Problemas do coração estão entre os de maior risco para quem pratica atividade física
Avaliação Cardiofitness é considerado exame mais preciso para detectar problemas cardíacos
Há quem arrisque a prática de exercícios sem antes se submeter a um exame para saber seu real estado de saúde. Os problemas cardíacos estão entre os de maior risco para quem pratica qualquer tipo de atividade física. São notórios os casos de desportistas, em especial mais jovens, que sofreram complicações cardiovasculares graves, como ataque cardíaco e/ou morte súbita, inclusive em grandes competições.
Muitas pessoas sequer ficam atentas aos sinais de um problema no coração. Isso porque, acreditam que ele é sinônimo de dor no peito. Não prestam atenção em sintomas como queimação ou incômodo no peito, fraqueza e/ou cansaço, que também podem estar relacionados a anormalidades cardíacas, e assim se sujeitam, sem querer e saber, a graves riscos de saúde.
Para evitar situações como essas, existem vários exames que detectam problemas coronários. Porém, alguns são mais precisos, tem preço acessível, e podem ser feitos por qualquer pessoa que realiza ou pretende iniciar a prática de exercícios físicos. Entre eles, destaca-se a Avaliação Cardiofitness.
É um sistema inovador de monitoramento cardíaco, feito por meio de eletrocardiografia dinâmica. “Trata-se de uma camiseta confortável, que possui pequenos eletrodos no seu interior, conectados ao corpo do paciente, sem a necessidade de ligação a máquinas. Os dados são armazenados em um software, que mede as ondas e a frequência cardíaca do usuário em tempo real, enquanto ele realiza sua atividade física, seja ela esportiva ou não”, esclarece a fisioterapeuta Dra. Andréa Candeu diretora da AC Company.
Indicação e Diagnóstico
A Avaliação Cardiofitness pode ser realizada tanto em praticantes de exercícios físicos, como em pessoas sedentárias, “e seus resultados proporcionam maior segurança e confiança para o paciente no seu dia a dia. Também oferecem ao médico maiores possibilidades e soluções para resolver os problemas cardíacos de seus pacientes”, afirma a fisioterapeuta.
“Ao contrário do que muitos pensam, esse tipo de exame não é indicado apenas para atletas, adultos e idosos. É muito importante também para jovens e crianças, e, inclusive, de forma preventiva, para quem deseja iniciar uma atividade física. É essencial para pacientes coronarianos, cardiopatas e portadores de alterações, como arritmias”, finaliza Dra. Andréa Candeu.
+ Saiba mais