarem a clínica da Dra. Jane para acabar com essa tortura”, diz.
+ Saiba mais