Personal Assistant
Uma espécie de “Amiga de Aluguel” para todas as ocasiões
Ir ao médico, realizar exames, passear no shopping, assistir filmes e peças de teatro ou apenas sair para bater papo são atividades corriqueiras que fazem com que as pessoas se sintam mais animadas com a vida. Porém para muitos idosos, diversas atividades acabam sendo deixadas de lado por falta de companhia ou mesmo limitadas devido à preocupação da família.
Foi o que a ex-empresária Helena Pinheiro identificou ao longo de anos com uma situação de doença na família que a tirou de uma vida de viagens e trabalho com seu marido e a levou a uma rotina de cuidados 24 horas por dia. “Essa realidade me fez perceber as necessidades de alguém que tem suas atividades limitadas e tudo que isso acarreta tanto para a pessoa quanto para a família”, explica.
Envelhecimento e Família
Nos últimos anos foi possível perceber que a população está envelhecendo rapidamente, a medicina tem aumentado o tempo e qualidade de vida das pessoas e, com isso, muitas vezes surgem também novas necessidades dentro das famílias. “A maioria das pessoas quando tem uma doença limitante ou envelhecimento de um dos familiares acaba sem saber o que fazer, já que não é possível se ausentar muitas vezes do trabalho para acompanha-los ao médico ou até alguma forma de lazer”, complementa a profissional.
Por outro lado, muitos idosos ou pessoas que sofrem de alguma limitação, seja temporária ou permanente, tem sua vida própria e seus afazeres ao longo de anos e não querem abrir mão de sua independência, mas também se veem em apuros quando precisam de ajuda em determinado momento da vida. “É o que tentamos realizar com esse trabalho: auxiliar as pessoas a resgatarem sua autonomia e proporcionar momentos agradáveis em seu dia a dia”, comenta animada.
Dentro e fora de casa
Com um mix de atividades bem diversificado de serviços, a profissional nos conta que seu objetivo é poder proporcionar meios para que as pessoas mantenham uma vida ativa mesmo na terceira idade dentro e fora de casa.
Além de auxiliar em atividades do dia a dia como acompanhamento em médicos e realização de exames, é possível ser companhia em diversos tipos de eventos e até auxiliar na organização de documentos, espaços da casa e pequenos eventos entre amigos.
Como funciona o serviço?
O serviço de “Personal Assistant”, ou Assistente Pessoal é realizado de forma ocasional geralmente agendado antecipadamente ou então programado de forma semanal. “Não se trata do tradicional trabalho de cuidador em que o profissional atua diariamente dentro da casa da pessoa em período integral cuidando de suas atividades diárias, ainda que seja possível o auxílio doméstico quando se trata do auxílio na organização de objetos pessoais em armários e closets”, explica. A contratação do serviço pode ser feita por horas ou um diárias e até acordado em pequenos pacotes quando se trata de viagens ou então a organização de algum espaço da casa.¬¬¬
O Assistente pessoal fica à disposição para auxiliar o idoso em atividades que a família não pode fazer como:
- Acompanhamento em médicos e exames;
- Companhia em festas, chás, shopping, supermercado, teatro, cinema, salão de beleza e pontos turísticos;
- Auxílio na organização de pequenas reuniões e eventos;
- Organização de documentos, armários, closets e ambientes;
- Suporte em mudança e falecimento de ente querido. + Saiba mais