Microfisioterapia

Aprender para curar

Escola de Terapia Manual leva conhecimento e formação a profissionais da saúde. Caminho está em ver o ser humano como um todo e não fragmentado

aprender-para-curar+alfonso-salgado

Conhecimento é um bem que buscamos durante toda a vida. Eis uma coisa que realmente nunca é demais. Aprender faz bem e, na área da saúde, significa aliviar a dor, o sofrimento de muitas pessoas. O fisioterapeuta Dr.Afonso Salgado resolveu dividir os conhecimentos adquiridos em diferentes países, principalmente na França, com outros profissionais que, como ele, atuam na área da saúde. Em 1998 abriu a Escola de Terapia Manual e Postural com sua esposa Nilma, que também é fisioterapeuta.

Desde então, mais de 3.500 profissionais já passaram pelos cursos de formação ou até a pós-graduação na área de terapia manual, a primeira Latu Sensu da especialidade no país. “Falo que ele é um gigante, e com a ajuda de um gigante enxergamos mais longe”, diz a fisioterapeuta Dra. Sanny Mendes Louro, de 41 anos, que trabalha e vive em Curitiba. Ela já fez diversos cursos pela escola e hoje leva os avanços aprendidos para a sua clínica. “Tudo o que procuro são técnicas que ajudam o ser humano a se tratar, a ser mais feliz, a evoluir. Isso tudo me interessa”, destaca Dra. Sanny.
E é justamente nessa área que a escola se sobressai, com cursos que procuram enxergar o ser humano como um todo e não em partes. “Doenças são respostas biológicas. Depois que fiz os cursos passei a ver o ser humano como um ser único, uma visão mais holística e não fragmentada. Quem adoece é o ser humano e não o órgão”, descreve o médico neurocirurgião Dr. Carlos Alberto Afonso Ribeiro, que atua em São Paulo e esteve em Londrina para fazer o curso “O Universo, o Homem e o Animal”, com a Doutora francesa Josie Kromer. Ela veio ao Brasil para ministrar o curso pela escola de Terapia Manual.
Aliás, Dr. Afonso Salgado criou uma rede de escolas, com alguns métodos, e traz, frequentemente, estrangeiros para passar o conhecimento aos brasileiros. Além de Josie, Londrina recebeu recentemente o Dr. Emmanuel Corbeel da Bélgica, que deu uma formação em Leitura Biológica, e o americano Dr. Brett P. Thomas, que ministrou o curso sobre osteopatia pediátrica. “Temos quase 30 professores nacionais espalhados em diversos estados”, cita Nilma, que é diretora da escola.
A fisioterapeuta Sanny fez o curso de leitura biológica, mais um que ela adicionou ao currículo. O conhecimento aperfeiçoou a metodologia de trabalho dela. “A osteopatia trata indo do corpo para a alma, o movimento vital de todas as partes do nosso corpo, e leva ao equilíbrio. A leitura biológica ampliou o resultado clínico, aumentou a rapidez e a eficiência do tratamento de algumas doenças que antes não apresentavam resultado. Hoje elas simplesmente estão desaparecendo, surpreendendo pacientes e terapeutas”, revela.
Artrite reumatoide, psoríase, endometriose e diversos problemas crônicos estão sendo tratados por meio das terapias que unem corpo, mente e alma. “Conseguimos o bem-estar do paciente. Grandes patologias que antes atingíamos uma melhora, mas a cura era difícil, agora o resultado é surpreendente, o que nos deixa muito felizes”, comenta Dra. Sanny.
Uma mudança significativa na vida do paciente é, segundo Dra. Sanny, um grande avanço conquistado por essa nova forma de ver o ser humano. “Finalmente a saúde e a medicina ganham um presente. Essas novas terapias estão desvendando o caminho secreto das doenças e isso é lindo. É claro que não podemos dizer que cura tudo, mas parece que há uma transformação na vida da pessoa para melhor, um conflito resolvido que abre portas.”
É para aperfeiçoar cada vez mais esse conhecimento que o neurocirurgião Dr. Carlos vem sempre a Londrina. “Somos cérebro, órgãos e psiquismo, uma tríade, e para curar é preciso estar em equilíbrio. Eu fiquei doente, tive dor e fui tratar com o Dr. Afonso. Consegui uma melhora significativa e passei a entender melhor a importância do equilíbrio. Isso ampliou muito a minha atuação, no meu consultório 97% dos pacientes não são cirúrgicos, só 3% tem essa indicação.”
 

Cursos da

ESCOLA DE TERAPIA MANUAL

  1. Pós-graduação em Terapia Manual e Postural
  2. Formação em Microfisioterapia
  3. Formação internacional em Leitura Biológica
  4. Podoposturologia – Reprogramação através de palmilhas
  5. ENM – Equilíbrio Neuro Muscular – Método François Soulier
  6. Curso internacional – Osteopatia Pediátrica
  7. Curso internacional – Osteopatia Visceral
  8. Curso internacional – Equilíbrio de Posturologia Clínica Interdisciplinar
  9. Curso internacional – O Universo, o Homem e o Animal
  10. Curso internacional – Psiquiatria e Sexualidade
 

Qualificação: O caminho da excelência 

Dra. Nilma enfatiza que o grande objetivo da Escola de Terapia Manual é levar conhecimento aos profissionais da saúde. “Buscamos qualificar o fisioterapeuta. É difícil o profissional sair da universidade com a formação completa, por isso oferecemos esse complemento.” A escola já levou cursos para vários estados, como Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Ceará, Bahia, Maranhão, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí, além da capital federal Brasília.
“Com isso, melhoramos a qualidade do serviço oferecido aos profissionais e eles passam a ter resultados melhores”, completa Dra. Nilma. Dr. Afonso acrescenta que isso acontece porque o fisioterapeuta passa a ter mais caminhos para ajudar o paciente. “É a união da técnica com a ciência. São cursos teórico-práticos e o profissional já sai capacitado para utilizar o que está aprendendo”.
Dr. Salgado lembra que a saúde está muito ligada ao emocional, ao estado psicológico e até ao ambiente em que se convive. Por isso é importante  levar esses pontos em consideração para tratar doenças. “Elas não vêm separadas, o médico ou profissional da saúde precisa ver o homem como um todo”, reforça.
Para multiplicar ainda mais o conhecimento, a escola edita a revista Terapia Manual. Classificada pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) como B2, a publicação traz artigos de profissionais do mundo todo e tem periodicidade bimestral.
+ Saiba mais