Medicina

Artrose: avanços no combate e na prevenção crescem nos últimos anos

Conheça as novidades e os tratamentos cirúrgicos

artrose-avancos-no-combate-e-na-prevencao-crescem-nos-ultimos-anos mark-deeke

A prevenção da artrose retarda o processo de desgaste da cartilagem articular em cada faixa etária. A consulta com um médico de confiança irá esclarecer a provável causa da doença. “Prevenir a artrose com disciplina e com uma rotina saudável retarda os eventuais tratamentos cirúrgicos futuros”, afirma Dr. Mark Deeke, médico ortopedista que trata joelho e quadril. Para casos em que o desgaste articular é moderado, as cirurgias minimamente invasivas e o uso de medicamentos injetáveis na articulação apresentam bons resultados. “Quando a artrose do quadril ou joelho apresenta dor incontrolável, restrição dos movimentos e deformidades, a colocação de uma prótese articular é a principal opção, devolvendo a qualidade de vida ao paciente”, acentua o médico.

As articulações mais comumente acometidas pela artrose são aquelas que suportam uma parte do peso corpóreo, como a coluna cervical, a lombar, os quadris e os joelhos. O diagnóstico é feito com uma simples radiografia, sendo que uma ressonância magnética terá sua utilidade para uma investigação mais precisa, como no caso do acometimento dos meniscos, que são os amortecedores dos joelhos.

 

Medidas preventivas

Para a artrose de quadril e joelhos, que acomete grande parte da população mundial, algumas medidas podem ser tomadas para o tratamento e prevenção da doença. A inclusão de atividades físicas moderadas e a perda de peso são importantes, bem como a correta utilização de medicamentos, aumentando a resistência da cartilagem, amenizando dores e prolongando a sobrevida da articulação. “A orientação médica da melhor atividade física para cada tipo de artrose e a supervisão de profissionais de educação física e fisioterapeutas podem gerar excelentes resultados em médio prazo”, completa Dr. Mark Deek.

+ Saiba mais