Medicina

Artrose sem limites

De cirurgias minimamente invasivas a próteses de quadril e joelho. Pacientes com artrose já podem reintegrar-se às atividades diárias de forma rápida e segura, resgatando a qualidade de vida

artrose-sem-limites+mark-deeke

A artrose, também conhecida como desgaste das articulações do corpo humano, afeta o dia a dia de milhões de indivíduos. Dentre as articulações mais prejudicadas, as do quadril e do joelho são as que mais alteram a independência das pessoas, fazendo-as perder a autonomia, tanto para as atividades do cotidiano como para as atividades esportivas.

No entanto, o retorno precoce às atividades e à rotina vem avançando rapidamente com as cirurgias ortopédicas, que vão desde as minimamente invasivas até as próteses, quando as cirurgias fazem-se necessárias para o tratamento das formas mais graves da doença.

“Protocolos de reabilitação acelerados utilizados por fisioterapeutas, o aprimoramento das técnicas cirúrgicas e a tecnologia em novos instrumentos e implantes resultam numa diminuição considerável do tempo para a retomada das atividades dos pacientes submetidos à maioria das cirurgias ortopédicas realizadas atualmente”, afirma o médico ortopedista Dr. Mark Deeke, que atua no tratamento das patologias do quadril e joelho.

De acordo com o especialista, um bom exemplo disso é a possibilidade de caminhar no dia seguinte dos pacientes submetidos às cirurgias de próteses, tanto de joelho quanto de quadril, situação diferente dos anos 70, em que se ficava acamado por muitos dias. “Os avanços no controle da dor do pós-operatório, pelo trabalho dos anestesistas, também facilitou a movimentação da região operada e a velocidade da reintegração dos indivíduos as suas funções diárias”, acentua Dr. Mark.

A conjunção destes diversos fatores e os avanços contínuos da medicina resgataram a independência dos pacientes e aceleraram a melhora da sua qualidade de vida, muitas vezes perdida pelas lesões incapacitantes que se formaram com o passar do tempo. “A possibilidade da realização de atividades como dançar, caminhar nos parques sem sentir dor ou até realizar algumas atividades esportivas, como o tênis e a hidroginástica, motivam, especialmente, os pacientes que buscam hoje os tratamentos da artrose”, finaliza o médico.

 

Evolução dos implantes de quadril e joelho

Atualmente, os avanços da medicina para a artrose propiciam diagnóstico precoce em pessoas que têm pré-disposição para a progressão da doença, possibilitando a mudança de hábitos de vida, que retardam o processo de degeneração da cartilagem. Oferecem ainda técnicas cirúrgicas que vão desde aquelas com pequenas cicatrizes até a reabilitação acelerada com utilização de próteses – segmento em constante evolução. Na última década, os implantes de quadril e joelho vêm ganhando muito destaque pela alta durabilidade, que é superior a 15 anos. O importante é sempre buscar um profissional de confiança para definir qual o melhor procedimento naquela fase da doença e se há necessidade cirúrgica. “A prótese, por exemplo, é um método eficaz e seguro para os casos avançados de artrose do quadril e joelho”, explica Dr. Mark Deeke.

+ Saiba mais