Endodontia

Como se estivesse em casa!

como-se-estivesse-em-casa+family-dental

Cuidar da saúde bucal é importante em todas as idades, mas, na terceira idade, é fundamental. Cuidando bem da saúde bucal de um idoso, é possível evitar não só os problemas específicos da dentição, mas também melhorar suas condições gerais de saúde.

Agora ficou ainda mais fácil ter esse cuidado, pois existem profissionais especializados em Odontogeriatria que realizam procedimentos até mesmo na casa dos pacientes.  Ciente dessa necessidade de atenção especial a determinados casos, a cirurgiã-dentista Mariele Pototski Amenábar fundou o Family Dental Center. “Durante meu treinamento nos Estados Unidos, fui responsável pelo Serviço de Odontologia da Presbyterian Homes of Roseville, uma das melhores residências para idosos americanas. Quando voltei, decidi aplicar todo o meu conhecimento com os idosos de Curitiba”, comenta Dra. Mariele, especialista e mestre em Odontogeriatria pela Universidade de Minnesota.

Os pacientes do Family Dental Center percebem esse cuidado em cada detalhe. Zilia Oliniski Caetano, de 74 anos, procurou a clínica há quase 11 anos, porque não conseguia mastigar alimentos duros. “Fiquei satisfeita por ter sido atendida por uma jovem tão competente. Com a prótese dentária indicada por ela, hoje mastigo até maçã do amor”, relata.

Ao ver resultados tão bons, o professor aposentado Zaor Caetano, de 77 anos, marido de Zilia, também passou a frequentar a clínica. “Além de oferecer todos os serviços e especialidades, os profissionais são tão atenciosos que nos fazem sentir como se estivéssemos em casa”, diz.

 

Conceito familiar

Os idosos têm lugar de destaque no Family Dental Center, mas o espaço está preparado para receber pacientes de todas as idades. “Estamos sempre dispostos a ter uma conversa franca, sem pressa; os idosos gostam dessa atenção especial e o tratamento acaba sendo muito mais completo”, diz a Dra. Mariele Amenábar.

A Dra. Thatiana Lopes Espirito, também pósgraduada pela Universidade de Minnesota em Odontologia Hospitalar e Clínica Geral Avançada, especialista em Endodontia pela Unicamp e habilitada como cirurgiã-dentista nos Estados Unidos pelo Central Regional Board of Dentistry, enfatiza a importância do relacionamento: “Nossa missão vai além da alta tecnologia, de oferecer uma estrutura completa e um serviço diferenciado. Aqui construímos amizades sólidas e formamos uma grande família”, destaca. “Formamos uma equipe com experiência em todas as áreas da odontologia, como: estomatologia, cirurgia bucal menor, periodontia, tratamentos de canal e reabilitações. Mas, sem uma boa conversa para conhecer melhor o paciente, não se chega ao resultado desejado”.

Em casos especiais, a equipe atende o paciente em domicílio, levando todo o aparato tecnológico necessário para um tratamento dentário completo. “Compreendemos as dificuldades das famílias em deslocar os idosos até o consultório e não queremos que deixem de cuidar da saúde bucal por isso. Sendo assim, decidimos ir até eles”, afirma a Dra. Mariele, uma das únicas dentistas no Brasil com Mestrado em Odontogeriatria. Ela explica que esse serviço se estende para pessoas nas mais variadas condições físicas e mentais, independentemente da idade, incluindo pacientes cadeirantes, deficientes visuais, entre outros. “Nossa missão é levar atendimento odontológico de qualidade, com ética e profissionalismo, para aqueles que não podem ir até o ambiente tradicional”, resume a especialista.

 

Odontologia preventiva

A prevenção é a chave da saúde bucal. Essa é a maior luta dos dentistas, pois a cultura brasileira leva sempre ao tratamento, quando o problema já apareceu. O Family Dental Center é uma das poucas clínicas de Curitiba a oferecer odontologia preventiva de ponta e especializada, além de ter sido projetado para ser um centro integrado de tratamento odontológico de alto padrão. “Focamos em atender as necessidades dos pacientes com privacidade, conforto e bem-estar”, diz a Dra. Thatiana Lopes Espirito.

“A clínica parece um mini-hospital, de tão completa”, elogia a professora aposentada Rosemary Pichet Martins, de 76 anos, que já passou por todo tipo de tratamento na clínica, dos mais simples aos mais complexos. “Somos tratados com tanta delicadeza que esquecemos que estamos numa cadeira de dentista. Meu marido, meus filhos, minha neta e outras pessoas da família também viraram pacientes e amigos. Gostamos muito do trabalho e da dedicação dos profissionais”, completa.

+ Saiba mais