Atividade Física

30 minutos para você

Quem disse que atividade física precisa ser obrigação?

30-minutos-para-voce+curves

“A atividade física é o remédio que todos os médicos recomendam”. A frase é de Michele Neves, professora da academia Curves, e qualquer um pode confirmar que ela está certíssima. Há cinco anos, Michele acompanha a rotina de mulheres que chegam para cuidar da saúde e das formas na Curves, que é exclusiva para elas. “Falo que são 30 minutos só para a mulher. Ela precisa ter um tempo para cuidar de si, um tempo que é só dela e não dos filhos, do marido, do trabalho”, afirma.

O circuito de 30 minutos cuidadosamente preparado atrai mulheres com os mais diferentes perfis. Mas a maioria quer, é claro, perder peso. “Quase 90% das mulheres chegam para emagrecer. Digo que essa será uma consequência do exercício. Além disso, a prática ajuda a sair dos problemas do cotidiano, desestressar”, completa Michele.

E a perda de peso vem mesmo. Letícia Pastore, que também é professora de educação física da Curves, explica que a academia faz avaliações mensais. “Quem vem certinho emagrece mesmo, sente muita diferença logo no começo. Temos um quadro chamado TOP 10 que traz as alunas que mais perderam peso, medidas e gordura corporal. É bem estimulante”, conta.

Para potencializar a queima calórica, é só entrar na dança. As aulas de Shiban – espécie de aula de dança coreografada, em que as alunas repetem movimentos simples – ajudam a sair do estresse e ainda perder quilos. “As aulas começaram há cerca de dois anos. A dança ajuda na coordenação motora e o objetivo não é virar dançarino, mas se mexer, sorrir e se divertir”, diz a professora Michele.

 

Melhoria total

Além de emagrecer, o método atesta inúmeros outros benefícios do circuito de 30 minutos. “Com o treino, as alunas ganham massa magra e perdem peso, e isso é muito importante, pois a mulher tende a acumular gordura com o passar do tempo. Muitas reduzem significativamente seus níveis de colesterol e triglicérides, a melhora no pique das alunas é notória”, diz Letícia.

A autoestima é outro presente que as mulheres recebem ao se exercitarem, além de aumentarem as relações sociais com os laços de amizade que se formam tanto entre as alunas, como entre elas e as professoras. “Como é circuito e fica todo mundo junto, isso acontece, cria um vínculo”, detalha Letícia. Vínculo que ajuda na hora de permanecer na atividade. Afinal, se matricular em uma academia não basta para ter saúde, é preciso fazer os exercícios! E com prazer.

Os equipamentos do circuito Curves são de resistência hidráulica e têm baixo risco de causar lesões. Isso faz com que mulheres de todas as idades possam se exercitar, cada uma dentro do seu limite. “Recebemos alunas que vêm encaminhadas por médicos por estarem com dores no joelho, nas costas, hérnia de disco, e elas melhoram com os exercícios”, conta Letícia. Fortalecer os músculos é uma forma de evitar as dores crônicas.

Cida Paulino, responsável pela Curves de Londrina, diz que nesses quase sete anos de academia já viu muitas mudanças na vida das alunas. “Os benefícios são imensos. Além da diversão, elas têm a musculatura do corpo fortalecida, ganham resistência, melhoram o sistema cardiorrespiratório, perdem peso e ainda aliviam o estresse”. O fato de ser um espaço feminino deixa as alunas mais à vontade. “Muitas dizem que não se sentem bem na academia convencional e por isso procuram a gente”, revela Cida.

Independentemente do motivo, o importante é reservar 30 minutos na agenda para cuidar de si. Vale a pena!

+ Saiba mais