31 de maio Dia Mundial sem tabaco
Dia Mundial Sem tabaco. Saiba o que acontece com o seu organismo quando você para de fumar
Mais um ano tivemos o prazer de comemorar o Dia mundial Sem Tabaco na 3ª Caminhada Vida Livre – por uma vida sem vícios, promovido pela Revista Corpore, Action Laser e diversos parceiros, além do apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba. Mais de 600 pessoas compareceram ao evento no parque São Lourenço que, além da caminhada, puderam também participar de atividades físicas e danças ao ar livre, exames gratuitos e informações sobre prevenção e manutenção da saúde.
Aproveitando o sucesso do evento, que já vai se programando para o ano que vem, e o Dia Mundial sem tabaco, trouxemos algumas informações sobre o que acontece no organismo quando a pessoa resolve parar de fumar, para que você não se desespere e mantenha-se forte na luta contra o vício. Os dados são do Ministério da Saúde.
Reações do organismo na luta contra o cigarro
Se você largou o cigarro agora ou está pensando em largar, saiba o que acontece:
01 – Após 20 minutos, a pressão sanguínea volta ao normal;
02– Em 8 horas, o nível de monóxido de carbono (CO) no corpo reduz pela metade, e os níveis de oxigênio (O2) voltam ao normal;
03– Em dois dias, já não há nicotina no corpo , seu sentidos como olfato e paladar melhoram e a chance de um ataque cardíaco se reduz;
04 – Em duas semanas, a sua circulação sanguínea melhora e seguirá assim, de forma crescente, durante as próximas dez semanas. Inclusive em membros inferiores onde há maior propensão a trombose;
05– De três a nove meses os problemas de respiração, espirros e tosses desaparecem, o pulmão fica 10% mais saudável (varia de pessoa para pessoa);
06– Em um ano, a chance de ataque cardíaco se reduz pela metade;
07– Em cinco anos, não há grandes chances de derrame (AVC), assim como são as chances de uma pessoa não fumante;
08– Em dez anos, as chances de surgir câncer de pulmão são iguais as de um não fumante;
09– Em 15 anos, as chances de ocorrer um ataque cardíaco serão iguais as de um não fumante.
Ao parar de fumar
Você tosse mais – Isso ocorre porque os cílios que revestem a mucosa dos brônquios ficavam paralisados quando você fumava. A função dos cílios é limpar os brônquios; isso era feito à noite, quando você estava dormindo, ou seja, quando estava sem fumar. Ao parar de fumar, os cílios trabalham dobrado, limpando todo o alcatrão e outros detritos. Quando os pulmões estiverem limpos de novo, a tosse acaba. Isso pode levar várias semanas a partir do dia em que você fumou o seu último cigarro. É importante saber que esse sintoma é um sinal de que seu corpo está se restabelecendo.
Beba muita água – vários copos por dia.
Assim que parar de fumar, tenha sempre consigo algo para mastigar, como uma bala ou chiclete dietético (sem açúcar) ou qualquer coisa com poucas calorias.
Pratique mais atividade física, aumentando gradualmente a quantidade de exercícios. Lembre-se de que deve sempre consultar um médico antes de fazer uma alteração maior na sua atividade física.
Finalmente, respire fundo para relaxar. A maneira correta de respirar é permitir que o seu abdômen se expanda enquanto você inspira. Quando você está fazendo uma respiração profunda, com a intenção de relaxar, tenha a certeza de que leva mais tempo expirando do que inspirando. A respiração profunda também vai ajudá-lo a combater o desejo intenso por cigarros.