Bate coração
Manter as batidas em coerência cardíaca e emocional devolve saúde e equilíbrio. Quer aprender?
Muito além do que apenas bombear o sangue que circula pelo nosso corpo, o coração nos ajuda a manter a saúde em dia, a controlar o estresse e a prevenir doenças. É ele o primeiro a sentir quando algo não vai bem, perdendo o ritmo saudável de batimentos.
Pesquisadores do Hospital Universitário de Lille, na França, descobriram que temos duas coerências no corpo: a cardíaca e a emocional. Segundo os dados, manter o coração em “coerência” traz equilíbrio para o sistema nervoso autônomo. Traduzindo, um coração livre do estresse é um coração saudável. “O Sistema Nervoso Autônomo regula os hormônios, o lado imunológico, o funcionamento dos nossos órgãos. Ele ajusta tudo, é o nosso inconsciente corporal. E para deixá-lo equilibrado é preciso manter a coerência cardíaca”, diz o fisioterapeuta Dr. Afonso Salgado.
Para conquistar essa coerência não é preciso grandes feitos: basta aprender a respirar. “Treinar a respiração é o pré-requisito, depois você vai treinar a coerência emocional”, detalha Dr. Salgado. Ele explica que existe um score para medir a coerência emocional, realizado com base no eletrocardiograma. Nas pesquisas foram avaliados os batimentos cardíacos em situações adversas. “Quando lembramos de algo ruim por cinco minutos, demora até seis horas para a coerência emocional voltar ao normal. Se pensamos em coisas boas, olhamos fotos, melhoramos a coerência emocional na hora”, garante o especialista.
Em sua clínica, Dr. Salgado usa várias técnicas para ajudar nessa busca: relaxamento, meditação, indução, entre outras. “Buscamos a técnica que melhor se adapte à pessoa”, pontua. O treinamento dura cerca de três meses e pode ser aplicado em empresas. “Reduz a hipertensão, melhora a produtividade, o distúrbio do sono e até os acidentes de trabalho. Se todo mundo está bem, o ambiente fica ainda melhor”, atesta o fisioterapeuta.
Quem passa pelo tratamento percebe uma melhora fisiológica, psíquica e emocional. “As dores crônicas diminuem, a qualidade do sono aumenta, o sistema imunológico melhora, os problemas emocionais reduzem e o estresse é controlado”, cita Dr. Salgado.
O tratamento é fácil e com excelentes resultados
A personal trainer Andreia Karla Loureiro Trevisan, de 31 anos, recorreu à técnica em um momento de estresse elevado. “Estava grávida da minha filha e descobri que tinha um probleminha. Já fazia a microfisioterapia e recomendaram que eu também fizesse a coerência cardíaca. Foi muito bom, entrava lá de um jeito e saía de outro, bem mais tranquila”, relata.
A técnica baseada na respiração não foi difícil para Andreia aprender. “São dois momentos, o que você respira conforme a máquina pede e outro que você vê uma imagem e precisa focar naquilo. Quando você entra em coerência emocional a máquina avisa e sempre saí de lá com a missão cumprida”, recorda. O tratamento ajudou a minimizar o estresse emocional que a personal trainer vivia.
Dr. Afonso Salgado afirma que após o tratamento a pessoa pode continuar os exercícios de respiração em casa, mantendo o nível do estresse em um patamar saudável. “É uma tecnologia de ponta que pode ser usada em qualquer idade, inclusive em crianças e idosos, sem reações adversas”, finaliza o fisioterapeuta.
+ Saiba mais